Utilizamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade. Saiba mais.
Keum Suk Gendry-Kim
Keum Suk Gendry-Kim nasceu em 1971 em Goheung, uma linda e pequena cidade cercada por mar e montanhas, na região de Jeolla, extremo sul da Coreia do Sul. É autora de quadrinhos históricos notáveis, como Batatas, sobre a tragédia do Levante de Jeju, e Grama, sobre as mulheres vítimas de escravidão sexual pelo Exército Imperial Japonês durante a Guerra do Pacífico.
Recebeu atenção especial no Festival Internacional de Quadrinhos de Angoulême por sua história curta Segredo, e levou o grande prêmio do 14º Concurso de Quadrinhos Criativos da Coreia por sua história curta Irmã Mija. Por Grama, foi vencedora em mais seis grandes premiações: The Cartoonist Studio Prize, Big Other Book Awards, Harvey Award, Krause Essay Prize, VLA Graphic Novel Diversity Awards e ALA/YALSA. Vem realizando diversas exposições individuais na Europa e na Coreia do Sul desde 2012.
Além de Batatas e Grama, publicou outros quadrinhos muito elogiados: o autobiográfico A Canção do Papai; A Espera, sobre a separação das famílias coreanas por causa da divisão de seu país após a Guerra da Coreia; Árvore Nua, adaptação da clássica obra literária de Park Wan-suh; Alexandra Kim: Filha da Sibéria, um registro sobre a primeira revolucionária bolchevique coreana; Jun, história real do músico autista Jun Choi e uma valiosa lição sobre pessoas com deficiência; Cães, relato sobre sua descoberta do amor pelos pets; além do infantil Kokeng, em três volumes. Suas obras já foram traduzidas para doze idiomas, incluindo francês, italiano, inglês, japonês e português, com recepções entusiasmadas na Europa, América do Sul, América do Norte e Ásia.