Utilizamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade. Saiba mais.
Enrique Alcatena
Nasceu em Buenos Aires, no dia 26 de fevereiro de 1957. Se interessou por quadrinhos logo na infância e se tornou autodidata observando o trabalho de artistas como Jack Kirby, Barry Windsor-Smith, Osamu Tezuka, Sergio Toppi, entre outros.
Sua carreira começou na consagrada revista Pif Paf, da Ediciones Récord, que publicou seu primeiro trabalho, Bushido, em 1976. Pouco depois, entrou no mercado inglês, participando da linha Starblazer, da editora D.C. Thomson & Co., focada em ficção científica.
Em 1987, voltou a trabalhar para a Ediciones Récord e recebeu o roteiro escrito por Ricardo Barreiro para a história A Fortaleza Móvel. Na sequência, a dupla criou O Mundo Subterrâneo e El Mago. Algum tempo depois, conheceu o escritor Eduardo Mazzitelli, com quem deu início a uma das mais celebradas parcerias das HQs argentinas.
No final dos anos 1980, começou a colaborar com o mercado norte-americano e um de seus primeiros trabalhos foi como arte-finalista da minissérie Gavião Negro, escrita e desenhada por Timothy Truman, de 1989. Foi o suficiente para comprovar seu talento e abrir as portas de praticamente todas as grandes editoras, o que lhe permitiu apresentar suas versões de personagens icônicos como Batman, Superman, Lanterna Verde, Flash e Conan.
Entre os muitos títulos que desenhou, cabe destacar Batman – Asilo Arkham: Os Subterrâneos da Loucura, com roteiro de Alan Grant; Predador Versus Juiz Dredd, com roteiro de John Wagner; Batman no Túnel do Tempo: O Corsário, em parceria com seu amigo Chuck Dixon, que o convidou para diversos projetos, inclusive algumas histórias de A Espada Selvagem de Conan; e Jim Morrison: O Rei Lagarto, graphic novel sobre o líder do The Doors, escrita por Luciano Saracino.