Lúcifer: A Opção Estrela da Manhã (2ª parte) – Se não leu, leia!

Dando sequência ao review de Lúcifer: Opção Estrela da Manhã, vemos na cena de abertura da segunda edição Bradiach exaurido, ao que parece graças à sua maldição de “ver” várias imagens de acontecimentos aleatórios. Aparentemente tudo parece resultante dos desejos atendidos pela Veleidade, e com consequências nem sempre satisfatórias. Bradiach vê também Lucifer caminhando em direção ao Nono Círculo do Inferno. Na Divina Comédia de Dante Alighieri, esse lugar é o Lago Cocite, local das lamentações que fica no centro da Terra, formado pelas lágrimas e sangue dos condenados. No Cocite estão imersos todos os traidores, representados pela figura de Lúcifer, o traidor de Deus. Nesse lago, os traidores são distribuídos em quatro esferas diferentes, dependendo da gravidade da traição.

Lúcifer encontra Remiel, um dos dois anjos incumbidos de guardar o Inferno após o abandono de Lucifer. Percebemos a sagacidade de ex-dirigente do Inferno, que com sarcasmo e arrogância, passa facilmente por Remiel, “porquinho, porquinho, me deixe entrar”, diz. Durante a saga Entes Queridos em Sandman, Remiel havia pedido a Lúcifer para reconsiderar e voltar para o Inferno.

Lúcifer encontra também Duma, o Anjo do Silêncio, o outro responsavel pelo Inferno, curiosamente um dos poucos anjos cujo nome não termina na sílaba “el”. A saudação de Lúcifer é uma citaçao do poema “O Jardim” de Andrew Marvell, uma obra que exalta a Natureza idealizada em contraste com o estado decadente das coisas sob influência do Homem. Essa passagem é também uma referência direta ao poeta Virgilio, nas Bucólicas, onde “ninguém mais juncará o solo com ervas floridas, ou cobrirá as fontes com verdes sombras?”. O poema de Marvell é uma espécie de retorno ao Éden, o mundo idealizado, que leva a imaginar um Deus Jardineiro tendo Adão (Homem) como seu ajudante, incumbido de cuidar do Jardim, e que depois seria expulso por desobediência ao Criador e por não cuidar do jardim.

Vemos aqui transparecer o quão parece ser pesado o fardo para Lúcifer ao admitir a Duma que ele, Lúcifer, está ali a serviço do Senhor. No entanto, Lúcifer sabe que precisará da orientação de Duma para encontrar as Veleidades, que estão escondidas quatro níveis abaixo. Descobrimos que as Veleidades tem origem no início dos tempos, quando ainda imperava o silêncio no mundo dos Homens, quando ainda viviam em cavernas, e não possuíam voz para se expressarem, apenas pensamentos. Época em que os pequenos deuses silenciosos foram criados a partir dos desejos mudos de seus adoradores.  Diferente de Remiel, Lúcifer aparenta ter certo grau de respeito com Duma, tanto que o agradece ao saber qual direção deve tomar. Os quatro níveis mencionados, certamente se referem à Criação e não ao Inferno.

Lúcifer volta a Bradiach, conversa de um telefone público com Pharamond Farrell, uma deidade vista pela ultima vez em Sandman: Vidas Breves. Ao que parece a busca de Lúcifer deve ser feita em forma de peregrinação, tanto que ele irá andar a pé, usar avião e automóvel como meio de transporte. O confronto com Mahu se dá de forma rápida e eficiente. Nesse ponto novamente vemos como o poder da luz de Lúcifer é usado para derrotar os dois Lilim, que “não são truques, mas pura magia simpática”, diz o personagem. Descobrimos a utilidade da pena retirada da ave – finalmente asas – e também que Mahu raptou Rachel para servir de barganha com Lúcifer.

De volta ao piano bar, vemos Mazikeen trabalhando silenciosamente, e logo em seguida ser possuída por algum tipo de entidade. Embora não seja claro, parece que se trata da Veleidade, que aprisiona Lúcifer juntamente com Rachel em uma armadilha de realidade através do reflexo no olho de Mazikeen.

