Utilizamos cookies para personalizar e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar, você concorda com nossa Política de Privacidade. Saiba mais.
Kan Takahama
Bastante reconhecida no exterior, muitos dos trabalhos de Kan Takahama foram traduzidos e lançados na França. Nascida em Amakusa, na província de Kumamoto, Japão, e graduada pela Escola de Arte e Design da Universidade de Tsukuba, ela é a autora de títulos como Yellowbacks (2002), Mariko Parade (2003, em coautoria com Frédéric Boilet), Awabi (2004), Nagiwatari (2006), Two Espressos (2010), Sad Girl (2012), Yotsuya-ku Hanazono-cho (2013), Nyukusu no kakutou (2016), entre outros.
Em 2004, recebeu o prêmio Best of Short Story, instituído pela revista norte-americana The Comics Journal, pela obra Yellowbacks, e, em 2019, a Associação Francesa de Críticos de Quadrinhos (ACBD) listou A Lanterna de Nix como um dos cinco melhores mangás do ano. A artista é um dos principais expoentes da nouvelle manga, movimento artístico cuja proposta é juntar a experimentação narrativa dos mangás com a força da imagem dos quadrinhos franco-belgas e a atmosfera intimista dos filmes da nouvelle vague. A artista também fez parte da equipe de quadrinistas internacionais que ilustraram um livreto em quadrinhos, produzido pela luxuosa marca de relógios Cartier.