Podcast 46 – Grandes Compositores: John Williams

Olá a todos, sejam bem vindos a mais um podcast do Pipoca & Nanquim.

Você pode não conhecer o nome dele, mas é improvável que jamais tenha escutado alguma de suas músicas. John Williams é um dos maiores (se não o maior) nomes da música clássica moderna (sim, nós sabemos que é um paradoxo falar isso) e o maior criador de trilhas sonoras da história do cinema.

Sem brincadeira, ninguém foi tão emblemático quanto este compositor que nos brindou com músicas tão díspares e sensacionais como Indiana Jones, Superman, ET, Tubarão e, claro, Guerra nas Estrelas. Williams compreende o cinema como poucos e, acima de tudo, compreende o papel que a trilha desempenha em um filme – e a partir desse entendimento ele nos deu joias preciosas que daqui a alguns anos, serão estudadas em faculdades de música em todo o mundo – marque o que estamos dizendo!

Porém, sem mais delongas, vamos ao que interessa e conhecer um pouco da carreira deste gênio. Ah, e antes que alguém apareça reclamando, sim, o Alexandre come uma bola fenomenal e acha que a trilha sonora de A Profecia é dele, quando na verdade pertence a Jerry Goldsmith – outro gênio da música no cinema. Mas não importa, afinal o tema também é genial, e música é a linguagem universal.

Até a próxima semana (a não ser que a gente se encontre na Fest Comix).

Músicas

Bloco 1
I’d Rather Go BlindEtta James
Hoochie Coochie ManMuddy Waters

Bloco 2
I’m Afraid Of AmericansDavid Bowie
Slow DownHalford

Bloco 3
Mr. Pinstripe SuitBig Bad Voodoo Daddy
The Legend of Johnny KoolThe Brian Setzer Orchestra

Bloco 4
I Love The Rain The MostJoe Purdy
Howlin’ WolfSmokestack Lightnin’

_________________________________________________________________________________

  • SUGESTÕES, CRÍTICAS, ELOGIOS E DÚVIDAS
    Envie e-mails para:[email protected]
  • iTUNES
    Você também pode assinar o podcast em seu iTunes. Sabe Como?

Se você gostar do que ouvir, ajude o podcast a se espalhar e clique no botão de RETWEET ou então no CURTIR do FAcebook. Indique para os amigos, coloque no seu blog, abra uma comunidade no Orkut, segue a gente no Twitter, enfim, colabore com as coisas que gosta (no caso, com Pipoca e Nanquim, rsrs)! Segunda que vem tem mais.

Reproduzir

Deixe uma resposta

  1. Hahahahhahaha…esse é o Bruno, criando as promoções mais absurdas! Coitado, sempre sendo zuado por vocês! kkkkkk…

    John Williams pra mim é o maior compositor de todos, não tem pra ninguém! É só olhar a obra dele, putz, ela é sensacional, clássicos e mais clássicos.

    Só faltou ele fazer a trilha do “O Senhor dos Anéis”! =D

  2. Muito bom esse programa sobre trilhas sonoras. Realmente elas fazem toda a diferença em filme.
    E atualmente nos jogos de video game também. Um game que na minha opnião tem uma ótima trilha sonora é o God of War. A emoção que uma trilha traz para um audio visual realmente é indescritível.

    Parabéns pelo programa, muito bom!
    Abraço!

  3. Quando entrei no site e vi o tema do podcast, no meu rosto se formou um sorriso de uma orelha a outra. GENIAL a ideia de comentar grandes compositores de trilhas sonoras, sou um grande fã de trilhas e começar com John Williams é demais. Foi impossível não se arrepiar a cada vez que uma trilha sonora era tocada. Vocês estão de parabéns pelo programa.

  4. Quando entrei no site e vi o tema do podcast, no meu rosto se formou um sorriso de uma orelha a outra. GENIAL a ideia de comentar grandes compositores de trilhas sonoras, sou um grande fã de trilhas e começar com John Williams é demais. Foi impossível não se arrepiar a cada vez que uma trilha sonora era tocada. Vocês estão de parabéns pelo programa.

