Conheça um dos criadores da CCXP: IVAN COSTA, do Chiaroscuro Studios | Pipoca e Nanquim #338

No programa de hoje, Daniel Lopes e Alexandre Callari conversam com Ivan Costa, sócio-fundador do Chiaroscuro Studios, da CCXP Comic Con Experience e da GameXP. Atualmente, ele atua também como curador da exposição Quadrinhos, no MIS-SP (até 31 de março).

A interessante trajetória do Ivan é digna de nota, pois ele percebeu algumas brechas no mercado de quadrinhos brasileiro, e decidiu abandonar uma consolidada carreira no marketing para se dedicar a sua paixão pelos quadrinhos. Sabiamente, uniu conhecimento e hobby e se tornou um dos nomes mais importantes desse meio.

SINOPSE DA EXPOSIÇÃO DO MIS QUADRINHOS:

A megaexposição Quadrinhos apresenta uma ampla retrospectiva da 9ª Arte contada através de revistas, artes originais e itens raros dos diversos gêneros das HQs – super-heróis, infantis, terror, aventura, romance, mangá, faroeste e muitos outros – em ambientes temáticos e imersivos que ocupam todas as áreas do Museu, apresentando também a influência das HQs na cultura pop e em outras mídias como cinema e TV. A exposição também conta com uma extensa programação paralela com diversas atividades para adultos e crianças, incluindo curso, oficina, cinema e bate-papo com artistas.

Realizada pelo MIS, Quadrinhos conta com curadoria de Ivan Freitas da Costa (sócio-fundador da CCXP e da Chiaroscuro Studios) e projeto expográfico da Caselúdico, parceira do MIS em outras exposições como O mundo de Tim Burton, Silvio Santos vem aí! e Castelo Rá-Tim-Bum – A exposição.

Para chegar aos mais de 600 itens que integram a exposição, a curadoria levou 18 meses em pesquisas em diversos acervos. Além do próprio curador, cederam peças para a exposição os colecionadores Ricardo Leite, Marcio Escoteiro e Franco de Rosa, o Planeta Gibi, a família de Glauco, Francisco Ucha, Acervo Álvaro de Moya (Centro Universitário Belas Artes de São Paulo), JAL e Gualberto (HQMIX) e diversos artistas como Angeli, Laerte e Ziraldo.

Entre os itens expostos o público poderá ver de perto raridades como a revista com a primeira aparição de Luluzinha, publicada na The Saturday Evening Post em 1935; a edição número 1 de O Pato Donald (1950); uma arte original da personagem de quadrinhos eróticos Valentina desenhada pelo seu criador, o italiano Guido Crepax; exemplar da revista Giant-Size X-Men 1 (1975) e uma ilustração original de The Spirit, que traz o personagem mais conhecido de Will Eisner. Quadrinhos também conta com um desenho do personagem Garfield feito por Jim Davis exclusivamente para a exposição e um vídeo com o criador do gato mais famoso das tirinhas fazendo o desenho.

LINKS:

Visite a exposição: http://bit.ly/2G0Pshv

Lendas: Chiaroscuro Studios Yearbook 2018 – https://amzn.to/2WyHIs9

Coluna Minha Estante com o Ivan: https://pipocaenanquim.com.br/destaque…

Siga o Ivan nas redes sociais
Facebook: http://www.facebook.com/ivanfcosta
Instagram: http://www.instagram.com/ivan_costa

EDIÇÃO DO VÍDEO: Jessica Torlezi (https://instagram.com/jessica_torlezi)

————-
PARTICIPE ENVIANDO SUA CORRESPONDÊNCIA
Caixa postal 78913
CEP 05061-970
São Paulo/SP

NOSSOS LINKS
– Site: http://www.pipocaenanquim.com.br/
– Loja virtual: http://www.lojadopn.com.br/
– Facebook: http://www.facebook.com/Pipocaenanquim
– Twitter: http://twitter.com/PIPOCAENANQUIM
– Instagram: http://instagram.com/pipocaenanquim
– Instagram Alexandre: http://instagram.com/alexandrecallari
– Instagram Bruno: http://instagram.com/zagaiada
– Instagram Daniel: http://instagram.com/danielgillopes
– E-mail: contato@pipocaenanquim.com.br

Conheça um dos criadores da CCXP: IVAN COSTA, do Chiaroscuro Studios | Pipoca e Nanquim #338

VER MAIS
Compartilhar
Cadastre-se e seja o primeiro

Está buscando o quê?