Videocast 126 – Homem-Aranha

Olá, nação pipoqueira e nanquinzeira!

Hoje é sexta-feira 13, Dia Internacional do Rock e lançamento de mais um episódio do Pipoca e Nanquim, melhor videocast de cinema e quadrinhos do Brasil! Baita dia maneiro!

Então antes de sair para tomar umas e conversar sobre filmes de terror com os amigos no boteco de rock favorito, dá o play nessa bodega e participe do nosso papo sobre o personagem mais legal da Marvel, o amigão da vizinhança Homem-Aranha, criado por Stan Lee e Steve Ditko.

Demos uma repassada na história do personagem dentro e fora das páginas dos quadrinhos, indicando muitas das melhores aparições dele, comentamos suas versões alternativas, como a japonesa e a indiana, e demos muitas risadas, pois o Alexandre é de um bom humor ímpar, como vocês já puderam perceber.

Beleza?! Então, até a próxima.

Yeah!

COMENTADO NESSE VIDEOCAST

Assista ao Fan Film do Homem-Aranha, de 1969.
Ruas Estranhas, livro de contos da Fantasy Casa da Palavra organizado por George R. R. Martin, compre aqui.
Quadrinhos no Cinema Vol.2, veja aqui o preview do livro.
Podcast 12 – Stan Lee
Podcast 16 – Marvel Ultimate

PROMOÇÃO: GANHE A HQ LUZCIA – A DONA DO BOTECO (RESULTADO)

Lembram da promoção anunciada no videoast da semana passada, do excelente fanzine Luzcia, a Dona do Boteco? Pois é, o felizardo que ganhou o exemplar da foi: @MichaelSM.

É isso aí, obrigado a todos que participaram! Quem não ganhou, fique de olho que logo teremos mais sorteios, e não deixe de comprar a HQ de Luciano Salles, é só clicar aqui.

QUADRINHOS E LIVROS COMENTADOS 

Quadrinhos no Cinema Vol.01 (Generale)
Biblioteca Histórica Marvel Homem-Aranha (Panini)
Homem-Aranha: Grandes Desafios (Panini)
Spider-Man Collection (Abril)
Homem-Aranha Mangá (Mythos)
Marvel Millennium – Homem-Aranha (Panini)
Ultimate Marvel (Panini)
Homem-Aranha #87-88 – A Morte de Jean DeWolf (Abril)
As Tiras do Homem-Aranha (Panini)
Os Maiores Clássicos do Homem-Aranha #03: A Morte de Gwen Stacy (Panini)
Os Maiores Clássicos do Homem-Aranha #04: A Última Caçada de Kraven (Panini)
Marvel Apresenta #21 – Homem-Aranha e Tocha Humana (Panini)
Homem-Aranha e Gata Negra – O Mal no Coração dos Homens (Panini)
Homem-Aranha – Caído Entre os Mortos (Panini)
Ruas Estranhas (Fantasy – Casa da Palavra)

126 – Homem-Aranha – Pipoca e Nanquim por pipocaenanquim no Videolog.tv.


Deixe uma resposta

  1. Muito bom/demais esse videocast de vocês! Muito bom mesmo, adorei saber que vocês são fãs do Homem Aranha. Espera antendida! Mencionou muito bem a fase Ultimate do Homem Aranha 🙂 Valeu pessoal, na espera pelo podcast!

  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    para de martela essa PORRA ai !!

  3. Essa do Aranha-Móvel me lembrou uma cena dos Novos Vingadores que estou lendo, em que a Mulher-Aranha pede para ele pilotar o jato dos vingadores, e ele fala que nem tem carteira de motorista, já que usa os poderes pra andar por aí. Muito engraçado kkk

  4. Eu queria saber se saiu algum encadernado da ultimate, Callari tambem tenho um dos volumes das tiras, e assisti o reboot posso dizer com toda tranguilidade é que ta uma merda, pelo menos no que diz respeito a vida do personagem sem a mascara, o skate o que era aquilo, outras grandes cagadas do filme sao a do tiro na perna (o aranha ja sofreu de um tudo nas Hqs não era um tiro que ia parar o cara), acho que o pior de tudo foi querer fazer os fãs esquecerem os filmes do sam raimi com todos aqueles efeitos especiais exagerados parecia mais um filme do HULK esqueceram que as lutas do aranha sao em geral sao internas sem a swat, alem é claro da desordem no roteiro ele nunca acha o assassino do tio a escolha dos atores foi ate legal a emma stone é a cara da gwen o garfield tambem é parecido fisicamente com o personagem, mas sempre parecia nervoso demais mexendo a cabeça como se tive-se levado um choque com aquele cabelo crepusculo, o visial do aranha ate que ta legal pois fizeram ele magro o uniforme ta uma merda, mas a forma de filmagem ta maneira os closes no aranha ficaram melhor que dos outros filmes, mas sam raimi capturou muito mais a essencia do personagem no dois primeiros filmes.

