Podcast 43 – Conan, o Bárbaro

Olá a todos, aqui estamos para alegrar mais uma cinzenta segunda-feira. Opa, dissemos cinzenta? Exato, especialmente para os cimérios, que acreditavam que a vida era nada mais que um ciclo de lutas incessantes e que um homem só se provava homem no campo de batalha. E após sua morte ele “viveria” para sempre em uma amarga terra cinzenta, cheia de brumas, vagando até o final dos tempos.

Essa visão que o povo cimério tinha do pós-vida não era oficial, é verdade, pois jamais foi mencionada por Robert Howard (o criador do bárbaro) ou seus principais escritores, porém traduz com precisão a angústia que cercava esse povo, cuja vida era dor, e a morte não trazia esperança de uma existência melhor. O culto a um deus que não se importa com seus adoradores e achava que o homem devia ser inflexível, brutal, inexorável… O contato com uma natureza extrema, que expõe os seres humanos a condições adversativas, gerando indivíduos duros; lobos sob peles humanas.

É desse povo que vem um dos personagens mais fascinantes de todos os tempos, o bárbaro Conan. Nascido na literatura na década de 1930, o cimério foi o principal marco do surgimento de um gênero que hoje se destaca como um dos mais fortes em qualquer mídia: Espada & Feitiçaria.

Sem Conan não haveria Dungeon & Dragons, Game of Thrones, Elric e, garantem alguns especialistas, nem mesmo O Senhor dos Anéis, ainda que a obra de Howard e Tolkien estivessem separadas por continentes de distância. Preciosismos à parte, este é nosso programa homenageando esta criação especialíssima, lembrando que aqui no Brasil você pode assistir o filme na rede Moviecom e comprar o livro Conan: o Bárbaro (Generale) aqui. E, caso queira saber tudo sobre o personagem, não se esqueça de adquirir o livro Quadrinhos no Cinema, da equipe do Pipoca.

Grande abraço a todos e até a semana que vem.

RESULTADO DA PROMOÇÃO DO PODCAST 42 – ENTREVISTA COM LOURENÇO MUTARELLI

Quem ouviu nosso podcast anterior sabia que o Pipoca e Nanquim, em parceria com a editora Quadrinhos na Cia., estava sorteando dois pôsteres do filme Natimorto, autografados pelo próprio Lourenço Mutarelli (autor da obra que inspirou a película e protagonista do mesmo). Bastava enviar por e-mail ou deixar nos comentários quais as suas obras preferidas do escritor, e os vencedores foram: Marcos NeufertMatheus Costa. Parabéns aos dois, entrem agora mesmo em contato conosco passando o endereço para enviarmos essa preciosidade, seus sortudos!

ERRATA

O videocast e a promoção que vai sortear dois livros Conan: o Bárbaro, da editora Generale, mencionados nesse podcast, vão ao ar na próxima sexta-feira, não estrearam na sexta passada como dissemos, por problemas técnicos na gravação do programa. Aguardem!

Músicas

Bloco 01
Trouble On Double TimeFree
I Know Why The Sun Don’t ShineFrankie Miller & Paul Kossoff

Bloco 02
The Stroke – Billy Squier
Candy – Iggy Pop & Kate Pierson

Bloco 03
Anything GoesAC/DC
Do You Love MeKiss

Bloco 04
King Of The DogsIggy Pop
When I’m Sixty-Four The Beatles


Se você gostar do que ouvir, ajude o podcast a se espalhar e clique no botão de RETWEET ou então no CURTIR do Facebook. Indique para os amigos, coloque no seu blog, segue a gente no Twitter, comente ou mande um email pra gente.

Reproduzir

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Conan é realmente um personagem incrível. Gosto das histórias desde que era moleque, mas só recentemente que fui começar a conhecer pra valer. Podcast muito bacana. 

    Anything goes, do AC/DC, é boa demais!

    a propósito, dica musical: Sword in the Storm (Rebellion)

  2. Conan é realmente um personagem incrível. Gosto das histórias desde que era moleque, mas só recentemente que fui começar a conhecer pra valer. Podcast muito bacana. 

    Anything goes, do AC/DC, é boa demais!

    a propósito, dica musical: Sword in the Storm (Rebellion)

  3. Eu sou fascinado pelo Conan, não tive a oportunidade de acompanhar os quadrinhos, mas a um ano comprei o livro de contos e acabei virando fã do Howard. 

    Mas fico muito foda esse podcast.Parabéns a equipe do pipoca e nanquim!

  4. Não está merecendo um videocast do Conan, quanto na sequência Howard,Frank Franzetta,Jusko uma saga de pod e video todos q se envolveram com este cimério!

    Já estou na busca do documentário qual mencionaram!Abraço!

  5. Não conheço nada de Conan mas com os programas que fizeram sobre eu to muito a fim de conhecer. Agora pouco dando uma olhada numas lojas achei esta pré-venda. Conan O Libertador; Edição Histórica. https://www.mythoseditora.com.br/catalogo/default.asp?acao=detalhe_produto&cod_produto=3588&categ0=&categ1=&categ2=&loja=editora

    É uma boa pra começar a ler histórias do personagem? 

    Abraço, parabéns, e obrigado pelos programas, minhas segundas e sextas não são mais as mesmas sem escutar o podcast e assistir o videocast!

    • Vou me adiantar ao Bruno, Alexandre e Daniel pra te responder, Jardel: 

      O melhor lugar pra começar a entender do Conan e do gênero “capispada” é o livro Quadrinhos no Cinema! 

      E falo sério. Eu tenho, eu li, e é FODA!
      Depois disso você pode ler Nascido no Campo de Batalha ou ir logo pro livrão que o Alexandre traduziu.

  6. Assisti o documentário, muito bom!

    Aproveitando o comentário do Pedro_rnogueira, realmente o livro Quadrinhos no Cinema é um ótimo começo pra conhecer tanto o Conan quanto o Lanterna,Thor e o Capitão América. 

  7. Salve, pipoqueiros e nanquinzeiros.

    Conan foi um dos primeiros personagens que tive contato nas HQs. Acompanhei algumas fases e encerrei a leitura juntamente com a série Conan Rei.
    Que pena que tá todo mundo malhando o filme… o Bárbaro merecia um remake digno.

    Abração.