Videocast 64 – Mangás (Parte 1)

Domo, Ogenki desu ka?

O programa dessa semana está um tanto quanto diferente, o Alexandre Callari foi picado pelo famigerado Aedes Aegypti, está com dengue (sério!) e infelizmente não pode gravar essa semana. Para ocupar seu lugar na confortável terceira cadeira branca, chamamos o amigo otaku Mauríco Vasconcelos, vulgo Zathura, grande fã e especialista em Mangás e Animes!

Já há muito tempo é pedido por alguns dos nossos “videocastespectadores” (cunhamos um termo agora) um especial sobre esse vasto tema, pois bem, ele está ai, e digo mais, será um especial em duas partes!! Nesse primeiro especial conversamos sobre a chegada do gênero no Brasil, nossos artistas pioneiros e a popularização a partir da década de 90, desembocada principalmente pela estréia de Cavaleiros do Zodíaco na extinta Rede Manchete. Como não podia deixar de ser, passamos algumas dicas de ótimos mangás como Ghost in the Shell, Battle Royale, Gunnm e Gantz.

Se você gosta muito do tema e quer conhecer muito mais sobre a história do mangá, o PN recomenda o excelente livro teórico: Mangá – O Poder dos Quadrinhos Japoneses, de Sonia Bibe Luyten.

Ah, e antes que a gente se esqueça, hoje foi DIA DE SORTEIO!! Yeah! Tivemos três sortudos que ganharam a HQ Crônicas da Pindahyba, do Hilton Mercadante, autografadas. Entrem em contato com a gente passando seu endereço para podermos mandar as revistas ([email protected]).

É isso aí, o episódio da semana que vem está imperdível, continuação direta desse de hoje, só com indicações fodas!!

  • SUGESTÕES, CRÍTICAS, ELOGIOS E DÚVIDAS
    Envie e-mails para:
    [email protected]

Dyá, sayonara!

Deixe uma resposta

  1. Aê sim heim!
    Só pra constar, Ghost in the shell deveria até ter entrado no programa de filosofia. Ele foi a maior inspiração para matrix, tanto que a filosofia por traz do filme é chupinhada do primeioro anime (fonte os proprios irmãos washokovinotovsks)
    E Guntz é Muito loko. É tipo um lost japones. Parece nunca explicar o que esta acontecendo, e é imprevisivel, a nudez e a violencia poderiam até não existir, que o mangá continuaria sendo ótimo.
    Em ambos (Mangá e anime do gantz, e no anime Ghost in The shell) Foram misturados desenho tradicional com 3d. Na época, o filme do ghost in he shell foi considerado animação experimental, de tão inovador, e é referencia obrigatoria até hoje para qualquer animador.

  2. Porra, mas que sacanagem! Até o Marshall ganha e eu nada! Tem combinado nesse troço hein, ó, to aqui participando desde sempre heiiiin!

    hahhhehe. brincadeira.
    Valeu por me citar aê Bruno. hahuauha.
    Bacana o programa, mas eu nao entendo de NADA de Mangá. Bem, agora entendo um pouco mais. Valeu galera!. Abraços!

  3. Nossa…..esse videocast trouxe a minha infância em um flash!

    Li uma ou outra revista de Mangá, contudo anime acompanho até hoje. O Daniel você se referiu aos Cavaleiros sendo o primeiro anime que estourou trazendo em seqüência outros? Porque pelo que sei teve outros muito antes deles como o Don Drácula apareceu por volta do ano de 86 no programa da Xuxa na Manchete quanto a outros, ele voltou a ser reprisado na CNT em 94.

  4. Fala galera, parabéns por mais um excelente programa.

    Eu já ia comentar aqui pedindo para vcs fazerem uma segunda parte desse videocast. Mas depois que vcs avisaram que semana que vem sai a parte 2, fiquei feliz. Curti bastante as dicas.

    E que venha a parte 2!

  5. Obrigado pelo apoio de todos vocês, que legal que curtiram o programa!

    Gilberto de Bastos:

    Eu me referi com o primeiro que estourou, pois relamente o que causou uma febre entre os brasileiros e foi um estopim da popularização do Anime por aqui.

