Minha Estante #58 – Leonardo Dantas

Olá, colecionadores do Brasil!

Depois de um grande hiato, é com muita honra que apresentamos mais uma entrevista da coluna favorita de todos vocês! Dessa vez batemos um papo muito legal com Leonardo Dantas, um grande fã da nona arte, com uma predileção por quadrinhos do selo Vertigo. Provavelmente uma das maiores coleções desse tipo que já mostramos por aqui.

Quer ver mais edições de Minha Estante? Então no ajude a espalhar a notícia sobre esse espaço. Quem tiver uma coleção de gibis bem bacanuda pode nos mandar um e-mail ([email protected]) para combinarmos a participação. É isso!

2

Olá, Leonardo! Muito obrigado por topar participar dessa entrevista.
Para começar nos conte um pouco sobre você, onde nasceu, mora, o que faz na vida profissional?

Nasci em Salvador, vim para São Paulo com quatro anos e fiquei por aqui mesmo, moro num bairro chamado Vila Diva na Zona Leste (Lost), entre o Anália Franco e Tatuapé. Trabalho na Oi Wifi como analista de sistemas.

Quando você começou a se interessar por quadrinhos? 

Comecei a ler mesmo com 13 anos, há 16 anos atrás, e o meu começo nos quadrinhos foi inverso de qualquer pessoa normal, aos 13 anos tudo que eu conhecia e lia um pouco era Turma da Mônica em geral, não me interessava por HQs de heróis, achava que tudo era muito americanizado e clichê, estava entrando na era punk e como toda criança juvenil me achava muito adulto para esse tipo de coisa.
Quando, um dia andando pela rua, vi na banca a revista Almanaque Vertigo, com a capa do Preacher, aquele que só saiu a primeira edição, dei uma folheada e vi uma violência maravilhosa e como qualquer criança, li e adorei! Então você imagina ler Preacher, Homem-Animal e Shade na época de ouro da Vertigo, com 13 anos de idade.
Realmente foi um marco, e comecei minha carreira lendo apenas revistas supostamente para leitores maduros e depois fui abrindo a mente para comics e mangás, acho que 90% do que a DC e a Marvel lançam, são lixos comerciais mas dentro desses 10% temos muitas revistas e sagas excelentes, é só saber procurar e não ficar com preconceito sem antes conhecer.

Você se lembra da primeira vez que se viu fascinado por uma HQ? Qual foi a história ou revista?

A primeira revista que eu tive contato foi Preacher, depois, outro grande clássico: Sandman. 

1624

Quando aconteceu a mudança de leitor ocasional para colecionador inveterado?

Bom, com 13 anos já era um colecionador inveterado, pois comprava tudo que o dinheiro que uma pessoa dessa idade consegue ganhar. Como gostava de ler e tinha poucas revistas, vendia muita coisa para conseguir outras e ter sempre revistas novas para ler e tive um ótimo mentor nessa área: o Ricardo da LucaHq; ele me mostrava tudo que saiu ou já tinha saído, e sempre me incentivava a ler qualquer tipo de HQs indiscriminadamente.

Quantas HQs você tem? 

Algo entre 2000 há 2500, nunca cheguei a contar.
A maioria Vertigo e séries fora do eixo da DC e da Marvel.

4 6 8 9 10 11 7 5

Quais são os principais itens de sua coleção, séries e minisséries completas, encadernados de luxo, edições raras, etc?

Tenho alguns encadernados de luxo como, Watchmen, Preacher, Transmetropolitan, Os Supremos, X-men: Messiah Complex, Eu sou Legião, Tom Strong, Promethea…
Tenho coleção importada completa do Invisibles, Chosen (do Mark Millar), umas 200 HQs em grampo do Hellblazer e, infelizmente, vendi há algum tempo a coleção completa do The Books of Magic, a série mensal.

De raridade pode-se dizer que tenha a edição 10 do Spawn original americano e o primeiro TP de Doom Patrol. E Hérois em Ação 4 e 5 com a origem do Homem-Animal.

