Videocast 128 – Estilo Noir
Olá a todos,
Sejam bem-vindos a mais um videocast do Pipoca e Nanquim. Primeiro, reparem que temos uma deliciosa novidade: ESTAMOS EM QUALIDADE HD!!! Pois é, muita gente vinha pedindo e agora conseguimos colocar essa melhoria em prática! Mas, se sua internet for um pouco lenta, o player também oferece a opção de ver na qualidade de antes, ok?
Escolhemos esta semana um tema que simplesmente adoramos para celebrar a volta ao Brasil da série Vertigo Crime pela New Pop: o estilo Noir! E, para não perder o costume, o PN irá sortear em parceria com a New Pop e a Comix, os dois exemplares lançados pela editora: Morte no Bronx e A Cidade da Neblina, acompanhados da sensacional graphic novel É um Pássaro…! Veja abaixo como participar!
Mas tem muito quadrinho e filme bom pra falar, então relembramos alguns clássicos como Pacto de Sangue e A Marca da Maldade e mostramos como um bom noir pode ser feito nos dias de hoje. Nos quadrinhos, fomos de The Spirit a Sin City!
E lembrando que no próximo dia 18 de agosto o Pipoca e Nanquim estará autografando seu novo livro, Quadrinhos no Cinema Vol. 2 no estande da Saraiva, na Bienal do Livro de SP. Nos veremos por lá.
COMENTADO NESSE VIDEOCAST
- Videocast 93 – Policial
- Nossos parceiros para ver o videocast: MobGround, Super Novo, Filmes com Legenda, Soc Tum Pow e Som Extremo.
- Conheça a HQ nacional Ditadura no Ar, de Raphael Fernandes (roteiro) e Abel (arte)!
PROMOÇÃO VERTIGO CRIME E SUPERMAN DA NEW POP!
O Pipoca e Nanquim, em parceria com a editora New Pop e a loja Comix, está sorteando um exemplo de Vertigo Crime – Morte no Bronx, Vertigo Crime – A Cidade da Neblina e É um Pássaro…! Para participar, basta curtir nossa fanpage no facebook (www.facebook.com/pipocaenanquim) e compartilhar esse post! Fácil, fácil, mole, mole! Um sortudo vai receber esses três excelentes quadrinhos em casa!
Resultado dia 17/08, uma sexta-feira, aqui no site! ATUALIZAÇÃO: nome do vencedor publicado aqui. Agradecemos a participação de todos.
QUADRINHOS COMENTADOS
Graphic Novel #16 – O Sombra 1941 (Abril)
The Spirit – Histórias Clássicas de 1941 (Abril)
The Spirit #00-08 (Devir/Acme)
The Spirit #01-05 (Panini)
The Spirit – As Novas Aventuras (Devir)
Sin City – 7 Volumes (Devir)
Vertigo Crime – A Cidade da Neblina (New Pop)
Vertigo Crime – Morte no Bronx (New Pop)
John Constantine Hellblazer – Passagens Sombrias (Panini)
É um pássaro… (New Pop)
Homem-Aranha Noir – 2 Volumes (Panini)
X-Men Noir (Panini)
Homem de Ferro Noir (Panini)
Dick Tracy – 3 Volumes (L&PM)
Ditadura No Ar #01-02 (Independente)
Criminal – 2 Volumes (Panini)
FILMES E SÉRIES COMENTADOS
Bored To Death – 3 Temporadas (Bored To Death, 2009-2011)
Los Angeles – Cidade Proibida (L.A. Confidential, 1997)
A Marca da Maldade (Touch of Evil, 1958)
O Mundo Proibido (Cool World, 1992)
O Ano do Dragão (Year of the Dragon, 1985)
Blade Runner – O Caçador de Androides (Blade Runner, 1982)
Pacto de Sangue (Double Indemnity, 1944)
Sin City – A Cidade do Pecado (Sin City, 2005)
Franklyn – O Justiceiro Mascarado (Franklyn, 2008)
- FEED DO VIDEOCAST
Copie e cole esse link no seu agregador: http://feeds.feedburner.com/pipocaenanquimvideocast
- SUGESTÕES, CRÍTICAS, ELOGIOS E DÚVIDAS
Envie e-mails para: [email protected]
- ASSISTA TODOS OS NOSSOS EPISÓDIOS: http://www.videolog.tv/pipocaenanquim/videos
- TWITTER DO PN: @pipocaenanquim
- CURTAM NOSSA FANPAGE NO FACEBOOK: http://www.facebook.com/Pipocaenanquim









a>
a>
a>
a>
a>
a> 



Bem legal o videocast, explicou muito bem o estilo noir e deu ótimas referencias e indicações. Só achei que faltou falar de X-Factor, do Peter David, que é uma das melhores, senão a melhor, série mutante, com uma pegada bem noir, apesar de ser colorida, as cores costumam ser pálidas e tem bastante sombra, com histórias que praticamente seguem a sua própria cronologia (pra quem tem algum preconceito com a gigantesca e confusa cronologia mutante). E de também mencionar a série Madrox, em quatro edições, que deu origem a essa fase noir do X-Factor com o Peter David. Vale a pena procurar, pra quem não conhece, uma das melhores coisas que eu já acompanhei, X-Factor nas mãos do incrível Peter David.