    Eu esqueci de falar dessas iniciativas anteriores, chegaram a passar alguns outros por aqui sim como o Don Dracula (bem lembrado!). Também merece destaque e citação as séries como Jiraya, Changeman, CyberCopes e etc, que também deram uma força para a popularização das porduções japonesas por aqui.

    Abração!

  6. GANHEI GANHEI!

    Morda-se de inveja Pedro Ribeiro hauhauhauauuauhu.

    Obrigado pessoal, já estou louco pra receber minha HQ em casa, adoro essa sensação.

    Excelente programa, acho que vai bater todos os recordes de udiência. E veio bem a calhar pois ontem msm recebi em casa (ahuahua como eu gosto disso) meus QUATRO VOLUMES DE GEN PORRA! FINALMENTE!

    Caras, estou ansioso para receber aqui o livro do Pipoca e Nanquim!

    Dom Drácula é muito bom, um anime engraçado e melancólico, vale muito a pena. E como esquecer as paixões da minha infância:

    Patrulha Estelar e Pirata do Espaço!

    Ainda bem que tenho tudo isso aqui guardadinho hehehehh.

  7. nossa que felicidade que eu to por ter ganhado essa hq, eu fiquei meio desacreditado, mas foi ate melhor pq a emoção foi maior kkkk
    eu ja vinha esperando esse videocast sobre mangás, achava necessario ser feito. As dicas tbm foram muito boas, estou ansioso pela continuação, e pela minha Crônicas da Pindahyba.

  8. Tadinho do Alexandre, melhoras pra ele!

    Mas que bom que isso não afastou do vcs do compromisso semanal com o público rs! não ia achar nada legal mais um fds sem PN.

    Esse programa ficou ótimo, o histórico sobre mangás no Brasil foi muito bom, não fazia ideia de que por aqui tinhamos tido uma produção de mangás na década de 60. Vou procurar esses livros teóricos que o Daniel falou.

    Quero muito ler esse Battle Royale, mas desanima sabe que não tem o final publicado.

    Tem um mangá que eu adoro e queria indicar que é o Angel Sanctuary! Demais! Sacro e profano ao mesmo tempo, com arte linda.

    Beijo a todos!

  9. Paula, também adoramos Angel Sanctuary, tanto que indicamos na parte 2, como adivinhou?

    Mais tarde volto e respondo aos demais! Valeu.

  10. Muito bom esse programa ainda bem que vai ter uma segunda parte. Todos os mangas que indicaram eu ja li a maioria, somente Gumm q não. Mas pra vocês saberem o filme do Battle Royale tem dois filmes, e bem violento tambem.
    Eu queria deixar uma dica tambem que é um dos mangas mais fodas que eu leio, Black Lagoon. É uma estoria muito animal, pra quem gosta de ação com muito tiro é recomendação maxima. O manga e o anime são excelentes.

  11. cara primeira vez que assisti o videocast de v6 curti muito.

    assim reparei que vocês estavam falando de alguns titulos bons e queria sugerir um ai para comentar…
    acho que um dos meus mangás favoritos o Blade – A Lâmina do Imortal

  12. DeufX, foi a primeira vez que assistiu? Puxa vida que legal, bom que tenha gostado! Então você não conhece o Alexandre Callari, nosso apresentador com dengue,hehe. Assista os programas anteriores porque você vai gostar, minha dica: zumbis parte 2!! E outra coisa, já falamos de Blase se não me engano, em um programa sobre samurais, bem lááááá atrás.

    Tekila, Black Lagoon eu não conhecia, se for um mangá de poucas edições foi correr atrás para ler! E eu sabia de apenas um filme do Battle Royale, não de dois, e estou querendo muito assistir esses e o filme do Gantz! Será que são tão violentos quanto o mangá?

    Rgama3d, verdade, o Zathura se esqueceu de mencionar o quanto Ghost In The Shell foi significativo para a industria de animes. Em 2008 a Dreamworks (se não me engano) fez uma restauração no filme e deram uma incrementada nos efeitos, ficou muito bom o resultado.

    Valeu pelos comentários de todos pessoal, estou ancioso em publicar a segunda parte, gravamos logo na sequencia mesmo, vocês vão gostar, tem só indicações do começo ao fim!!!!

