Utilizamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade. Saiba mais.
Tentamos transmitir a alegria que os quadrinhos nos dão
Fundada por três apaixonados por quadrinhos, a editora Pipoca & Nanquim nasceu em maio de 2017 como uma extensão direta do trabalho feito em seu canal homônimo no YouTube, surgido oito anos antes, e sua principal missão é responder a uma simples pergunta: como tantas excelentes HQs, de autores tão incríveis, não são publicadas no Brasil?
Inaugurada com a obra Espadas e Bruxas, do espanhol Esteban Maroto, o objetivo da editora é seguir uma linha de publicações de temática variada que mescle material antigo e contemporâneo, de diversos locais do mundo. O amor pelos quadrinhos e o respeito pelos fãs colecionadores são o eixo da Pipoca & Nanquim, cujo mote é prezar pela melhor qualidade gráfica e editorial, oferecer uma curadoria cuidadosa de títulos e promover o crescimento do mercado.
Alexandre Callari
Alexandre Callari é escritor, tradutor, youtuber e palestrante, sendo amplamente conhecido como um dos sócio-fundadores do canal/editora Pipoca & Nanquim, ao lado de Bruno Zago e Daniel Lopes.
Coleciona revistas em quadrinhos desde criança e, atualmente, é proprietário de um acervo com mais de 23.000 títulos, tendo exposto suas edições mais raras em diversas ocasiões. Começou a carreira de editor em 2011, quando trabalhou para a Mythos/Panini no Brasil, com destaque para a linha da DC Comics. Saiu da Panini em março de 2018 para se concentrar na PN, que viria a se tornar uma das maiores editoras do país. Como autor, lançou as graphic novels Arena (2022) e Espelho Meu (2023), e o romance A Floresta da Árvores Retorcidas (2019), todos pelo selo Original Pipoca & Nanquim. Entre trabalhos anteriores, destacam-se os livros Brincando de Escrever (Ed. Plêiade - 1999); Evolução é uma Opção (K2 - 2009); O Dilema da Desatenção (Editora Renata Jardini - 2010); Quadrinhos no Cinema Vol.1, 2 e 3 (Ed. Évora - 2011, 2012, 2014); Apocalipse Zumbi - Os Primeiros Anos (Ed. Generale - 2011); Apocalipse Zumbi 2 - Inferno na Terra (Ed. Generale - 2013) e Apocalipse Zumbi 3 (Ed. Generale - 2017).
Bruno Zago
Bruno Zago nasceu em 1985, se formou em Publicidade e Propaganda e sempre esteve envolvido de alguma forma com o mundo dos quadrinhos. Primeiro, como leitor. Depois, como colecionador e fanzineiro. Então, em 2009, criou o canal Pipoca & Nanquim para falar de quadrinhos e cinema na internet, algo que faz até hoje ao lado de seus amigos Alexandre Callari e Daniel Lopes. Entre 2011 e 2014, lançou a trilogia de livros Quadrinhos no Cinema (editora Generale), como coautor, também junto de Alexandre e Daniel. Em janeiro de 2013, tornou-se editor de mangás da Panini, trabalhando em obras como Dragon Ball, Pokémon, Vagabond, One-Punch Man, Lobo Solitário, entre outras. Alguns anos depois, em 2017, deixou esse emprego para ajudar a transformar o Pipoca & Nanquim em uma editora de quadrinhos e livros. Hoje, ele divide seu tempo entre ser empresário, editor, apresentador de vídeos no YouTube e... roteirista de quadrinhos! Sua primeira graphic novel publicada é Ogiva, feita em parceria com o premiado artista Guilherme Petreca, que começou a ser pensada em 2014 e, em 2020, se uniu aos demais lançamentos do selo Original Pipoca & Nanquim. Em 2024, o universo da HQ ganhará uma expansão em filme live action, em parceria com a Monolito Produções.
Daniel Lopes
Daniel Lopes nasceu em São José dos Campos, em 1985, e se graduou em Ciências Econômicas pela UNESP em 2010, concluindo seus estudos com a tese “Constituição e dinâmica recente do mercado de histórias em quadrinho no Brasil”. Coautor dos três livros da série “Quadrinhos no Cinema”, lançados pela editora Generale entre os anos 2011 e 2013. Foi editor e tradutor da Panini Comics entre 2012 e 2017, sendo um dos responsáveis pelos títulos da DC Comics e do selo Vertigo. Desde 2010 integra o Pipoca & Nanquim, um canal de Youtube especializado em cultura pop, que evoluiu para lançar-se também como editora, em 2017.
Catálogo
Somos também uma plataforma de conteúdo no canal do YouTube
Criado em 2009, o canal Pipoca & Nanquim tornou-se um dos veículos de cultura pop de maior respeitabilidade e influência entre os fãs. Nossos vídeos são publicados três vezes por semana no YouTube, às quartas, sextas e domingos, e trazem bate-papos irreverentes cheios de informação e entretenimento, com o objetivo de debater quadrinhos, livros, filmes, séries e games.
- +297Kinscritos no canal
- +75Mde views
- 13:10de média de minutos assistidos por vídeo
- 20Kde média de views por vídeo
- 1Mvídeos com mais de 1 milhão de views
- +111Kseguidores no Instagram