Utilizamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade. Saiba mais.
Jiro Taniguchi
Jiro Taniguchi
Nascido em agosto de 1947, na cidade de Tottori, no Japão, Jiro Taniguchi começou a ter seus trabalhos publicados em 1970. Adepto da maneira tradicional de se produzir mangás, sem a intervenção do computador, ele é tido como um dos mangakás mais ecléticos e brilhantes de seu tempo. Ao longo da carreira, debruçou-se sobre vários temas: faroeste, dramas familiares, sci-fi, suspense, adaptações literárias, obras sobre a contenda da humanidade contra a natureza, dentre muitos outros.
Influenciado pelos quadrinhos franceses, desenvolveu um relacionamento bastante especial com o país, a ponto de em 2011 ser consagrado com a insígnia de Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras, na França. Foi laureado com alguns dos principais prêmios internacionais concedidos àqueles versados em seu ofício, como no Festival de Angoulême, no Salão de Quadrinhos de Barcelona e em uma das edições do Prêmio Cultural Osamu Tezuka. Um Bairro Distante, obra-prima no currículo do autor, foi adaptada para o cinema e recebeu ótimas críticas.
No Brasil, ele também é conhecido pelos mangás Guardiões do Louvre, As Crônicas da Era do Gelo, A Valise do Professor, O Homem que Passeia, O Gourmet Solitário, Hotel Harbour-View: TOKYO KILLERS, Zoo no Inverno, O Livro do Vento e Seton. Taniguchi faleceu em 2017, deixando uma herança extraordinária para todos os apreciadores de boas histórias em quadrinhos.