Se não leu, leia: Ant Colony

Texto de Celio Ceccare

Ant Colony, de Michael DeForge, é uma pequena obra-prima que mostra o quanto o meio HQ pode ser usado para contar as mais diversas histórias. Na obra, originalmente publicada em webcomics e agora em compilação impressa, vemos o primeiro trabalho de maior vulto do autor Michael DeForge e ele não só promete como também entrega.

A HQ trata de uma visão do microcosmo de uma colônia de formigas e o desenho consegue mostrar lindamente toda essa sociedade, porém, DeForge não deixa que apenas o âmbito épico tome conta de suas páginas, a história é toda permeada por reflexões advindas de personagens que são tão bem delineadas que se torna impossível contar a história sem elas. O autor consegue mostrar todas as situações comuns que imaginamos que uma formiga possa passar de maneira a tornar os momentos mágicos e repletos de questões existencialistas.

E são esses momentos que fazem a história sobre formigas se tornar universal, pois as questões levantadas dentro desse microcosmo não são em nada diferentes das questões que enfrentamos diariamente e a pressão esmagadora e sem sentido da colônia, não é diferente das diversas pressões que sentimos nas centenas de colônias das quais fazemos parte.

A HQ de 112 páginas conta com uma arte de traço simples, porém certeiro, seja em suas páginas inteiras que retratam todo o horror da guerra em panorâmicas que poderiam estar em um filme de Cecil B. DeMille, ou nos fragmentos intimistas que apesar de serem completos em si (lembrando que a obra começou como uma webcomic) funcionam perfeitamente em conjunto, não dando em momento algum a sensação de um apanhado de tiras, mas sim de uma obra com uma visão fragmentada e ao mesmo tempo extremamente coesa (a primeira coisa que me vem à mente é filme Short Cuts, de Robert Altman). A HQ, apesar da história e dos questionamentos mais densos, não é desprovida de humor, que se mostra acidamente em diversas passagens. Destaque também para as cores que complementam os desenhos, tornando um painel mais atraente que o outro.

Ant Colony é uma das HQs essenciais de 2014. Tanto a arte quanto o roteiro funcionam em sua totalidade para a história e dessa forma mostram o quanto cabe em uma HQ e o que essa arte pode representar.

antcol3 8504717818_252b89277c_o

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *