FRETE GRÁTIS acima de R$249 (sudeste) e R$349 (demais)
Departamentos
Todos

Goseki Kojima

Goseki Kojima é um famoso autor de gekigás, cocriador da série Lobo Solitário.

Nascido em 1928 na cidade de Yokkaichi, província de Mie, mudou-se para Tóquio em 1950, aos 22 anos de idade, buscando emprego em uma editora, mas acabou trabalhando com o tradicional kamishibai, o Teatro de Papel que se tornou popular no período pós-guerra do Japão. O acaso o levou a ser orientado por atores famosos da época, como Kata Kouji e Tatsuo Nagamatsu. Autodidata do desenho, aprendeu enquanto trabalhava pintando letreiros de cinema. Nessa fase de sua vida, assistia a muitos filmes, o que pode ter influenciado seu trabalho na narrativa cinematográfica das lutas de espada. Foi quando desenvolveu traços que reproduziam as linhas do teatro kabuki e o realismo. Também manteve o hábito de desenhar tudo com pincel, nada de bico de pena.

Sua estreia como desenhista de mangá se deu no mercado de kashihon (mangás de aluguel), com Onmitsu Kokuyou-den, em 1956, pela editora Hibari Shobo. Quando esse mercado entrou em declínio, Goseki não precisou se preocupar, pois recebeu convites de diversas editoras para seguir publicando em suas revistas. Sua obra de estreia nesse mercado comercial foi Bakumatsu ansatsu hiwa, de 1967.

Sem dúvida, Lobo Solitário, que ilustrou com roteiro de Kazuo Koike, publicado entre 1970 e 1976, foi o que o consagrou no estilo gekigá, ganhando adaptações para novela de TV e filmes, mas a verdade é que a obra é apenas uma de uma sequência de sucesso produzida no mesmo período, como, por exemplo, Kogarashi Monjirou, baseado no romance de 1971 de Saho Sasazawa, pegando carona na imensa popularidade que o personagem tinha na época, tanto na literatura como na televisão.

Goseki Kojima faleceu em 5 de janeiro de 2000, aos 71 anos de idade.

Ver como Grade Lista

2 itens

Definir Direção Decrescente
por página
Pipoca e Nanquim editora LTDA - ME - 27.286.425/0001-65 / [email protected]