Bradiach debate com Mahu que “o céu está rompido, e o inferno é um gesto vazio, quando mundo e o desejo se tornarem um, não haverá necessidade de um lugar separado chamado Inferno”. As implicações desse comentário seriam os apontamentos que atos demais desastrosos para o equilíbrio universal estão em andamento, e por isso a intervenção dos Céus se fez necessária, pois conhecendo a natureza humana, o Inferno estaria instalado na própria Terra, por conta do caos gerado graças ao desenfreado desejo humano. A referência certamente seria pela ausência de Lúcifer no Inferno, que agora está sob a administração dos Céus, através de Remiel e Dumas. Lúcifer que fora uma vez expulso dos Céus, caminha livremente entre os Homens para cumprir um trabalho para o Criador, em troca de uma carta de passagem.

No encontro de Lúcifer com Farrell descobrimos que o poder da Veleidade atingiu também seus negócios. O pedido de Lúcifer de não ser mais chamado de Lorde tem relação com sua abdicação na regência do Inferno. Rachel à primeira vista não acredita na identidade de Lúcifer, e demonstra certa ingenuidade ao pensar que Lúcifer teria levado a alma de seu irmão Paul ou que ela teria que jogar algum tipo de jogo com Lúcifer para ter Paul de volta.

Percebemos que a travessia de Lúcifer para o primeiro nível deve ser sob a forma de peregrinação, e que pagamentos devem ser feitos e caminhos devem ser encontrados. O aes grave, mencionado nesta estória, era usado como moeda de pagamento na Itália Central nos séculos quarto e quinto antes de Cristo. A ascendência navajo de Rachel também será parte da peregrinação, e a passagem deve ser encontrada em terras navajos. O monte Tsoodzil, é o nome atual do Monte Taylor, localizado no noroeste do Novo México, também conhecido pelos Navajos como Montanha Sagrada do Sul ou Montanha Turquesa, local sagrado como o berço ancestral dos Navajos, o Dinétah, que na mitologia navajo é a área onde está centrado o mito da Criação Navajo. Os clãs da Pena (‘Ats’oos dine’e) e dos Hogan (Hooghan lani) são alguns dos clãs navajos, e pelo comentário de Lúcifer de que Rachel não é um dos Dineh, significa que ela não era navajo legítima, ou seja, Rachel é mestiça. O comentário de Lúcifer de que está “indo matar alguns deuses” certamente é o prenúncio do conflito com os Deuses Silenciosos.

Na próxima edição veremos como se dará o conflito entre Lúcifer e a Veleidade, onde algumas respostas serão dadas, e mais perguntas surgirão no capítulo final dessa magnífica saga destilada com várias referências sobre a Criação dos Mundos.

Leia mais sobre essa obra: Parte 1 e Parte 3.

Deixe uma resposta

    • Diego, sou suspeito em falar que essa série de Lucifer foi um dos melhores produtos da DC Vertigo na virada do ano 2000. Infelismente no Brasil, so vimos publicada essa minissérie Opção Estrela da Manhã e os 11 primeiros capitulos da serie mensal, todos pela editora Brainstore, alem do especial Lucifer: Nirvana pela editora Opera Graphica. Mês que vem nos vemos no desfecho dessa minisserie. Grande abraço.

    • Olha essa resenha foi otima lá no sebo do messias lá na sé tem um monte destas revistas digamos abandonadas

      • Obamis, pena que Lucifer passou meio que desapercebido pelo público brasileiro. Vale uma conferida.