  13. caraaaca velhooooo…nem acredito que ganhei (pra falar a verdade ainda estou em dúvida hahaha)…
    Cara esse programa é muito bom…tenho visto várias coisas que vcs indicam e ainda não me arrependi de nenhum,simplesmente Genial…
    Ia comentar que cs deviam falar do mpd psycho(foi o mangá q tirou todos meus preconceitos com este estilo)..mas como tem segunda parte, talvez cs falem ^^
    VALEU PIPOCA cs são f…
    (esperando ansioso pela minha Crônicas da Pindahyba.)

  14. Cara fiko muito bom esse programa sobre mangá

    eu fiquei muito enteressado em ler o Battle Royale eu axei q ele deve ser muito bom mesmo

    a gantz eu tenho duas ediçoes em casa e vale muita a pena ler

    ow vcs naum sortearo eu

    =/

    aushauhsuahsuahusas

    vcs tem q falar di Naruto ehim no proximo programa

    faloww, Abraço

    e melhoras Alexandre!

  15. Puts! Finalmente um cast com mangás à altura, não só as modinhas que a gente vê por aí.

    Gostei D

    A propósito, bela explicação do "Mangá no Brasil" Daniel.

    Parabéns!

    Só pra constar: Battle Royale faltava 3 edições pra acabar aqui, são no total 15.

    Saiu 2 filmes no Japão, sendo que um deles foi lançado aqui no Brasil como dito.

    Por sinal, os filmes são uma merda.

    GUNM será adaptado pra cinema por James Cameron e o 3º filme de "Ghost in the Shell" sairá em 3D esse ano.

    Dos mencionados aí só não li o "Ghost in the Shell" (vi o anime e os filmes) o resto acompanhei todos.

    São todas grandes obras.

    PS. Bruno eu também imitava o Hyoga, aliás era o personagem que eu mais gostava xD

    Me deu um puta saudade com essas aberturas mostradas no vídeo. Que vontade de ver novamente que deu.

    Bem, era isso. Abs a todos o/

  16. vocês devem conhecer mas mangás que tenho lido e li são:
    -Gantz
    -Konijiki no Gash Bell(mangá vai muiiito além do anime e melhora com o tempo tem de ter paciência)
    -Basilisk
    -Rurounin Kenshin
    -Blade A Lâmina do Imortal
    -Inuyasha(não tudo, falta completar leitura)
    -One Piece
    -Naruto(sim eu leio Naruto!)
    -Bleach
    -Air Gear
    -Vagabond
    -Abara(recomendadíssimo, sério gente, curtinho, vale muito pela arte)
    -Vampire Knight(shoujo, mas gosto da arte)
    -Trinity Blood
    -Samurai Deeper Kyo
    -Death Note
    -Aa! Megami-Sama(shoujo denovo, mas é legal)
    -Saiyuki
    -HunterxHunter(P***! o autor fica doente direto ai demora pra fazer)
    -Elfen Lied
    -Hellsing
    -Soul Eater
    -Deadman Wonderland
    -Gintama( ou – , de vez em quando eu leio)
    -xXx Holic
    -Tsubasa Reservoir Crhonicle
    -Hikaru no Go
    -Shigurui
    -Card Captor Sakura(só o anime, ainda não achei o mangá e sim, eu via)
    -Beelzebub
    -Nurarihyon no Mago
    -Wolf Guy
    -Fairy Tail
    -D.Gray-Man
    -Reborn
    -Yu-Yu-Hakusho
    -Saint Seya(cavaleiros do zodíaco)
    -Captain Tsubasa(só anime, mas vale menção)
    -Samurai Warriors(só existe anime eu acho mas é legal)
    -Hokuto no Ken(esse eu ainda não li, to querendo por que foi ele, pasmem, que inspirou a criação de Mad Max e eu gosto de Mad Max)

    mais ou menos isso ai, que eu e lembre é isso.

  17. Ah! ps:se o Bruno achou chocante Batle Royale, assista Gantz do segundo arco para frente hehehe.

  18. nossa Gustavo N. Rocha Dias quantos mangpas vc lê hein! Deve ser rico rs!

    O Pipoca e Nanquim devia chamar vc pra participar do próximo rs rs

  19. E ae Vinicius? CLaro que foi vc quem ganhou, parabéns. Haha é foda de acreditar né? Uma vez ganhei uma promoção de uma revista e publicaram meu nome incompleto, aí ficava em duvida se tinha mesmo sido eu, haha.

