Terapia – webcomic busca financiamento para virar livro

Uma das histórias em quadrinhos mais famosas do meio independente brasileiro está prestes a ser impressa. Terapia, webcomic desenhada por Mario Cau e roteirizada por Rob Gordon e Marina Kurcis está com um projeto no site de crowdfunding Catarse para ganhar seu primeiro álbum.

Vencedora do HQ Mix (o maior prêmio do mercado de quadrinhos brasileiro) de Melhor Webcomic em 2012, Terapia vem colecionando elogios da mídia especializada desde sua criação, em 2011. Nestes dois anos, a história – que narra o cotidiano de um jovem apaixonado por blues que discute diversos aspectos de sua vida em sessões com seu terapeuta – vem conquistando cada vez mais leitores, agradando não somente aos fãs de HQ como apreciadores de blues e profissionais da área de psicologia.

imagem42012-07-04-terapia53

Contudo, Terapia vem se destacando, cada vez mais, junto aos fãs de cinema. E isso se deve à narrativa cinematográfica da trama, tanto no desenvolvimento dos roteiros como na arte de Mario Cau. “Cinema e quadrinhos sempre caminharam juntos, em termos de narrativa. E eu uso muito disso na construção de cada página, procurando por ‘ângulos de câmera’, jogos de  ritmo narrativo e metáforas visuais que valorizem o roteiro”, explica o quadrinista.

Algumas páginas de Terapia realmente parecem ser pensadas como um filme, tanto no ritmo dos diálogos como no aspecto visual, com um jogo de luzes e cores, e experimentações com técnicas diversas, que ganha vida em cada página. A ideia dos autores, agora, é transportar isso para o papel, em uma edição de luxo repleta de material extra e diversos brindes.

Para isso, eles contam com a ajuda do público. Por meio do site Catarse, os leitores podem já comprar o álbum (existem valores diversos de contribuição, cada qual com suas respectivas recompensas), possibilitando que Terapia – Vol. 1 seja impresso. O período de arrecadação vai até o dia 1º de outubro de 2013.

Entre as recompensas que os autores oferecem aos apoiadores estão camisetas, pôsteres, palheta de guitarra, um ArtBook contendo ilustrações de mais de 40 artistas, sketchbooks exclusivos, originais, e uma faixa de áudio, que será enviada aos apoiadores, com comentários dos autores sobre todo o processo criativo, como os “comentários do diretor e produtores” que acompanham filmes.

O álbum tem previsão de ser lançado oficialmente no FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos, que acontece entre 13 e 17 de novembro de 2013 em Belo Horizonte.

Terapia: http://petisco.org/terapia/2011/05/terapia-pag-01/

Catarse: http://catarse.me/pt/terapia

2012-05-09-terapia462012-02-01-terapia36

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *