Exposição Ícones dos Quadrinhos chega ao interior de São Paulo

Atração premiada com o Troféu HQMIX traz personagens clássicos interpretados por grandes nomes das HQs brasileiras e mundiais

Os Ícones dos Quadrinhos representam e amplificam nossos sentimentos, desejos, virtudes e mesmo os nossos defeitos. Eles saem das páginas de quadrinhos para invadir as TVs, as telas de cinema e, acima de tudo, o imaginário de todos nós.

Nesta exposição premiada com o Troféu HQMIX, fãs e apreciadores de arte de todas as idades encontrarão trabalhos de mais de 50 artistas entre brasileiros e estrangeiros que foram convidados a reinterpretar seu personagem preferido em ilustrações inéditas, além de compartilharem com o público os motivos de sua relação especial com tal personagem.

A exposição inclui artes inéditas de Mauricio de Sousa, Bill Sienkiewicz, Ivan Reis, Dave Johnson, Lu Cafaggi, Peter Kuper, Rafael Grampá, Danilo Beyruth, Adriana Melo, Eduardo Damasceno, Jeff Lemira, Gustavo Duarte, Mike Deodato Jr e diversos outros nomes de destaque nos quadrinhos brasileiros e estrangeiros. Os personagens foram escolhidos de forma a prestigiar aqueles com maior repercussão entre os brasileiros, com grande presença de personagens nacionais.

“É uma oportunidade para o público redescobrir os principais ícones das HQs no traço de novos ilustradores e de lendas dos quadrinhos em uma exposição premiada com o Troféu HQMIX que homenageia esses personagens incríveis, seus criadores e aqueles que os mantêm vivos em nossa imaginação”, destaca Ivan Freitas da Costa, colecionador de arte, criador do projeto e curador da exposição.

A exposição Ícones dos Quadrinhos integra a programação do Circuito Cultural Paulista, que conta com execução da APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte e é uma realização da Secretaria de Cultura do Governo do Estado  de São Paulo. Confira a programação completa em www.circuitoculturalpaulista.sp.gov.br.

Ícones dos Quadrinhos - Banner

Sobre o curador

Ivan Freitas da Costa

Publicitário formado pela FAAP (SP) e MBA em Marketing (FEA/USP), escritor, colecionador, curador, executivo de marketing, sócio-fundador da Chiaroscuro Studios (www.chiaroscuro-studios.com) e responsável pela curadoria de quadrinhos e pelas atividades de marketing da CCXP – Comic Con Experience (www.ccxp.com.br). Soma 19 anos de atuação como executivo de marketing em empresas como Banco Real, Sé Supermercados, Ericsson, Insper, FAAP e FIAP. Autor dos livros “Marketing Cultural: O patrocínio de atividades culturais como ferramenta de construção de marca” (2004) e “Ícones dos Quadrinhos” (2013), que registra a exposição de arte homônima. É o maior colecionador brasileiro de artes originais de histórias em quadrinhos e um dos maiores do mundo, com um acervo de mais de 1.000 desenhos originais e de 10.000 revistas, além de pôsteres, litogravuras, placas de impressão e outros itens de produção de HQs. Foi curador do segmento de quadrinhos norte-americanos do FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (www.fiqbh.com.br) nas edições de 2007, 2009, 2011 e 2013 do evento. Vencedor de três troféus HQMix (www.hqmix.com.br) na categoria “Melhor Exposição”. É co-fundador da Chiaroscuro Studios (www.chiaroscuro-studios.com), empresa de agenciamento de quadrinistas criada em 2013 que representa mais de 40 profissionais no mundo todo, principalmente brasileiros. É um dos sócios-fundadores da CCXP – Comic Con Experience (www.ccxp.com.br), o maior evento de cultura pop e entretenimento da América Latina.

 

c3adcones-7 icones-01 1hrm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *