Videocast 68 – Fantasia

Pois é, com a estreia de A Garota da Capa Vermelha no Brasil nos sentimos tentados a fazer um tema sobre Contos de Fadas, Mitos e Fábulas. Ok, todos já sabem que o filme é uma porcaria (também o que esperar da diretora de Crepúsculo), mas a ideia em si é muito boa. Portanto vocês verão aqui algumas dicas de HQs e filmes que realmente valem a pena.

Já imaginou um filme que reconta a história da Branca de Neve, mas com uma temática aterrorizante? Ou uma série de TV que reuniu em três temporadas alguns dos maiores diretores, atores e atrizes de todos os tempos? Ou um projeto especialíssimo de Art Spiegelman com participação de um monte de quadrinhistas graúdos?

Escavamos coisas do baú, como citações ao Mágico de Oz, mas também tem espaço para as novidades, como as HQs que a Via Lettera lançou no ano passado, O Castelo Adormecido e O Mistério da Mula Sem Cabeça.

E acredite se quiser, mais promoção rolando. A Crânio Store, que nos cedeu aquelas belas camisetas no programa anterior, vai dar uma delas para você agora!!!

Mas chega de enrolar e vamos lá, clique no play e mergulhe no mundo da fantasia. Até a próxima semana!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Cara esse programa é uma das melhores coisas que já vi nos últimos anos, e dou os parabéns à vocês, especialmente por propagar a cultura do quadrinho e do cinema inteligente.
    Sou de Belém do pará, e tem um desenhista muito bom aqui da minha cidade chamado Benedito José Nascimento, mais conhecido como Joe Bennett, e que fez bons trabalhos na Marvel e DC Comics e me despertou a curiosidade pelo tema: "Quantos Brasileiros estão representando o brasil nas grandes Indústrias de Hq, e quem são eles?"
    Gostaria muito que vocês trabalhassem esse tema.
    abração!
    Edu Lobo!

  2. Hensel e Gretel (acho que é isso, me corrijam) é o nome original de joão e Maria, é que quando foram adptaos os nomes, adptaram para os nomes mais comuns da população e tal, acontece isso na maioria das histórias.

    Parabéns pelo programa.

  3. Vocês agora resolveram ler pensamentos?

    Faz uma semana que estou lembrando sobre o Barão de Muchausen, qual li o livro há muito tempo atrás e pensando em adquirir essa obra excelente que tirou muitas risadas. Assisti ao filme dois anos depois, achei que foi bem adaptado para a tela.
    Comentei essa semana (segunda precisamente) sobre o filme Floresta Negra com uns colegas da faculdade.

    Agradeço por terem lido meu email, espero que tenham recebido o que enviei depois com as respostas sobre a tal reunião. A cada dia fazendo mais e mais propaganda do site de vocês, quanto dos videocast e podcast.

    Abraços!

  4. Quero ganhar a camiseta lindona do @pipocaenanquim e da crâniostore!

    Não me lembro de vcs terem comentado sobre a revista Fabulas antes, mas fiquei muito interessado.
    As "fabulas" brasileiras são uma merda. diga-se de passagem.
    E gostaria de sitar a revista Grimm Fairy Tales. Não li, mas fica aí a dica.

  5. Rgama3d
    Essa tua citação é Ótima: Grimm Fairy Tales – Tenho algumas em PDF que vale a pena!

    As Fábulas, Lendas, Mitos Brasileiras (como quiser chamar) – Penso que elas não são uma merda! Só que elas com o passar dos tempos perderam o verdadeiro foco. No Brasil não tem a Walt Disney para amenizar, contudo tem Rede Globo – Aquele seriado que passava nas manhas, após sair das histórias do Monteiro Lobato (Ele chega há distorcer um pouco, mas sua obra é excelente!). A Emissora ao refazer novamente a série destruiu muitas histórias e deixaram personagens excelentes fazendo papel de palhaço, o exemplo a Cuca que no antigo que passou em 77 até 80 e reprisado anos depois, deixava a criançada com medo! Ainda quando sua mãe tem costume de cantar aquela cantiga – Dorme Neném – qual fala da Cuca…. Aí pense no desespero… uhauhshausa

    Eu penso a qualquer momento fazer algo que possa resgatar essas histórias, ou pelo menos lembrar de contos que foram esquecidos.