    Gustavo, caramba vc realmente lê bastante mangás, a maioria aí não conheço não, mas muitos nós indicamos na parte 2 desse programa, não perca!

    Will, sempre quis assistir BAttle Royale, mas me disseram mesmo que os filmes são uma merda. Que pena, com um mangá bom desses, os filmes tinham tudo pra arrebentar! Hahaha e vc também imitava o Hyoga? Hahaha não era o único louco. Também era meu cavaleiro preferido, de longe, gostava mais dele enquanto a maioria preferia o Fênix. Esse anime era muito legal mesmo, que saudades.

    Eduardo, como dito nesse programa, evitamos falar de mangá já muito consagrados e conhecidos, dentre eles Naruto, pois já são tão difundidos e comentados por diversos sites, que ninguém precisaria dos nossos comentários pra saber que é bom e vale a pena ler. Invés disso, é melhor nos concentrarmos em outras obras excelentes e menos comentadas.

    Abraço a todos!

  20. Rico nada Rodolfo, a maioria li por que me emprestaram…

    off topic: Me contaram que parece que vão lançar uma mini que no U.S.A. intitulado S.H.I.E.L.D. que da meio que uma origem ancestral para a entidade e vão colocar várias personagens famosos da história e tal, vc sabe se aconteceu algo assim por la ou qualquer coisa assim ou é balela Bruno?

  21. Sabe o que é engraçado com fãs de mangá?
    Vejam o ex. do Gustavo. Ele citou uma porrada de mangás, mas não citou Lobo Solitário, GEN, Akira, Buda, Nausicaa…
    eu já fiz essa experiência em eventos de anime/mangá, perguntei a várias pessoas e uma ou outra responde que leu, está lendo ou ao menos ouviu falar desses clássicos.

    Posso até estar enganado, mas a maioria dos fãs de mangá me parecem um tanto quanto desatentos e desconhecedores dos canones do genero, deslumbrados que estão com obras "pop" de qualidade duvidosa.

  22. Muitos eu não citei justamente por que eu não lembrava (há!) mas não quer dizer que não conheço ou já ouvi falar, o que acontece é que não senti nenhuma atração por Lobo Solitário ou Buda, Akira já li o primeiro volume e não segui lendo por dois motivos, a pessoa não tinha na época as continuações e por isso esqueci mesmo de ir atrás do resto, Gen e Nausicaa não conheço mas vou ir atrás…atenção com o termo pop amigo, por que pelo que me parece os mesmos citados por ti também eram e são pop's entre os ocidentais, portanto são de qualidade duvidosa? citei alguns ali que não são pop's, lembrando de uma série que também li recentemente e esqueci de citar ali, Psyren, uma série boa mas que nã era popular entre os japoneses e foi consequentemente cancelada.
    Só por que fans de HQ's nos U.S.A. se renderam décadas atrás a alguns mangás não quer dizer também que todos têem de gostar deles, questão de gosto, não estou dizendo que as obras citadas por ti, Marshal, são ruins e sim que, como você disse que eu e outros estavam deslumbrados por obras pop's e talz, vocês, fans de HQ's, também estavam/estão deslumbrados.
    Só por que é novo não quer dizer que é ruin mas você tocou num ponto importante, as grandes editoras, como a Shueisha, andam publicando muito mainstream e isso nos força a garimpar mais se queremos obras boas mas vai de cada um, tem gente que gosta de ler obras mais sérias e obras legais sem nenhum compromisso, no meu caso é assim, adoro Yu-Yu-Hakusho mas tenho de admitir que a narrativa e a história em si é fraca comparada a Gantz, que faz muitos questionamentos em relação a sociedade, opniões fabricadas, etc.
    Só para completar e parar de falar muito e dizer quase nada(^^), vai de cada leitor avaliar o que ele quer e se o que ele quer acrescenta alguma coisa ou se faz ele se sentir bem com ele mesmo, acho que é isso.

  23. Pingback: Videocast 130 - Quadrinhos Europeus | Pipoca e Nanquim

  24. Pingback: Podcast 76 - Mangás, o poder dos quadrinhos japoneses | Pipoca e Nanquim

  25. Pingback: Videocast > Pipoca e Nanquim #130 – Quadrinhos Europeus | Filmes com Legenda