Left 4 Dead – matar zumbis nunca foi tão divertido

Um bom remédio para descansar a cabeça após um longo dia de trabalho é matar alguns zumbis! Chegar em casa, ligar o computador ou o videogame, colocar Left 4 Dead pra rodar e se esquecer dos problemas com algumas horas de pura diversão.

Se você assistiu Extermínio, Madrugada dos Mortos, Zumbilândia, os filmes de George Romero e gostou, esse jogo foi feito pra você. Trata-se de quatro sobreviventes em um mundo devastado e povoado por velozes zumbis. De alguma forma, esses quatro personagens são imunes ao vírus que transforma todos em mortos comedores de carne humana, mas se quiserem continuar vivos precisam percorrer um longo e perigoso caminho rumo à equipe de resgate.

A franquia já está no segundo game. O primeiro foi o jogo mais esperado de 2008 e o seguinte saiu menos de um ano depois, em 2009, ambos excelentes! Left 4 Dead traz quatro campanhas com cinco fases cada uma, um total de 20 cenários, já Left 4 Dead 2 é um pouco maior, com cinco campanhas, duas de quatro fases e três com cinco, totalizando 23 cenários.

A dinâmica do jogo é bem simples. No primeiro, basta atravessar os cenários matando os zumbis e chegar vivo até uma porta blindada, que quando trancada pelo grupo dá inicio a nova fase. Na última fase de cada campanha tem um rádio para pedir socorro aos veículos de resgate, mas até a ajuda chegar você e os três companheiros devem sobreviver lutando contra, literalmente, um exército de zumbis. Sem complicações, sem mistérios, sem enigmas e nada de mapas que te deixam perdido – o caminho é fácil de percorrer, a dificuldade está nos zumbis que você terá que eliminar.

O segundo game é um pouquinho mais complexo. Os desenvolvedores pegaram tudo de mais divertido que havia no primeiro e acrescentaram mais desafios, principalmente nos finais de campanha. Em uma das últimas fases, o grupo precisa encher um carro com vários galões de gasolina para poder dar a partida e fugir. Em outra, você deve atravessar uma ponte cheia de carros abandonados indo na contramão dos zumbis, antes que aviões-caça detonem tudo com seus mísseis. Uma das campanhas é bem interessante: os quatro jogadores atravessam alguns mapas em busca de combustível para uma embarcação, quando encontram os barris, precisam voltar até o barco pelo mesmo trajeto, dessa vez com chuva, escuridão e enchentes.

Left 4 Dead é como um filme de zumbis perfeito. Os cenários proporcionam o clima de terror ideal! Tubos vazando gás, luzes piscando, destroços em toda parte, goteiras, pisos que rangem, enfim, elementos clichês que são fundamentais. Os jogadores passam por um aeroporto arrasado, um hospital cheio de zumbis com aqueles jalecos de bunda de fora, esgotos sem iluminação, circo com palhaços zumbis (palhaços zumbis, olha que foda!), pântanos de água até a cintura, prédios, vizinhanças outrora pacificas, um shopping destruído, uma estação de trem, fábricas, construções, etc. Todas as fases são ótimas, você não enjoa de jogar o mesmo cenário várias vezes.

Com esse clima tenebroso é divertido tentar recriar algumas cenas clássicas de filmes. Vira e meche, eu subo no capô de um carro com uma 12 e encho de tiros os zumbis ao meu redor! E falando em 12, não poderiam ter escolhido armas melhores para deixar a disposição dos sobreviventes. É muito legal atirar com uma espingarda e dar aquela engatilhada de som inconfundível; pegar um revólver em cada mão e caminhar metendo balas; se posicionar no telhado de uma casa e metralhar a horda lá embaixo empurrando os que tentarem subir! No segundo jogo foram acrescentadas armas brancas, como machados, facões e espadas, além disso, você pode usar vários outros itens para se defender, desde frigideiras e guitarras, até pés-de-cabra e, pasmem, serra elétrica! Fodaaaaa! A tela enche de sangue quando você picota os zumbis! Outro petardo é jogar uma granada e ver seus corpos voando pra todos os lados (no primeiro game eles não são arremessados, apenas explodem em sangue), ou então estourar um coquetel molotov para fazer os malditos correrem queimando.

E os zumbis foram feitos como se deve: rápidos e ferozes! Se fossem devagar, não teria tanta adrenalina. Eles estão em toda parte e os sustos são frequentes, já dei vários pulos na cadeira ao dobrar uma esquina ou atravessar uma porta e topar com um zumbi na minha frente. Muitas vezes eles vêm correndo em horda, atraídos pelos sons de tiros sobreviventes.