    Quero ganhar a camiseta lindona do @pipocaenanquim e da crâniostore
    !

  6. Quero ganhar a camiseta lindona do @pipocaenanquim e da crâniostore!

    Aê, programa muito legal! Me fez lembrar da minha infância – Barão de Munchausen é sensacional, adoro esse filme, é recomendadíssimo.

    Bruno, desculpe pela brincadeira, cara. 😉

    Quanto aos livros teóricos, não tem como fugir das duas obras teóricas sensacionais do Mestre Will Eisner: Narrativas e Arte Gráfica e Quadrinhos e Arte Sequencial. Desses dois, já li o segundo, e mermão, que lição! Uma vez que você lê um desses livros, aprende-se mais a apreciar o quadrinho – coisa fantástica.

    E por último, queria citar uma história que não faz exatamente parte do tema, mas tem alguns elementos em comum, que é a fase atual da Batwoman, que está saindo pela revista A Sombra do Batman. O que tem haver é que a grande vilã da história é Alice (aquela, do país das maravilhas). Como é de se esperar, não é exatamente o que a gente espera, e a história é excelente – destaque para a arte de J.H. Williams III. Novamente, não é exatamente dentro da temática do videocast de hoje, mas vale muito à pena conferir.

    Minha gente, a química entre vocês três está ótima e parecem estar cada vez mais à vontade nos programas, e é por isso que vocês são OS MELHORES.

    Parabéns e abraços

  7. "Como é de se esperar não é exatamente o que a gente espera" foi dureza. Ignorem isso.

  8. Pensando aqui, vejo que faltou uma coisa nesse programa… A Bela e a Fera! Pô, gente, não tem como negar que aquele filme é um espetáculo! A Disney, na minha opinião, chegou no se ápice neste filme e em Rei Leão. As cenas da Bela e a Fera dançando são absurdamente lindas e a história é clássica.

    Ok, ok… É infantil e meio sentimental. Mas dane-se! É ótima!

    E não tão bom assim tem a versão de A Bela e A Fera pra um seriado (acho que dos anos oitenta) COM O RON PEARLMAN E A LINDA HAMILTON! Tosqueira total e só por isso já vale à pena conferir.

    Por último (agora sim), uma dica de pauta pra Videocast: Filmes e HQs Trash – The Evil Dead, Fome Animal, Piranhas Voadoras, etc.

  9. Eaew Pessoal do Pipoca Firmeza?
    Mew…pra mim este foi um dos melhores temas que vcs abordaram (fiquei até com um gostinho de quero mais)…eu tambem não lembrei de vcs comentarem do Fábulas, sempre tive curiosidade, agora vou ver se vou atrás de verdade para verificar o material, não sei se tem produto o suficiente, mas será q rola um tema estilo "folclore brasileiro"? vcs comentaram da Mula sem cabeça, e tal…eu acho um tema muito bacana, que é muito pouco explorado, o pessoal tem muito preconceito com nosso folclore, pensam que são só indiozinhos fofinhos salvando a floresta, mas é um PUTA TEMA muito louco, ( a galera esquece que a maioria das lendas no mundo foram e sempre estão sendo reestilizadas, eu não tenho certeza mas acho que o conceito de "elfo" mudou muito com o passar dos anos…) queria saber se vcs conhecem alguns trabalhos que buscam essa adaptação nas nossas lendas…
    Porra…ia comentar tbm se vcs podiam citar alguns livros pra quem quer FAZER quadrinhos, estilo técnico msm…mas já falei demais hsusuashuhsa…
    (só pra não esquecer)
    Quero ganhar a camiseta lindona do @pipocaenanquim e da crâniostore

    Falow pessoal Otimo programa….