    • Ei Luh, ne3o sou muito rome2ntica ne3o…Gostei ne3o… A saia godea nem e9 o que me incomoda tanto. Quando criane7a adora rodar mianhs saia. c9 o ar armado e duro da saia.Esta trend eu passo.Bjoswww.alessandrafaria.com

  1. Pingback: Lúcifer: A Opção Estrela da Manhã (3ª parte) | Pipoca e Nanquim

  2. Pingback: Lucifer: A Opção Estrela da Manhã (1ª parte) - Se Não Leu, Leia! | Pipoca e Nanquim

  3. POMBA GIRA 7 SAIAS
    Com seu leque a abanar
    É a Cigana das Setes Saias
    Rainha deste lugar
    Ela é moça bonita
    Dona do meu coração Vem chegando
    E abanando o seu leque com precisão
    Oh Rainha Sete Saias
    Por favor, vem me ajudar
    Preciso da sua força Sempre aqui neste congá

    POMBA-GIRA SETE SAIAS É uma mulher que não é de brincadeira, aceita brincadeira na hora certa, quando está trabalhando é muito séria, transmitindo muita segurança, faz suas mandingas com seus colares, que são vários, de preferência que dão sete voltas, gosta de muitas pulseiras, de beber champanhe na taça, gosta de seu fumo, não manda recado, o que tem que ser dito é dito na hora, não deixa pra depois, se quer saber a verdade pergunte a Pomba gira Sete Saias, caso contrário não diga nada, pois poderá ouvir o que não quer ou não deseja. Com ela não existe meio termo ou é ou não é. O que ela faz e promete ela cumpri, mas se vacilar ela dá o troco, nunca leve na brincadeira o que ela diz e cuidado com o que pede. Laroiê Sete Saias, laroiê!!!! SALVE SETE SAIAS !!!
    Minha boa e gloriosa Princesa pelos 7 EXUS que acompanham seus passos, rogo e suplico que amarre O (pcsc) nos 7 nós de suas saias nos 7 Guizos de sua roupa p mim (dpds) e me assuma como sua mulher . Vou divulgar seu nome em troca deste pedido de trazer este HOMEM, (pcsc) hoje e sempre comigo, para que ele se torne meu o mais rápido possível pense em mim e FIQUE PRA SEMPRE COMIGO, pois não conseguirá ficar longe de mim, pois terá medo de me perder, que tenha muito ciúmes de mim, que venha dizendo que me quer sempre junto dele, p/sempre, tudo ele me dará, nada ele me esconderá, nada ele me negara. Assim seja e assim será! E assim está feito! Eu profetizo em nome do pai do filho do espírito santo, que O (pcsc) vai ficar para sempre comigo (dpds) o mais rápido possível, confio nas falanges da pomba gira rainha das 7 encruzilhadas, cada vez que for lida essa oração mais forte ela se fará, por isso vou mandar aos 4 cantos do mundo pedindo à mãe que me conceda o pedido de o (pcsc) me assumir como su!
    a mulher, O SEU AMOR, e morar comigo(dpds). Sei que os espíritos das falanges de POMBA GIRA já estão soprando no ouvido dele o meu nome (dpds) de dia e de noite (pcsc) NÃO VAI TER INTERESSE, DESEJOS E TESÃO POR NENHUMA OUTRA MULHER E AS QUE ESTÃO INTERESSADAS NELE, vai broxar com qualquer outra mulher, SOMENTE COMIGO (dpds) O (pcsc) ELE TERÁ PRAZER, SENTIRÁ DESEJOS E TESÃO. QUE (pcsc) PENSE EM MIM (dpds) TODOS OS DIAS DE SUA VIDA, QUE SEMPRE PENSE EM MIM COM DESEJOS, COM SAUDADES, COM VONTADE DE ESTAR AO MEU LADO, COM SAUDADES DO MEU CORPO, DO MEU SEXO, E DO AMOR QUE EU SINTO POR ELE, confio no poder das 7 Encruzilhadas e vou continuar divulgando esta oração poderosa. ASSIM SEJA. ASSIM ESTÁ FEITO!!! SALVE 7 SAIAS!!! DÊ-ME UM SINAL MINHA POMBA GIRA 7 SAIAS