Além dos mortos-vivos comuns, têm também alguns com habilidades especiais. De início, a presença dessas criaturas me incomodava, afinal, não estavam nos filmes que me fizeram pegar gosto pelo gênero, mas logo fica claro que eles são cruciais para o bom andamento do jogo. Tem um gordão que vomita uma gosma que te deixa cego e atrai outros zumbis, um com uma língua enorme capaz de te agarrar e puxar, e outro que pode dar pulos enormes e cair golpeando em cima de alguém do time. Em Left 4 Dead 2 são esses e mais três: um brutamontes que chega atropelando e te batendo contra o chão, uma feiosa que esguicha ácido e um anãozinho que gruda na sua cabeça.

Mas os mais aterrorizantes são a Witch e o Tank. A primeira é uma menina que fica chorando no chão – seus gemidos são arrepiantes, diga-se de passagem – até alguém fazer muito barulho ou passar a luz da lanterna em sua direção, o que faz ela se irritar e levantar para acabar com o pobre coitado. A Witch lembra muito aquela zumbi medonha do final de REC, magrela, cabeluda e de fralda. O segundo é um monstro enorme que chega atropelando tudo e todos! Uma porrada dele e você voa longe, mais algumas e você morre. Ele arremessa carros, pedras e seus passos fazem o chão tremer, são necessárias centenas de balas para fazê-lo parar. Quem já jogou pode dizer como é tenso quando um Tank chega. Esses dois possuem sua própria musica tema que anuncia quando vão entrar em cena, só de ouvir você já sabe que está ferrado.

Aliás, a trilha sonora dos dois games é muito boa, ela é responsável por grande parte do clima de terror. Não teve um amigo meu que jogou e não falou bem da trilha. Além das músicas, os grunhidos dos zumbis e outros sons são asquerosos! Os zumbis de habilidades especiais, antes de se revelarem, ficam torturando psicologicamente os jogadores com barulhos característicos que parecem vir de todos os lados.

Left 4 Dead é um jogo para X-Box 360 e PCs. A grande maioria dos computadores tem capacidade para fazer o game rodar bem, pois não é muito pesado e exige apenas uma pequena placa de vídeo. Isso não significa que os gráficos sejam ruins, não se preocupe, pois são muito bons, apenas não está entre os melhores, óbvio. Eu prefiro assim, se os gráficos fossem extremamente perfeitos, jamais conseguiria jogar, pois não tenho X-Box 360.

Eu ainda não mencionei o grande trunfo do game, sua maior sacada: os modos de jogo. Você pode jogar sozinho, com seu personagem e três boots, ou então on-line no multiplayer, com quatro jogadores tendo que trabalhar em equipe para atravessar os mapas. Quando alguém morre, surge um pouco depois como se fosse outro sobrevivente encontrado. Mas, o modo mais divertido é o Versus. São oito jogadores na fase, quatro como sobreviventes e quatro como zumbis! Isso mesmo, você pode jogar na pele de um daqueles zumbis especiais que mencionei lá em cima. Já que os zumbis são eliminados mais rapidamente, você ressurge após alguns segundos como outro morto-vivo. Até mesmo o Tank, quando aparece, fica sob comando de um jogador. Esse modo é muito dinâmico, o grupo de zumbis pode fazer várias estratégias pra encurralar os sobreviventes, que por sua vez têm que colaborar muito um com o outro para não perecerem rapidinho. Dependendo das pessoas que jogarem com você, suas partidas serão emocionantes ao extremo.

Os dois Left 4 Dead estão entre meus games preferidos! São viciantes demais. Você começa jogando sozinho, depois passa a se sentir apto pro multiplayer e por último descobre que o modo mais divertido é o Versus. Prepare-se para perder várias noites matando zumbis.

Ah, e se você ainda não descobriu a razão do número 4 no título, é uma analogia da frase “left for dead” (deixados para morrer) com o som da palavra “four” (quatro), que é a quantidade de personagens sobreviventes.