Uma obra que eu acho bem legal, e não foi citada é Leo Pulp.
certeza que eu compro essa serie da New Pop… mto bom o cast, ótimas referencias e… o irmão mala do Bruno sendo exorcizado pelo Alexandre não tem preço…hehehe
Essa idéia de gravar um programa na casa de um fã é muito boa! Vocês poderiam bolar do tipo. Logicamente considerando apenas as cidades que vocês tem a condições de visitar. Seria bem bacana!
Meu nome é Eudes, moro em Fortaleza. Descobri o Pipoca e Nanquim quando pesquisava sobre John Byrne e desde então assisto e aprendo pra caramba.
Acho que ficou faltando falar de 100 balas, é sensacional.
Valeu!
Oi Eudes, que bom que conheceu o PN e está gostando! Quanto a 100 Balas, falamos bastante dessa excelente série no videocast de tema POLICIAL, cujo link está nesse post (comentamos o episódio nesse programa). Depois aproveite para assistir esse também. Abração!!
Também sou de Fortaleza, Eudes! A cidade do sol marcando presença!
Ótimo videocast como sempre, parabéns vocês são muito bons.
Queria tirar uma dúvida, to querendo comprar a coleção do Y o último homem pela comix só que o frete é muito caro, a um tempo atrás eu vi la que a partir de um determinado valor o frete fica grátis, alguém saberia informar qual o valor?
Raphael, normalmente o frete lá fica grátis acima de 99 reais, se não me engano, aí vc aproveita pra comprar um monte de coisa de uma vez. Acho que acima de 150 da pra dividir no cartão.
Bruno, fui comprar a coleção do Y só que não fico com frete grátis, mesmo com o valor total de 170 e poucos o frete ficou uns 26 reais, é foda porque gastar 26 reais com frete é tenso, com esse dinheiro da pra comprar outra hq e ainda sobra, chega deu deu uma desanimada.
Muito legal o videocast (como sempre). Eu sempre falei NOIR do jeito q é escrito, pra falar a vdd eu falava nó”R”-iR (não me pergunte de onde eu tirava esse “R”) sou um jegue msm =)
Outra, vai ser semanal o programa? Pergunto pois se não me falha a memoria, há uns 2-3 programas atrás, não sei ao certo, vcs tinham comentado q o videocast ia ser quinzenal/mensal. Se for msm semanal é uma ótima notícia ~~~~\o/
PS: Façam um videocast do Hellblazer plz ! Abraço!
Rodinely o podcast já está com periodicidade quinzenal, foi sobre essa atração que falamos um tempo atrás. O videocast vai continuar semanal, como sempre foi, então fique tranquilo que não pretendemos mudar isso, hehe. Abração!
Muito bom eim. Só um adendo, entre os filmes acho que faltou: “O grande golpe” do mestre Kubrick e “Chinatown” do Polanski. Recomendo bastante.
Grande abraço.
Oi Leandro. Temos um programa especial de Stanley Kubrick há pouco tempo, e nele falamos de O Grande Golpe, assista esse programa que acho que irá gostar muito. Chinatown, se não me engano, foi indicado em outro videocast nosso, acho que no tema Gangues. Abração!!
Com seu comentário, busquei e acabei de assistir o videocast sobre o Kubrick, genial. Aproveitei e dei uma procurada em outros videocasts sobre diretores, e gostaria de saber se vocês tem algum plano de lançar um videocast do Hitchcock a curto médio-médio prazo, diretor que sou super fã.
Participo de um grupo de discussão sobre cinema aqui da minha cidade, e já tratei de indicar o pipoca pro pessoal.
Obrigado por responder, e até o próximo videocast.
Abraço.
Excelente videocast! Um dos melhores já feitos, já que o assunto trata tanto de pipoca quanto de nanquim. Essas edições tbm estão ficando cada vez mais bem sacadas. Não tinha visto essa HQ parece um pássaro, deve ser espetacular!
O som estava ruim, porém o programa foi tão bom que eu nem liguei.
Que estranho Emerson, pra nós o som sai perfeitamente, até na televisão grande. Será que não foi alguma coisa na sua caixa de som? Abração!
excelente podcast sobre um dos mais importantes estilo, vocês ficaram devendo de falar de filmes grandiosos como A Montanha Dos Sete Abutres, Crepúsculo dos Deuses e M, o Vampiro de Dusseldorf são alguns
Fala Ezequias! Verdade, esquecemos de falar de A Montanha dos Sete Abutres, mas já comentamos sobre M, o Vampiro de Dusseldorf no programa sobre psicopatas, e Crepúsculo dos Deuses (agora que vc falou caiu a ficha) meio que não pensamos nele como um Noir, futuramente vamos indicar esse filmaço em outro videocast. Abração!
Como sempre ótimo videocast. Só ficaria melhor se eu ganhasse essa promoção aí(3 dias após eu completar 22 anos).
Videocast ficou muito bom, vocês estão filmando em HD agora, ficou muito boa a qualidade da imagem. Sempre gostei desse estilo Noir nos cinemas e na literatura. Eu gostei mais dos X-Men Noir do que do Homem-Aranha, apesar dele também ser muito bom.
Ótimas indicações, já adicionei mais edições para minha lista (vocês já me fizeram falir, sente orgulho disso? Haha)
Uma HQ que se enquadra bem no estilo NOIR é 100 Balas. Simplismente sensacional.
E aí Diego?! Falamos de 100 Balas no videocast de Policiais que comentamos nesse episódio, o link está nesse mesmo post. Abração!
Pessoal, o que acontece q nao consigo assistir ao videocast? Ele simplesmente trava logo no primeiro minuto me dando a tela “Gostou? Compartilhe” tentei ver direto do site que hospeda o arquivo, pior ainda, maldita propaganda corta o cast e qdo termina me pergunta se quero copiar o link ou dar um embebed link.
Que estranho Rod, isso não é normal de acontecer. Vc tentou ver desabilitando o HD no canto superior direito?
Olha, ótimo videocast mas não concordo muito. Não acho que sobre os pais tirou a força do tio bem, Pai é quem cria.
- O homem aranha sempre sofreu, nerd sofre, principalmente na morte na Gwen, acho que ele só está feliz de uns 10 anos para cá, mas nem tanto.
- Acho que não precisava explicar origem, tanto faz, já sei, tinha que passar correndo pk senão ficava repetido.
- Gostei do Capitão.
Não gostei mesmo de estar tudo amarrado, tudo explicado, não gostei.
Mas acho que tem que ter novo homem aranha pk é bom horas!!!
Respondi no lugar errado, apaga ai.
parábens ,continuem fazendo videos com essa grande qualidade
Quando eu vi SinCity pela primeira vez, eu vi que poderia sim ser feito um filme muito bom baseado e HQ’s ele era a prova que a industria do Cinema era preguiçosa quando adaptava HQ’s para cinema.
Gostei muito do Videocast, todos vocês estão de parabéns.
Caramba eu esqueci de comentar como ficou bom esse video em HD a qualidade ficou muito melhor.
Parabéns PN.
Como sempre vcs mandam mto bem.
Hug meninos
O filme que é considerado o primeiro filme noir é a adaptação do livro O Falcão Maltês de Dashiell Hammett. O filme foi lançado em 1941, com o título em inglês The Maltese Falcon e dirigido por John Huston, com Humphrey Bogart no papel do detetive Sam Spade.
O filme foi chamado no Brasil originalmente de Relíquia Macabra.
Existem dois outros filmes lançados em 1931 e 1936, pelo mesmo estúdio da versão de 1941, mas que não tiveram o mesmo sucesso do filme de John Huston.
E uma coisa interessante que não foi falado, é que a palavra noir do francês siginifica negro, por causa do clima sombrio das histórias.
Encontrei essas informações em pesquisa pela web, se quiserem saber mais:
http://noticias.bol.uol.com.br/entretenimento/2009/05/03/ult4738u23191.jhtm
http://www.imdb.com/title/tt0033870/
arakenvaz.blogspot.com.br/2005/12/filme-noir.html
Muito bom mesmo!!!! Acho até que poderia haver um segundo tamanha a quantidade de referências que poderiam ser feitas entre cinema, literatura e quadrinhos que existem por aí!!!!
Muito bom, esqueceram de citar o melhor filme noir de todos os tempos. Crepúsculo dos deuses.
Como sempre mais um ótimo VideoCast. Só para confirmar: O game que o irmão do Bruno Zago estava jogando no PC era o StarCraft 2?
Vê lá, antes fosse. Mas na verdade era Dota.
É esse viciado ai atras! ^^
Videocast do caracete, muito legal.
Mas como tem pouco tempo faltou como já disseram X-Factor e DD duas séries totalmente NOIR.
Quero ganhar os brindes da Neo Pop
Pra mim o filme do Batman sairia perfeito se viesse de uma permissa de filme noir, seja de uma adaptação estilo o filme do “Sin City” (até pq não seria mal colocar o proprio Frank Miller pra trabalhar na produção do filme que ele é movido a quadrinho e cinema mesmo) ou baseado nos filmes classicos noir mesmo como Scarface, “Os Intocaveis”, “The Killers”, etc… ou melhor, mesclar os 2 estilos.
Excelente videocast,sou um super entusiasta no tema Noir, e já deixo aqui algumas dicas.
Existe uma animação de 2007 chamada “Film Noir” vale muito a pena como o próprio nome já indica e recheado de temas e vale a pena dar uma conferida. Outro filme que para mim tem bastante tema noir, e que foi bem executado, é “O Plano Perfeito, do Spike Lee.
Fica também a dica do quadrinho que vocês já indicaram em outros programas que é; 100 Balas e Fell, ambos excelentes quadrinhos, que devem ser conferidos.
E para quem curte outro tipo de mídia, L.A Noir, game muito bom da Rockstar games, lançado para Xbox 360, PS3 e PC´s.