Videocast 119 – John Byrne

Olá a todos,

Sejam bem vindos a mais um especial do Pipoca e Nanquim. Hoje, decidimos homenagear uma lenda dos quadrinhos de super-heróis, o renomado John Byrne. Embora atualmente os trabalhos desse artista careçam da qualidade do passado, a partir da década de 1980 ele foi referência, rompeu paradigmas e desenvolveu um estilo, imitado à exaustão. Foram nas mãos de Byrne que alguns dos principais personagens da Marvel e DC viveram suas fases mais emblemáticas, como X-Men, Quarteto Fantástico e Superman, isso sem contar fases curtas, porém geniais com Mulher-Hulk, Capitão América, Punho de Ferro, Hulk, a minissérie Lendas, entre outros. Então fica aqui nossa homenagem a esse grande artista e esperamos que, se você não conhece sua obra, que se motive para saber por que no passado, Byrne foi considerado o Rei que herdou a coroa de Jack Kirby.

Um abraço e até a semana que vem.

PROMOÇÃO: GANHE O ENCADERNADO DA SAGA DA FÊNIX

Como nós do PN somos muito bonzinhos, nesse videocast decidimos sortear o quarto volume de Os Maiores Clássicos dos X-men, com a consagrada Saga da Fênix, de John Byrne e Chris Claremont! Para participar, basta curtir a postagem DESSE videocast em nossa fanpage do Facebook, clique aqui. Resultado na semana que vem, dia 01/06.

COMENTADO NESSE VIDEOCAST

– Fanpage do Pipoca e Nanquim no facebook: www.facebook.com/Pipocaenanquim
Videocast 71 – X-Men First Class
Videocast 89 – Hellboy
Super Power Con, evento de quadrinhos em São Paulo nos dias 02 e 03/06.

 

QUADRINHOS INDICADOS

Punho de Aço #01-05 (Bloch)
Os Maiores Clássicos dos X-Men #04 – A Saga da Fênix (Panini)
Os Maiores Clássicos da Tropa Alfa #01-02 (Panini)
Grandes Heróis Marvel #12 – Quarteto Fantástio (Abril)
Grandes Heróis Marvel #25 – Quarteto Fantástio (Abril)
Os Maiores Clássicos do Quarteto Fantástico #01-04 (Panini)
Os Maiores Clássicos Capitão América # 01 (Panini)
O Incrível Hulk #66-73 (Abril)
Superman – O Homem de Aço (Mythos)
Super Powers #16 (Abril)
Omac #01-04 (Nova Sampa)
Grandes Clássicos DC #10 – Lendas (Panini)
Graphic Marvel #04 – A Sensacional Mulher-Hulk (Abril)
Grandes Heróis Marvel #36 – Mulher-Hulk (Abril)
Grandes Heróis Marvel #36 – Namor (Abril)
Super-Heróis Premium X-Men #06-16 – Anos Incríveis (Abril)
Hellboy – Edição Histórica #01 (Mythos)
Superman & Batman – Gerações Vol.01 e 02 (Opera Graphica)
Superman & Batman – Gerações Vol.03 (Mythos)
DC Especial #07 – LJA Décimo Circulo (Panini)
A Teia do Aranha #125-129 – Homem-Aranha Gênese (2000)
Usagi Yojimbo Vol.3 (Devir)
Frequência Global Vol. 2 (Panini)

FILMES INDICADOS

Ao Mestre com Carinho – Rodolfo Zalla

LIVROS INDICADOS

O Corvo: gênese, referências e traduções do poema de Edgar Allan Poe (Hedra)


 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. muito bom o cast… como sempre…hehehe… gosto muito do Byrne, principalmente o Superman, infelizmente a DC fez o favor de acabar com o que ele fez no fim dos anos 80… claro que sempre culpo o Jeph Loeb por destruir universos…hehhe…

    ah, o link da promoção n ta funcionando…

    flw

  2. Isso é lindo, é maravilhoso. Estava pensando quando vocês iriam homenagear esse cara. Minha infância foi totalmente construída com ele. Eu comprava um gibi, criança, e lá estava uma história do Quarteto com ele. Comprava um outro, e lá estava uma história dos Vingadores desenhada por ele. E tinha Tropa Alfa. E tinha Capitão. E tinha Novos Mutantes.

    Dá vontade de chorar hoje, ao ver, não o que ele se tornou, mas o que as histórias em quadrinhos de super heróis se tornaram. Simplesmente não consigo mais ler uma história de super heróis hoje. Para mim, a última grande fase de um personagem foi o Hulk de Peter David. A última fase em que eu via personagens bem delineados, em que tudo fazia muito sentido, histórias bem escritas, que tinham ação, não eram chatas, engenhosas, enfim.

    Me senti homenageado com esse videocast. Eu, um fã da década de 80, chato, rabugento, pessimista, enfim.

  3. Finalmente o videocast sobre John Byrne. Parabéns. É ótimo que esse grande autor ainda seja reverenciado e lembrado por todos os fãs dos quadrinhos de super-heróis.
    Vocês dizem que o Byrne nunca fez nada autoral. Vocês não sabem que ele criou seu próprio grupo de heróis?
    Nos anos 90 Byrne se uniu a outros autores como, Frank Miller, Mike Mignola, etc… e juntos criaram o selo Legends. Nesta fase Byrne criou os Next men. Ele desenha, escreve e finaliza. Infelizmente nunca foi lançado por aqui. Não sei se a qualidade deste material é boa. Mas ainda assim tenho muita vontade de conhecer este trabalho.

  4. Esse é o melhor programa sobre quadrinhos que conheço, parabéns por mais esse videocast. Obs.: só faltou falar da fase do John Byrne na revista do Namor.

  5. no final da década de 70 eu e minha fámilia fomos viajar,enquanto esperavamos o ônibus´meu pai nos deixou ir a uma banca,como ja era fã de quadrinhos meus olhos rapidamente encontraram as HQs de super heróis.mas eu não estava preparado para o que veio a seguir:almanaque do HULK( isso mesmo,jovens leitores,ALMANAQUE DO HULK) 8 ou 9,da,ha muito extinta,editora RGE.na capa,X-MEN..mas o traço…meu queixo caiu,creio que gastei as páginas do GIBI de tanto folhea-lo;quem desenhou aquilo?…não podia ser humano,pensava eu na inocência de meus10 anos.JOHN BYRNE,era seu nome,meu idolo pelas próximas 2 décadas.quem tiver oportunidade,procure seus trabalhos em X-MEN,VINGADORES,TROPA ALFA,MULHER HULK,SUPERMAN…

  6. Na lista de quadrinhos indicados, acredito que Usagi Yojimbo Vol.3 (Devir) eFrequência Global Vol. 2 (Panini) não deveriam estar mencionados, pois não têm participação do John Byrne, visto que todas as obras anteriores mencionadas se referem ao artista.
    Muito bom o videocast.

    • Humberto, no terceiro bloco é costume do videocast encerrar o assunto para ler e-mails e comentar os lançamentos. A única diferença desse programa é que não deu tempo de ler e-mails porque nos estendemos no assunto do Byrne. Em todo videocast fazemos assim, exceto quando ficamos com dois blocos (mas mesmo assim, as vezes tentamos comentar as novidades). Abração!!

  7. John Byrne é um dos maiores artistas de todos os tempos, sem dúvida nenhuma!
    foi graças a ele que comecei a gostar de hqs.
    Quanto a obras autorais, Byrne lançou, pela Dark House a revista Next Men!!!
    Não tive a oportunidade de ler, mas sei que será lançado pela Editora Mythos
    E com certeza vou comprar!!!

  8. A bela surpresa! Comecei a ler quadrinhos de heróis em 1984. Logo virei super fã dos traços perfeitos do John Byrne e minha maior diversão era procurar (e achar) material antigo dele, como a fase X-Men e Hulk pela RGE, Punhos-de-Ferro nos antigos Heróis da TV, etc etc etc…

    Adorei o VideoCast. Abraços!

  9. Grande podcast.
    Adoro o Quarteto do Byrne e acho as coisas que ele escreveu nos anos 80 geniais, no entanto, como fã do Superman, acho o homem de aço dele uma Xaropada Marvete sem graça. Lendas, no entanto, é do balacobaco. Pra mim é o filme da Liga da Justiça que vale a pena ser feito.

  10. Eu adoro o Byrne, foi e sempre será meu artista preferido, comecei lendo seus quadrinhos nos X-Men e pra ler continua sendo uma das melhores HQs de todos os tempos,.
    Destaque também para seu Quarteto que é excelente e Superman que pra mim é a versão definitiva do personagem e sua Mulher Hulk que é DEMAIS.
    Parabéns pessoal do Pipoca esse pra mim foi o melhor Videocast de todos.

  11. Pô galera, sensacional esse videocast.

    John Byrne (pra mim sempre foi BIrne mesmo hehehe) é o meu maior ídolo dos quadrinhos, eu comprava tudo que achava dele em sebos, fiquei muito emocionado de relembrar das histórias que ele desenhava, principalmente x-men, quarteto e tropa-alfa.

    Muito legal esse episódio!

  12. O pior do Byrne é o melhor que muitos desenhistas/argumentistas jamais conseguirão conceber. Muitos criticam os trabalhos atuais dele…me pergunto quantos realmente conhecem este atual trabalho para tecerem críticas. Náo digo que não exista um esgotamento natural, mas ele está nos quadrinhos há 40 anos…é de se esperar que a obra dele não tenha o impacto de outrora (qual história em quadrinho hoje tem? INVASÃO SECRETA ? Façam-me o favor !!!) embora repito, ele continua a ser muito superior à imensa maioria de quadrinhistas, além de fazer parte de um grupo seleto de artistas que desenham E escrevem suas histórias. Ademais, Byrne não precisaria fazer mais nada….só o que ele já fez nos VINGADORES, TROPA ALFA, X-MEN, QUARTETO FANTÁSTICO e PUNHO DE FERRO já lhe garantiria, por si só, um local de destaque entre os gênios da HQ. Mais respeito com o homem, por favor !!!!