  10. Muito bom o videocast.
    Ainda passa o programa de contos de fadas na tv cultura, sim, acho que por volta da 1:00H da tarde, outro dia vi um com o Christopher Reeve.
    Alguns desenhos com o tema fábulas brasileiras passam na tv uniara, já vi o do saci e do boto, mas não sei quem produz.
    Estou lendo o Homem-Aranha Noir e estou achando ótimo. Fora a encadernação e o preço que tb são muuuito agradáveis.
    Tenho visto muito de fábulas e assisti já várias vezes o mágico de OZ, minha filha de 5 anos adora. Pô vcs poderiam dar um oi pra ela que faz aniversário dia 23 desse mês, ela iria adorar.Tá certo, é bem brega!!

    Tudo bem que ganhei a HQ "O Caçador de Pipas" e já sei disso pois ouvi o podcast na rádio Uniara (duplamente felizardo pois a maioria aqui só ouve na segunda)mas….

    Quero ganhar a camiseta lindona do @pipocaenanquim e da crâniostore

  11. Fábulas é uma obra excelente, na minha opinião, merecia um programa só pra ele.

    Bem, eu discordo com a pessoa q disse q as fábulas brasileiras são uma merda, eu gosto muito de nosso folclore, em espcial por ser contextualizado à realidade brasileira.

    Tipo, na minha opinião alguns filmes ficaram faltando, como "Crônicas de Spiderwick" e obrs japonesas como "Howl´s Moving Castle" e A Viagem de Chihiro.

    Quanto à crítica do cara dos mangás, discordo dele. Creio que vocês devem se manter ao que gostam. Ter obrigatoriedade de mencionar mana nao rola. Ninguém quer que sempre mencionem um quadrinho de cada país.

    e por fim

    quero ganhar a camiseta lindona do pipocaenanquim e da crâniostore!

  12. Muito bom o videocast o fundo está incrivel o filme o labirinto eu já assisti e concerteza é um dos melhores filmes que ja vi.

    Achei extremamente informativo estou atras de algumas coisas que vcs falaram ai meu vcs estão conseguindo superar um programa atras do outro.

    Sempre gostei de contos de fadas acho eles fantásticos repletos de mistérios e magia é incrível gosto muito de lendas urbanas tambem achei esse tema nostálgico me lembrou de quando minha mae me contava esses contos quando eu era pequeno.

    Bruno agarrando o alexandre ri alto aqui em casa shauhsaushaush

  13. Pessoal "fantástico" esse programa, cada vez melhor ainda mais agora que ele está maior e com o bloco de leitura de e-mail.
    E também não posso esquecer de:
    Quero ganhar a camiseta lindona do @PipocaeNanquin e da Crâniostore!

  14. Mais um programa com otimas dicas, eu tenho que dizer que quando assisti o filme do Labirinto anos atras, não me lembrava de que era um filme musical pois eu vi um excelente filme com otima narrativa, e as partes musicais se encaixavam tão bem no roteiro que nem parecia um musical como vocês falaram. E é chato que um quadrinho muito bom que o pessoal ja falou ainda não foi publicado por alguma editora, que é Grim Fair Tales, as estórias são muito boas.
    E eu concordo com o que o Alexandre disse que não há diferença entre Mángas e Comix, ambos são quadrinhos e como todos com boas estórias e outtras ruins.
    E espero dessa vez ter sorte e nesse sortei-o eu ganhe na promoção por que eu

    QUERO GANHAR A CAMISETA LINDONA DO @PIPOCAENANQUIM E DA CRÂNIOSTORE!

  15. Otimo Programa…
    Sem palavras para argumentar tal efeito, de encontrar neste mundo implorio pessoas que curtem que valorizam esta grande arte pop, chamado
    quadrinhos.
    Muito obrigado e continuarei a assistir sempre

  16. Muito legal turma, adoro o programa e sempre saio correndo de casa depois de assistir para comprar novos produtos indicados por vc's, muito bom o nível do programa. É isso ai turma sucessto total e me coloca nessa promoção das camisas!!!! Tudo de bom!!!

  17. Parabéns pelo programa, o melhor que existe sobre Quadrinhos e Cinema.

    Uma sugestão, vocês podiam fazer um programa sobre fanzines, seria muito interessante.

    quero ganhar a camiseta lindona do pipocaenanquim e da crâniostore!

  18. acompanho o pipoca ja faz um serto tempo,lembro de quando o progama tinha muito ruido e barulho,agora vcs estão d parabens melhorou muito.descobri o progama procurando coisas nerds no google ñ foi dificil achar já q ñ temos muitas coisas pra esse publico.
    nesse vidiocast vc mais uma vez me surpreenderam tratando de um assunto q eu gosto muito e como sempre falam com propriedade do assunto.
    ah e aproveitando:quero ganhar a camiseta do mau(para ñ dizer do cara*&$) do @PipocaeNanquin e da Crâniostore

    abraços

  19. Parabens pelo programa rapaziada! Eu quero ganhar a camiseta ultra-mega-hiper-max-lindona do pipocaenanquim e crâniostore!!! abraços!!

  20. (meio-OFF)
    Acabei queimando a lingua com o Homem-Aranha Noir.
    Devia ter seguido o Daniel.
    Pena, começou tão bem e do Homem-Aranha não se tem muitas publicações especiais, então a gente sempre torce pra dar certo.
    Só valeu pela encadernação, que vai ficar bonito na estante.

  21. Fiquei interesado dica do Bruno sobre o quadrinho "A Arte da Guerra". Só para saber: Essa é a versão em quadrinho do livro do Sun Tzu, ou é só o nome que é igual?

    Até a próxima e parabéns pelo pelo prgrama!!

  22. Mas um programa FENOMENAL da equipe do PIPOCA, e o mais legal disso são as dicas de filme e principal das HQ, dos quadrinhos ae não li nenhum, excelentes dicas.
    Ahhh, tava esquecendo.

    Quero ganhar a camiseta lindona do @pipocaenanquim e da crâniostore!

  23. oi,este programa e muito bom ,pois a cada semana e algo deferente,voces estao de parabens…..ps tambem quero concorrer a esta camiseta ,valeuuu

  24. quanto a mangás, eu que também sou mais ligado em comic (americano) mesmo, eu indico o Fullmetal Alchemist.

    o argumento: um alquimista tenta recuperar o corpo do irmão, que ficou preso ‘do outro lado’ quando eles tentaram ressuscitar a mãe. durante o processo ele vê que o corpo do irmão está se perdendo e ‘coloca’ o espírito do irmão numa armadura.
    o legal é que na jornada de conhecimento que o cara faz pra conseguir recuperar o corpo do irmão ele tem que fazer um monte de sacrifícios e no desenrolar da estória vão se explicando vários fatos. tudo se encaixa bonitinho. até o fato do herói ser baixinho tem sentido (só entende quem leu até o fim).

    é uma estória simples, com um desenvolvimento fácil, mas com alguns elementos dramáticos bem fortes. a conduta e obstinação do personagem principal e do Roy Mustang (esse eu tô só citanto, pra não me alongar mt) são absurdas.
    vale a pena tb pq os orientais conduzem as idéias de forma bem diferente dos ocidentais.

  25. Muito legal este episódio. Gostei muito e fiquei interessado na dica do “Castelo adormecido”. Valeu.

  26. Vocês citaram no programa “O Mistério da Mula-sem-cabeça”, uma HQ brasileira que trata de uma de nossas fábulas, e eu queria aproveitar pra recomendar a leitura de “Zeladores”, que também mostra mitos brazucas, mas de uma maneira diferente. Dá pra ler online, gratuitamente: http://zeladores.net/

    Abs e parabéns pelos videocasts e podcasts, galera! 😉

  27. _O Filme floresta negra lembro de ver quando criança, e muito foda esse filme.

    _Vocês esqueceram de comentar O Mistério da Estrela de Neil Gaiman, e também Coraline(não e bem um conto de fada,mas tem uma pegada de fantasia no mesmo estilo) que também e do Neil Gaiman

    _