    • “Nunca acha o assassino do Tio Ben?” O Peter reencontra definitivamente o assassino no número 200 da série “The Amazing Spider-Man.”
      Discordo da maioria das coisas que você falou sobre o novo filme. O filme está assim: Ou você adora ou odeia. O filme ficou devendo em alguns aspectos? Sim, ficou. Mas, eu gostei do filme, ele resgata a essência do Peter e… Como será uma trilogia, vamos esperar que o criadores do filme amarrem todas as pontas nos próximos dois que estão por vir.

      • Mateus, eu acho que o Francisco quis dizer que o Peter não acha o assassino no filme e não nas HQs. Sobre o filme, até que é legalzinho só que tem muitas falhas, como por exemplo a morte do capitão stacy é mais emocionante do que a morte do tio ben como é que pode isso? sem contar que o cara não consegue focar em um objetivo, primeiro ele quer descobrir o mistério do pai dele, ai o tio ben morre e ele quer vingar a morte dele, ai depois aparece o lagarto e ele vai deter o cara, pow será que não dava para resolver pelo menos a vingança?

  5. Excelente videocast como sempre, mas vamos ao que interessa :

    PORQUE O MOTOQUEIRO FANTASMA NÃO ESTA MAIS NO QUADRINHOS NO CINEMA ?????

    • Gilmar,

      Abrindo o jogo, o problema foram os custos. O livro, previsto inicialmente para ter 440 páginas, iria custar mais que o dobro do que a primeira edição. Isso é um risco muito grande para o negócio. O volume 1 foi bem de vendas, mas não tão bem a ponto de se considerar um sucesso estabelecido. Ou seja, empurrar um segundo volume custando mais que o dobro aos leitores poderia significar um tiro no pé – risco que a editora não quis correr. A opção foi disponibilizar o Motoqueiro apenas para o site (infelizmente).

      • Entendi, desconfiava que deveria ser devido ao custo maior mesmo.
        Eu compraria de qualquer jeito, nem que custasse 200 reais, pois adorei a 1ª edição e fiquei impressionado com a qualidade da edição e do conteúdo do livro, mas sei que é um risco grande.

        Só acho que poderiam ter guardado o Motoqueiro Fantasta para uma terceira edição, talvez compartilhando o livro com o Superman e Homem de Ferro que estreiam ano que vem, ou então lançando uma edição “entre-safra”, com menos páginas e mais barata abordando uns dois personagens que tb viraram filmes ja a algum tempo, como o Wolverine, Demolidor ou Quarteto quem sabe…

        De qualquer forma, muito obrigado pela atenção e pode ter certeza que estarei sedento para comprar do volume 2 até o 100 dos Quadrinhos no Cinema !

  6. kkkkkkkkkk Adorei esse videocast de vocês, vocês selecionaram ótimas revistas do homem-aranha (entre inúmeras), e ainda fizeram o programa co um toque de humor. kk e eu pirei muito aqui com a rizada do Bruno kk.

  7. Bom videocast (como sempre), mas eu não concordo com vocês no que toca à galeria de vilões do Aranha. Para mim ela é das piores dos quadrinhos. A maioria dos vilões é idiota ou bucha (abutre, electro, Rino…). Poucos são os vilões realmente impactantes. A unica coisa que a saga do clone teve de bom foi trazer o Osborn de volta. Antes do Osborn qual era o vilão da primeira linha que o Aranha tinha? acho que nenhum. Eu gostava do Rei do crime mas ele foi (é) ignorado por anos nas histórias, figurando apenas nas histórias do Demolidor.
    O tempo é curto e não dá para flar de tudo, mas se houve fase boa no passado recente do Aranha foi a do JMS. Se ela é perfeita? não (filhos da gwen…) mas ainda assim é seguramente melhor que a fase atual e pra mim melhor que tudo que foi feito com o personagem desde os finais dos anos 80, pelo menos.

    • O louco Rui, está certo, ele tem vilões babacas sim, mas quando caem nas mãos de bons roteiristas se tornam os melhores! E aliás, esse é o diferencial das aventuras do Aranha, seus vilões são pessoas normais, como ele, e não simplesmente megalomaníacos que agem no piloto automático. Olha só: Kraven, Mysterio, Octopus, Duende Macabro, Duende Verde, Lagarto, Venom, Carnificina, Electro e Abutre (esses dois são fodas sim), Duende Demoníaco, Homem-Areia, todos esse já foram antagonistas de HQs excelentes do escalador de paredes. Agora, como dissemos, tirando o Batman, qual outro herói tem tantos vilões que podemos citar assim, de sopetão? Nem os X-Men e o Superman tem isso.

