Nesta minissérie que nada deve aos melhores capítulos da saga original, Jean Giraud se une a dois veteranos dos quadrinhos europeus de faroeste para contar uma nova aventura de Blueberry nos tempos do Forte Navajo!
Estamos de volta a 1868, época em que Blueberry, um dos personagens mais amados dos quadrinhos europeus, ainda atuava como tenente no lendário Forte Navajo. Para investigar uma rede de corrupção que contrabandeia armas, o marrento militar acaba sendo designado para o posto de marshal na remota e infame cidade fronteiriça de Heaven. Mas há pessoas poderosas que não o querem por lá e farão de tudo para que essa estadia seja a menos tranquila possível...
Após a morte do roteirista Jean-Michel Charlier, cocriador e maestro por trás do consagrado personagem, seu parceiro criativo Jean Giraud, também conhecido como Moebius, se viu diante de uma missão complexa: para além dos desenhos, ele precisaria agora assumir também os roteiros nos capítulos seguintes da saga que a dupla vinha desenvolvendo há décadas. Então, antes mesmo de dar continuidade à série principal, para testar suas habilidades na criação de uma narrativa de Blueberry, Giraud escreveu este spin-off, localizado temporalmente entre as histórias General Cabeça-Amarela e A Mina do Alemão Perdido.
Para ilustrar a aventura, que remete diretamente às raízes da franquia, Giraud chamou ninguém menos que outra lenda do mercado franco-belga: William Vance, o artista por trás da aclamada HQ de espionagem XIII e famoso por seu traço realista e cheio de detalhes. Os dois primeiros capítulos levam a sua assinatura, e quem assume o terceiro é um brilhante discípulo de Giraud, Michel Rouge, recém saído de outro faroeste de sucesso, Comanche. O resultado deixou mais do que claro para todos os leitores que Giraud estava pronto.
Chegando em capa dura e no mesmo formato da série clássica, Marshal Blueberry reúne em um único volume todos os três capítulos da minissérie spin-off: Por Ordem de Washington, Missão Sherman e Fronteira Sangrenta. Uma edição indispensável na sua coleção de Blueberry, mas que também pode ser lida sem nenhum conhecimento prévio da série. O encontro de três gênios das HQs de bangue-bangue, aprofundando ainda mais a lenda do maior herói do oeste!