Left 4 Dead (Valve)
X-Box 360 ou PCs

Sistema Operacional: Windows Vista, XP, 2000 (Windows 7 apenas Left 4 Dead 2)
Processador: Pentium 4 de 3.0Ghz / Dual Core 2.0Ghz / AMD64 X2
Memória: 1GB para XP / 2GB para Vista e 7
HD: 7.5GB livres
Placa de Vídeo: Compatível com DirectX 9.0c e com pelo menos 256 MB

Deixe uma resposta

  1. Cara, é a primeira vez que discordo de algo aqui no pipoca.
    Não gostei muito deste game. A galera curte, e eu também me diverti jogando.
    Mas só tem uma coisa…cadê a historia? Não tem. Hoje em dia, os jogos eletronicos tem roteiros por vezes, melhores que muitos filmes (vide bioshock e a serie Metal Gear).
    Ta certo que numa situação destas, não se tem ideia do que esta acontecendo, igual o que acontece no anime high school of the dead.
    Só que poderiam fazer um roteiro pelo mesnos. Você encontrar documentos que revelam algo, gravadores com mensagens de outras pessoas, sei lá…inventa.
    Pra mim, o melhor ainda é Resident Evil. Só até o 3 também, porque depois ja não é mais zumbi.
    Ainda assim, belo post.

  2. Ah é, pode crer. Vou inverter os papeis, e vou dar uma dica pra ti Brunão. Da uma jogada em Bioshock. Graficos incriveis, jogabilidade 10, e historia absurda. Incrivel.
    E gostaria de parabeniza, porque é o primeiro post de games do site né?
    Vcs poderiam incluir games na pauta dos programas que tal? Acho que foge um pouco da proposta de vcs, mais seria muito bom.
    Abração.

  3. Rgama, acho que o fato de não ter história contribui para eu ter gostado tanto de Left 4 Dead. Quer dizer, eu gosto muito de games com excelentes roteiros, como Call Of Duty e Gears Of War, mas de vez em quando eu não quero saber de ver história, só quero me divertir dando uns tiros, é nesse ponto que a simplicidade de Left 4 Dead me cativou. Eu só quero matar zumbis, sem complicações. O jogo é muito divertido e traz modos criativos, isso basta pra mim.
    Rapaz, já ouvi falar muito bem de Bioshock, até joguei um pouco na casa de um amigo meu (acho que joguei o dois, eu tinha uma broca e dispara uma eletricidade da minha outra mão) mas não cheguei a instalar. Tenho pouco tempo para games, mas esse está na lista dos próximos.
    Sempre que puder colocarei mais posts sobre games aqui, os próximos são Prototype, Mirrors Edge, Crysis e Modern Warfare 2!! Já jogou algum desses?

  4. Entendi.
    Então, ja joguei todos kkkkkkkk
    É que devido a minha profissão, tenho que estar sempre por dentro. Onde tem 3d, tenho que estar correndo atraz ^ ^.
    Tenho certeza de que você vai gostar do Bioshock, principalmente o primeiro.
    Quanto á vocês postarem mais material sobre games, seria relmente muito legal. Sei que não é o fóco de vocês, mais seria bem legal ter a opinião de vocês também a respeito deste assunto.
    Valeu Brunão.

  5. O Daniel e o Alexandre não ligam muito pra games não, já eu, embora tenha pouco tempo disponível, procuro sempre jogar alguma coisa. Atualmente estou jogando Black Ops, e o próximo a ser instalado no meu PC é Metro 2033. Estou louco pra jogar Bioshock, mas além desse, também quero muito conferir Red Dead Redemption (assim que escreve?), dizem que é ótimo!
    O que acha dos jogos que mencionei no comentario acima? E se me permite perguntar, qual é o seu trabalho? Fiquei curioso XD…

  6. Acho que é assim mesmo que escreve ^ ^
    Cara, eles deviam começar a jogar heim. Hoje em dia tem muito game cujo roteiro da de 10 em muita coisa de hollywod. Sem contar que é o ramo do entretenimento que mais movimenta grana.
    Meu, ainda não joguei Read Dead, mas todo mundo diz que é excelente, ou como vocês costumam dizer, um petardo rsrsrsrs
    Em relação aos games que vc mencionou, só não gostei muito de mirros edge, apesar de ter gostado muito da arte mais clean.
    Então, eu sou designer 3d. Trabalho com modelagem, animação, designe de personagens, essas coisas.

  7. Ah quanto ao crysis, só achei ruím o fato de que quando a trama fica boa, tudo começa a se revelar, e a ação começa de verdade…o game acaba kkkkkkkk
    Mas o 2 ta chegando aí, vamos ver…

  8. O jogo nao ta pegando no windows 7 aqui no meu ele entra so que os bonequinhos somem nao aparece os zumbis eles tao invisivel e agente tambem, ele rodo no xp direitinho e o meu pc tems os requisitos minimos pra roda no vista ja q nunca vi os requisitos pra rodar no seven. algem sabe arrumar esse problema??? se algem souber me manda um email [email protected] vlw