  4. Oracão forte em nome de Lucifer para trazer amor de volta.

    SÓ FAÇA ESSA ORAÇÃO SE
    TIVER CERTEZA DO AMOR
    QUE SENTE POR ELE POIS
    ESSA ORAÇÃO UMA VEZ
    FEITA JAMAIS SERA
    DISFEITA…
    Lúcifer Poderoso, eu
    (MSDM) venho invocar
    Lúcifer, o Príncipe do
    inferno para que realize o
    meu desejo, eu quero que
    (DOP) fique comigo
    apaixonado me amando
    todos os dias de sua vida e
    que ele me assuma na sua
    vida e no seu coraçao para
    sempre. Eu (MSDM)) invoco
    CAIFÁZ, SATANÁS,
    FERRABRÁS, LÚCIFER,
    LEVIATHAN e todos do
    inferno para que me tragam
    (DOP) para sempre
    PODEROSO LÚCIFER ME
    MOSTRE QUE ESTÁ
    AMARRANDO ESSE HOMEM
    PARA MIM (MSDM), ajude-
    me a fazer (DOP) se
    apaixonar e me amar de
    verdade, acreditar em mim
    por todo o seu PODER. Que
    (DOP) só queira a mim
    (MSDM) em sua vida e mais
    ninguém. Faça (DOP) vir
    desesperado implorando
    pelo meu amor e minha
    atenção PELOS PODERES DE
    CAIFÁZ, SATANÁS,
    FERRABRÁS, LÚCIFER,
    LEVIATHAN façam com que
    (DOP) sofra muita saudade
    de mim a cada minuto que
    estiver longe de mim
    (MSDM) e que ele sofra
    muita dor e sinta muito a
    minha falta e que ele durma
    e acorde pensando em mim
    e venha correndo o mais
    rápido possível atrás de
    mim (MSDM) por todos os
    seus poderes não deixe
    (DOP) ter paz, sossego,
    atormente os seus
    pensamentos com minha
    imagem. PODEROSO REI
    LÚCIFER sopre o meu nome
    (MSDM) nos ouvidos de
    (DOP) a ponto dele
    enlouquecer de amor,
    saudades e desejos sexuais
    por mim (MSDM), não deixe
    que ele me esqueça nem por
    um minuto e que ele venha
    louco e apaixonado atrás de
    mim agora e que ele não
    pense em nenhum outro homem.PODEROSO REI
    LÚCIFER afaste TODOS OS HOMENS
    E MULHERES QUE TENTAREM
    SE APROXIMAR DE (DOP),
    AS AMIGAS E AMIGOS DA INTERNET,
    , DA RUA,OS EX
    NAMORADOS, OS AMANTES,
     , OS AMIGOS QUE NAO QUEREM O NOSSO BEM, AFASTE TODAS
    AQUELAS PESSOAS QUE
    POSSAM CONTRIBUIR PARA
    A NOSSA SEPARAÇÃO, LHE
    IMPLORO LHE SUPLICO
    AFASTE PARA BEM LONGE,
    AFASTE DEFINITIVAMENTE
    TODOS ESSES HOMENS E MULHERES E
    OUTROS PARA BEM LONGE
    DE (DOP). Eu imploro rogo
    e suplico que me traga
    (DOP) me amando,
    sofrendo por mim
    desesperado, me desejando,
    querendo transar comigo
    (MSDM) ,que ele sinta muito
    tesão, ereção somente por
    mim (MSDM) PELOS
    PODERES DE CAIFÁZ,
    SATANÁS, FERRABRÁS,
    LÚCIFER, LEVIATHAN tira os
    amigos e amigas da internet,do
    trabalho,da rua, os ex
    namorados, as os amantes,do
    caminho de (DOP), eu rogo
    praga e amaldiçoou a vida e
    a alma de qualquer outro homem e mulher que se envolver com
    (DOP) principalmente OS
    QUE SE INTERESSAREM POR
    ELE OS DA INTERNET, DA
    RUA ,DO TRABALHO DELE se
    ele tentar transar com
    qualquer outro homem ou mulher que
    não seja eu (MSDM) ele vai
    falhar todas as vezes ele vai
    falhar e só pensará em mim
    (MSDM), que (DOP) não
    seja feliz longe de mim
    PODEROSO REI LÚCIFER faça
    (DOP) falar para todas as
    pessoas que ele me ama e
    comigo quer viver, casar e
    morar juntos na mesma
    casa e me quer para sempre
    em sua vida. INVOCO
    CAIFÁZ, SATANÁS,
    FERRABRÁS, LÚCIFER,
    LEVIATHAN e todos do
    inferno e todas as forças
    superiores como POMBA
    GIRA MARIA PADILHA E
    SUAS FALANGES, AS 3
    ALMAS NEGRAS QUE VIGIAM
    SÃO CIPRIANO, EXÚS, AS 13
    ALMAS SANTAS E BENDITAS
    E TODAS AS FORÇAS DA
    NATUREZA E DO UNIVERSO
    para que me tragam (DOP)
    para mim (MSDM) e amarre o
    espírito e o corpo de (DOP)
    ao meu para sempre, façam
    ele me AMAR e dizer que me
    ama e que ele fique
    definitivamente comigo
    (MSDM). Prometo que em
    troca do meu pedido
    realizado, publicarei e
    divulgarei o seu nome REI
    PODEROSO LÚCIFER imploro
    e suplico pelo seu PODER,
    SUA GLÓRIA, SUA
    SABEDORIA e traga o mais
    rápido possível (DOP) para
    mim (MSDM) para sempre.
    PODEROSO REI LÚCIFER que
    neste momento (DOP)
    onde ele estiver e com
    quem ele estiver INVOCO E
    SUPLICO AS MARAVILHAS
    DOS SEUS PODERES
    PODEROSO REI LÚCIFER que
    ele esteja pensando em mim
    (MSDM) e a todo custo me
    querendo, sentindo muitos
    desejos sexuais por mim
    (MSDM) e que ele venha
    agora rastejando aos meus
    pés implorando pelo meu
    amor, faça ele sentir
    saudades dos meus beijos,
    abraços,da minha pele, dos
    meus cabelos, meu cheiro,
    do meu corpo e sexo,
    PODEROSO REI LÚCIFER
    AMARRE O ÓRGÃO SEXUAL
    DE (DOP) AO MEU ESPÍRITO
    E CORPO PARA SEMPRE
    PELOS PODERES DE CAIFÁZ,
    SATANÁS, FERRABRÁS,
    LÚCIFER, LEVIATHAN ,eu
    prometo divulgar, publicar o
    seu nome PODEROSO REI
    LÚCIFER na INTERNET, em
    troca da minha oração
    realizada. PODEROSO REI
    LÚCIFER quero fazer um
    pacto de louvar o seu nome
    SEMPRE em troca da minha
    oração realizada de
    imediato de trazer (DOP)
    para mim (MSDM)para
    sempre. Que (DOP) seja
    fiel, apaixonado,manso,
    carinhoso e tenha muitos
    ciúmes de mim (MSDM)
    prometo que em troca do
    meu pedido realizado de
    imediato louvarei o sei
    nome PODEROSO REI
    LÚCIFER SEMPRE me faça
    ser lindo, poderoso, ganhar musculos e ficar bem malhado, ser muito rico, ter sucesso, ser
    forte, ser amado por todos e principalmente
    por (DOP) , que na cama
    de (DOP) fique os 42
    milhões de demônios
    pertubando o seu SONO E
    DESCANSO enquanto ele
    não vier falar comigo
    (MSDM) DIZENDO QUE ME
    AMA. Assim está feito que
    (DOP) só sinta prazer e
    amor por mim (MSDM).
    PUBLICAREI O NOME SATAN
    SEMPRE EM TROCA DA
    MINHA ORAÇÃO REALIZADO
    DE IMEDIATO. NADA DESFAZ
    ESTÁ ORAÇÃO . AMÉM.