  5. MUITO BOM!!!

    Aprovo a iniciativa, 

    Uma ideia para promoção, solta uma trilha e manda a galera procurar o compositor! (não é difícil mas sim divertido).

  6. Sensacional!!! Fiquei todo emocionado aqui em ouvir esse podcast falando das composições marcantes do John Williams, mas um pouco começaria a chorar q nem o bebezão do Bruno…kkkkkkk

    Parabéns,Pipoca e Nanquim! Além das composições nesse vocês arrebentaram nos blocos musicais!

    Abraço!

  7. – Essa é irreconhecível !!! Muito bom, o Bruno é uma figuraça. Trilhas fantásticas, muito marcantes.

  8. Que programa fenomenal. Não tem como não se arrepiar ao ouvir essas trilhas, especialmente, para mim, a do Indiana Jones.

    Já tou no aguardo por um programa sobre Hans Zimmer ou Ennio Morricone. Parabéns, pessoal. 🙂

  9. Sempre ouço o Pipoca e Nanquim, sou fã de vocês, parabéns. John Williams é O CARA na trilhas, ótima escolha para iniciar uma linha sobre o tema. Mas…A Profecia é do Jerry Goldsmith, moçada. Para se redimirem  – depois de ajoelharem no milho, claro (rs) – que esse seja o próximo compositor abordado em um futuro podcast.
    Um abraço e sucesso!

  10. Sempre ouço o Pipoca e Nanquim, sou fã de vocês, parabéns. John Williams é O CARA na trilhas, ótima escolha para iniciar uma linha sobre o tema. Mas…A Profecia é do Jerry Goldsmith, moçada. Para se redimirem  – depois de ajoelharem no milho, claro (rs) – que esse seja o próximo compositor abordado em um futuro podcast.
    Um abraço e sucesso!

    • É a gente percebeu a mancada Calouro, tanto que escrevemos uma errata no texto lá em cima, confira o último parágrafo. Mas claro, vamos fazer um desse compositor futuramente!

      Um abraço valeu pelos elogios!!!

  11. O tema de Empire of the Sun. Lembrando que o garotinho do filme cresceu e virou o Batman, Christian Bale.

  12. Sobre Rick Wakeman…

    Não é “As Cinco Esposas do Rei Arthur”, e sim “As Seis Esposas de Henrique VIII”.

    O álbum do rei Arthur veio depois, e tem um nome enorme: “The
    Myths and Legends of King Arthur and the Knights of the Round Table”.

  13. Muito bom mesmo o podcast. John Williams é genial sempre.Mas ainda sinto falta do feed de uma versão do podcast sem os blocos musicais, assim como tem no player aqui do site.No mais, parabéns, pq o podcast é sempre mto legal. Eu não deixo de escutar.[]s

  14. Encontrei na internet esse vídeo do John Williams, fazendo a trilha de Legend of Zelda. Não sei se é mesmo dele, mas achei fantástico, parece mesmo John Williams o/ 

  15. Podcast irado!!!!!,, vocês estão progredindo culturalmente!!!… não que quadrinhos não seja cultura!

    Me fizeram montar um “The Best of John Willians” aqui no meu pc….

    O próximo poderia ser sobre o Howard Shore!!… esse sim acredito que foi Wagneriano quando compos o Senhor do Anéis… Ele orquestrou o livro e não só os filmes… Na trilogia musical.. tem mais musica que cenas do filme.

    bom um abraço!!! continuem irados assim!

  16. Pingback: Videocast > Pipoca e Nanquim #129 – Steven Spielberg | Filmes com Legenda

  17. Pingback: Pipoca e Nanquim | Videocast #129 – Steven Spielberg | Supernovo.net

  18. Pingback: Videocast 129 - Steven Spielberg | Pipoca e Nanquim

  19. Pingback: ATPCast#30 – Clássico Pop: John Williams | ATPCast