Renato Casaro – Um ilustrador diferente

Você provavelmente não escutou falar deste gênio da ilustração, mas é quase certo que já viu um de seus posteres por aí.

Ao contrário dos gênios que nós temos publicado com frequencia aqui no Pipoca, Casaro nunca atuou no mercado de quadrinhos – nem mesmo nas capas, como é o caso de Boris e Julie Bell. Na verdade, o trabalho dele é mais conhecido pelos retratos que faz, suas ilustrações de natureza (ele tem um lindo livro sobre a África Selvagem) e pelos belos murais. Podemos dizer que ele é como um artista da Renascença tentando viver em tempos modernos, adornando igrejas e templos, e fazendo pinturas de chefes de estado como se fossem os nobres do passado.

Mas de que isso interessa a nós, fãs de cinema e quadrinhos?

Pouca coisa, é verdade, e se não fosse por uma outra faceta deste versátil artista, ele jamais estaria aqui. Acontece que Casaro também dedicou grande parte da sua carreira a criar cartazes de filmes. E que cartazes!!! Entre suas obras primas podemos destacar Conan – o Bárbaro, Flash Gordon e Dança com Lobos. É duro de ver um post do homem e não desejá-lo em sua parede, mesmo sendo a imagem de um brucutu peludo ou de um galã de Hollywood.

Entre uma das obras mais ousadas do artista está 100 Anos de Filmes, que encabeça nossa lista de imagens. Então, sem enrolar mais, vamos ao que interessa!

Deixe uma resposta

  1. Pingback: Pinturas e ilustrações de Marilyn Monroe! « Artes & Humor de Mulher