Qual o item mais raro de todos?

Não saberia dizer qual é o item mais raro entre todos, como não coleciono Ebal ou Abril, não tenho nada muito raro.

20 22 43 6215 17 19 31 422136

E qual foi a maior raridade que já comprou pelo menor preço?

Akira 31 por 1 real, Sandman: Préludios e Noturnos (editora Globo) do 1 ao 9 por 20 reais.

Você compra HQs importadas?        

Antigamente pegava bastante, pois a situação aqui era caótica, principalmente para quem gosta de quadrinhos subversivos e, consequentemente, tem bem menos leitores.
Hoje em dia, a Panini e a Mythos estão fazendo um ótimo trabalho com encadernados e muitos lançamentos bons.

30 32 33 57 70 7139

Onde costuma comprá-las?

Encomendava com o Celso, da Comic Hunter, e alguns na Super. Às vezes encontro algo no Mercado Livre, mas faz uns bons anos que não pego nada importado.    

Possui algum item autografado? 

Tenho alguns do Nanquim Descartável, com dedicatória do Daniel Esteves, que sempre que pode, pede para eu parar de ler Vertigo e ler coisa boa nacional. (risos)       

5960

Como você guarda sua coleção de HQs? E qual técnica usa para conservá-las?

Todas ficam dentro do armário, em pé, para fácil retirada (quem guarda em pilha sabe o trabalho que dá buscar algo em especial), lacradas com plástico normal para conservar de qualquer tipo de problemas como, mofo, traça e pó. Tem quem diga que isso causa amarelamento, mas depende muito do papel, e ele ficará assim com ou sem plástico. Tira um pouco da vivacidade e nas fotos não ficam tão legal, mas prefiro não arriscar possíveis acidentes.

12 13 14

Todo colecionador tem manias, seja um ritual para leitura, uma bela cheirada na revista nova ou nunca se desfazer de nada… qual é a sua?

Minha mania deve ser emprestar revistas, ao contrario da maioria dos colecionadores que não gostam de emprestar nada, eu gosto de emprestar para pessoas de confiança conhecerem e não precisarem gastar para apreciar uma boa leitura, claro que isso já me causou bastante aborrecimentos, porque só um colecionador sabe como é importante cada revista e sabe cuidar.
Também gosto de ler e guardar na hora, sou bastante organizado nos títulos, dividindo eles em categoria e nada de deixar jogado pela casa.
Como gosto de tatuagem, fiz uma em homenagem ao Spider Jerusalém (protagonista de Transmetropolitan), cheguei a mandar para o Ellis e o Robertson e recebi uma resposta do desenhista agradecendo o apoio ao trabalho dele, já o bastardo do Ellis nunca me respondeu, também não esperava menos dele. (risos)

3

Tem algum item que quer muito ter, mas está praticamente impossível de encontrar?

O Fábulas 4 da Panini tá quase impossível, eu tenho o importado, mas agora vou completar a nacional mesmo. The Filfh do 5 ao 13. E também o Doom Patrol: The Painting That Ate Paris.

Qual foi sua última leitura e qual está sendo a atual?

Juiz Dredd – Origens e estou lendo Fábulas. 

29 56

Quais são seus 10 quadrinhos Vertigo favoritos?

Os Invísiveis;
Sandman;
Preacher;
Transmetropolitan;
Monstro do Pântano;
Homem-Animal;
Hellblazer;
100 Balas;
Os Livros da Magia;
V de Vingança.

Hey!!! Mas quem disse que eu só gosto de Vertigo?

Da DC:

Grandes Astros: Superman;
O Cavaleiro das Trevas.

Da Marvel:

Os Supremos;
Os Novos X-men, por Grant Morrison;
Poder Supremo.

Nacional:

Todos do Mutarelli;
Material do pessoal do Petisco.

Mangá:

Vagabond;
Blade – A Lâmina do Imortal;
Homunculus.

34 46 53 58 61 63

Além de quadrinhos, você também possui outras coleções? 

Coleciono livros e tenho alguns bonecos como mostrado nas fotos.

81 82 83

Obrigado pelo papo, Leonardo! Para finalizar, deixe um recado para os leitores do Pipoca e Nanquim e colecionadores do Brasil.

Primeiramente, espero que para quem tem a mente fechada para a leitura, como eu quando comecei a ler,  veja por meio dessa história, que temos uma gama mas diversificada e consiga sair um pouco do eixo Marvel, DC ou mangá.
Temos muitas histórias boas para ficarmos limitado, e não ligue para críticas que outras pessoas fazem para certas histórias ou editoras e selos, leia e faça sua própria crítica.
E que sempre continuemos com essa que é e sempre será o melhor tipo de coleção.
Um ótimo natal e ano-novo!!! Abraços para os amigos da Bacia!

David,Ricardo,Leo,Daniel Leo&Jad2325 2627 2837 4552 66693567 65 64 62 55 54 51 50 48 47 41 40

 

 

read-comicsMinha Estante é um espaço pra você, colecionador de HQs, mostrar sua coleção, falar sobre prazeres e vicissitudes desse hobby, conhecer outros fãs e proporcionar aquela inveja boa.

Convidamos a todos que possuem belas coleções de quadrinhos a mostrarem elas aqui!

É só mandar um e-mail para [email protected] dizendo alguns detalhes (números de revistas, itens raros e particularidades) que em seguida combinamos a entrevista.

Até a próxima!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Valeu P&N pelo espaço, Daniel muito gente boa.
    E que nós encontremos numa reunião ou evento de hqs. Abs

  2. Finalmente!Esta seção fez falta…Pessoal do pipaca e nanquim..Cês não tão recebendo o suficiente pra manter o trabalho em dia?Rs.Perfeita coleção.

  3. Essas matérias fizeram uma falta… Parabéns ao PeN! Sei que não depende só de vocês, mas seria excelente fixar essa coluna como, pelo menos, mensal. Abraço a todos e boas festas!

  4. Fez muita falta esse quadro do Pipoca Naquim, é o diferencial do blog. Dou muita risada das coleções. Vê o a coleção do Bugman que era um monte de gibi em sacolas plasticas de supermercado dentro do guarda-roupa foi muito hilario ou vê os nerds que não tem onde cair morto mas tem lá sua coleção de bonecos, ou os caras bem de vida com a sua master sala nerd é sempre divertido.

  5. A coluna Minha estante sempre é muito bem vinda. Aprendo bastante por aqui. Podem ter certeza!!
    Valeu, amigos colecionadores! Um abraço,

  6. Bela coleção, uma das coisas que lamento é não ser fã da linha Vertigo. Acho que estou perdendo bastante coisa boa. Parabéns.

    • d craze he see’s 4 twilightgv hope dat ppl beeivile in truelove & i say RobSten ur lovr gives ushope 2 find ur kind of true luv :))I loveee Robsten we got a realy sweet &romantic peek in their love & we’rdying imagine dey both r deeply in love &hv drownd in love with each othrforeverr..and everr..not just this lifetime but all the lifes they’ll come to love on earth its what i believe.. :))RobSten are for me an epitome of luvhow dey luv n support each other &jus d way they look each othr its likder world lies in each othrs eyes :)Aww..& RobSten do make everyonebeleive dat true love do exist & watdey have is an pure,true,innocentlycute but sexy & passionate love :))Friensdship , Support,kindness,care,tenderness,lota of respect ,Passion that can burn them alive, romance to last forever..Amd above all True Love for each other to stand through everythng and keep smiling and love each other Foreverr..that’s Robsten lovee.. :))Thanks for all these pics.. 😉

  7. Cara parabéns pela coleção, muito legal, os action figures também, show de bola. Abraço.