      • Concordemos em discordar. Galeria de vilões de x-men: fenix negra, magneto, apocalipse, sinistro, cassanda nova…. Galeria de vilões do Aranha: Octopus, duende macabro, Osborn…mesmo atendendo ao diferencial de poder entre x-men e o Aranha (é claro que não faz sentido por o Aranha a lutar conta o Apocalipse) eu acho a galevia de vilões do Peter bem fraquinha. E a maioria até sem carisma. Venom e carnificina são demasiado anos 90. Demasiado Image. Aliás o carnificina só surge porque quiseram por o venom bonzinho (naquela maldita mania de por os vilões em herois nos anos 90) e alguém tinha de ser o simbionte vilão…
        Esse argumento de que ele se tornam melhores vilões quando tem bons roteiristas serve para tudo. Dá o Mesmero pro Alan moore e ele fez uma obra prima.
        Adoro o aranha, é personagem incrivelmente humano e por isso será sempre carismático. Mas os vilões? a galeria? nao me convence nem um pouco. Mysterio? só o da versão ultimate.

        • Por quê o Mistério da versão Ultimate te agrada? Por que estava em boas mãos! (Do Bendis pra ser exato) Sinceramente, no universo Ultimate, o Homem Aranha funciona em tudo, incluindo os vilões… Isso graças a equipe criativa!
          Como o Bruno disse, em boas mãos temos boas histórias com vilões. O Norman Osborn é um personagem de extrema importância pro desenvolvimento do Peter Parker, tanto na versão tradicional e principalmente na Ultimate.
          Outro exemplo, por que o Coringa é considerado o melhor vilão de todos os tempos da DC Comics? Por causa dos ótimos roteiristas terem passado por ele e terem caracterizado da maneira que ele é atualmente. Isso é, por causa das ótimas histórias, da personalidade psicótica dele, etc… Crédito aos roteiristas. Ora, não é qualquer personagem que tem uma pele translucida, cabelo verde e terno roxo que vai fazer sucesso por aí.

          • Quando Alan moore escreveu Supreme ele provou que era possivel pegar no pior personagem do mundo e fazer uma obra prima. A galeria de vilões do Batman é otima? ela é, mas o Batman é dos personagens com mais sorte com roteiristas. Ele e o Demolidor (actual vencedor dos Harvey). E esse é sem duvida o problema do aranha. os piores vilões dele são os roteiristas de $#$#”#$, que tem tido desde JMS. Dan sloot? por favor…

  8. Adorei o Fan filme do Spider-Man de 69… De tão tosco, tão tosco acaba se tornando legal ! Mas me ocorreu uma dúvida: Achei a qualidade da gravação muito boa, em uma epoca em que os amadores utilizavam Super 8. Será que não é Fake, não??? Bom, de qualquer jeito vale a pena, nem que seja para apreciar a beleza da filha do Dr. Lightning … rs

    • Esse fan film não é falso não, o diretor desse fan film Donald Glut tinha várias outras produções amadoras e depois até conseguiu uma carreira na televisão.
      O mais incrível é como um fan film lançado em 1969 pode ter uma melhor gravação que um de 1992 (green goblin last stand).

  9. Muito bom o podcast. Assistindo o fan film de 1969 eu ri muito. Uma pena o Motoqueiro Fantasma não estar incluso no QnC 2. Mas que bom que já está impresso, apenas aguardando a distribuição. Na espera. Um abraço.

  10. Eu tô completamente viciado nos pod/video/casts de vocês. Já vi/ouvi um monte! O único defeito dos videocasts, pra mim, é que é muito curto! Vinte e tantos minutos é muito pouco… Tem que ter pelo menos uma hora isso aê!

    Sobre o Aranha não tenho muito o que falar, parei de ler os gibis dele há séculos, no final dos anos 80. Mas gosto de vê-lo nos filmes!

    Queria mesmo era sugerir um videocast sobre o Jim Starlin. Acho que ele merece, não?

    É isso, por enquanto. Abração a todos aí, e continuem com o ótimo trabalho!

  11. Fala pessoal,

    (Off-Cast #126)

    Lá fora tem uma série que ganhou mto premio que é a Kabuki com o trabalho de David Mack (que fez algumas coisas do Demolidor tb), infelizmente isso nunca chegou por aqui, vcs conhecem esse trabalho e tem intenção de falar sobre a obra por aqui?

    abs a tds

  12. Cara, o Alexandre grilado com as marteladas foi show demais, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, não canso de ver. kkkkkkkkkkkkkkkkk.

  13. (1°) O Homem-Aranha é o personagem com o melhor senso de humor dentre todos os personagens. Ou pelo menos o com o humor mais marcante.

    (2°) Ele tem a vida não heroica mais interessante dentre todas. Lidando com problemas muito humanos (que são comprometidos pela vida dupla), o que nos aproxima muito do personagem, como: Culpa, dinheiro, problemas adolescentes, estudos, namoradas e amizades.

    (3°) Mas acredito que a característica mais marcante do personagem, seja o fato dele ser sempre MAIS fraco que os seus inimigos. Sendo de esta forma obrigado a derrota-los, não pela força, mas sim pela INTELIGÊNCIA.

  14. Os gibis citados pelo Bruno, Homem-Aranha e Tocha Humana e a mini da Gata Negra são uma porcaria, muito fracos.

    • Pedro, Homem-Aranha e Tocha já foi citado em diversos sites como uma das revistas mais divertidas do Aranha, ela evoca todo o jeitão das primeiras aventuras, por isso é ingenua, mas divertida! Já O Mal no Coração dos Homens, não é nenhuma obra prima, mas consegue surpreender e toca em um assunto delicado, eu, particularmente, gosto bastante.

      • O Kevin Smith errou um pouco a mão em O Mal no Coração dos Homens, mas eu também acho uma boa história.

      • Teve muita gente que gostou mesmo, mas achei bobinha. Quanto ao mini do Kevin Smith eu tinha grande expectativa mas foi fraca também, mas claro, na minha opinião.

  15. Qual o problema sobre o “parceiro mirim” do Homem Aranha?

    Desde que seja bem escrito e desenvolvido, eu acredito que só tenha a acrescentar nas histórias do Aranha, inclusive amadurecer ele.

    O problema de muitos fãs, é ainda ter esta idéia que vocês citaram, de que o Peter ainda é jovem e etc. Obviamente ele é jovem, mas as histórias precisam de outros rumos, não faz sentido ele ser o garotão Free Lancer. que sempre se dá mal pelo , resto da vida.

    • É Diego, após o fim da gravação eu me peguei pensando nisso, que nós fãs de quadrinhos praticamente não gostamos de mudanças, e que é hora de parar pra pensar que, assim como pessoas mudam, heróis também mudam, o Aranha já não é o herói jovem de outrora, quem sabe esse herói mirim sirva para alterar o status quo dele e mostrar isso aos leitores. Valeu!

      • Você parece esquecer que acabaram com o casamento do Aranha precisamente porque queriam rejuvenescer o personagem. Arranjar um sidekick vai fazer do Aranha um mentor e portanto envelhecer a personagem. Isto só prova que este tipo de decisões são completamente aleatórias e momentâneas sem pensar no destino da personagem a longo prazo. Se eliminarem o parceiro mirim da cronologia daqui a 10 anos quem se admiraria? mudanças? sim, mas com coerência por favor.
        E já não falo da filha do peter/ mary que o Osborn raptou no final da saga do clone e que foi até aos dias de hoje ignorada.
        Daqui 20 anos grant morrison pega nessa filha e faz dela a nova sidekick do aranha.

        • Acredito que ninguém se esqueceu do pacto com o Mefisto, mas a diferença está no modo como a história é contada.
          O fim do casamento dele com a Mary Jane foi uma decisão editorial (escrita pelo próprio Joe Quesada) muito desrespeitosa com todos os fãs, e porque não, escritores, que passaram com o tempo pelo universo do Aranha. Acredito que muitos já leram, então não precisamos nos alongar, contando como a história foi horrível. De qualquer forma, essa fase do pacto não influencia nessa nova história sobre o Alfa. Já está na hora do Aranha se tornar mais maduro, afinal ele encabeça a equipe principal dos Vingadores a um bom tempo, já está mais do que na hora do Aranha deixar de ser simplismente o alivio cômico.

          • Acho que voce não percebeu a essencia do meu comentário. Você diz: “Já está na hora do Aranha se tornar mais maduro, afinal ele encabeça a equipe principal dos Vingadores a um bom tempo, já está mais do que na hora do Aranha deixar de ser simplismente o alivio cômico.” – Essa é a discrição do Aranha antes de anularem o Casamento. Ele era maduro, com um casamento sólido, professor na faculdade, um mentor para os seus alunos e outros personagens mais novos. Com a anulação do casamento ele voltou a ser o Parker sem dinheiro, que divide apartamento com colega, sem dinheiro, imaturo e com mais humor nas histórias.
            Um sidekick vai naturalmente envelhecer e dar maturidade ao Parker…como ele era antes da anulação do casamento.
            A marvel simplemente não se decide sobre que Peter quer. O responsável adulto mentor ou o jovem pobre alivio comico.

  16. Esse video-cast complico minha vida com tanta dica maneira fica até difícil saber qual das estórias eu compro pra ler primeiro.
    E concordo com o que o Alexandre disse quando, o personagem se tornou maior que o mito, criado.
    E agora só tenho que correr atrás dessas estórias, e do livro, Quadrinhos no Cinema, pra muitas outras dicas e curiosidades.