Para jogar: Minecraft

Para jogar: Minecraft

Com certeza você já ouviu falar de Minecraft, o joguinho indie que se tornou um fenômeno da internet principalmente para os gamers de PC, sem falar que ainda esta na versão Beta e o criador (@notch no twitter) já informou que talvez nunca fique 100% completo. A simples idéia de ser jogado em um mundo digital para construir vários cenários com blocos e virar a sensação que virou, ninguém esperava. Apesar da simples premissa e dos gráficos estilo Atari, o jogo conseguiu muita admiração e respeito na industria.

Você é um personagem quadriculado que se encontra em um mundo também todo quadriculado. Não existem missões, objetivos e nem história: encontrar recursos para construir suas ferramentas e um abrigo são as únicas coisas que você pode fazer pelo mundo de Minecraft. Se você não construir um abrigo, à noite você será atacado por inimigos dispostos a acabar com sua diversão.

O real propósito de Minecraft é a jogabilidade. Depois que você aprende em dois segundos os controles, a jornada começa. É fácil, simplesmente segure o botão do mouse no bloco que você quer coletar e, com a ferramenta certa, comece a “minerar”. Quando o bloco estiver em seu estado bruto, ele fica armazenado no seu inventário. Combinando os diferentes recursos disponíveis da maneira certa você pode construir uma nova ferramenta, arma, armadura ou qualquer outra coisa que seja possível construir com aquele “mineral” específico. Se você preferir, você pode pegar esses blocos que você recentemente minerou, apontar com o mouse aonde você quer colocá-los e depois soltar o botão. A partir desse momento você percebe como esse game faz maravilhas para sua imaginação.

O mais divertido é a liberdade de expressão. Você pode construir de castelos gigantescos e intermináveis a pequenas tocas escondidas no meio dos matagais quadrados para se preparar contra um ataque noturno de “zumbis”. Você também pode construir várias coisas no céu. Basta colocar um bloco no chão, subir nele, e colocar vários blocos embaixo dos seus pés até chegar à altura que quiser e construir tudo que você puder imaginar. Alguns sujeitos estão dedicados a construir um país inteiro! A aparência quadriculada é proposital e serve para possibilitar a funcionalidade do jogo, que se passa em um universo literalmente interminável. Mesmo assim, você pode criar skins personalizadas e usá-las no seu próprio universo (provedor/lobby).

Jogar online é bem trabalhoso: para entrar no universo com os amigos, você deve se conectar diretamente com o IP do servidor desejado. É uma das inconveniências da versão Beta para os gamers que querem criar prédios, castelos, mansões ou qualquer outra coisa juntos. No modo online ainda tem muito o que melhorar. Mesmo com todo o lag, é extremamente divertido, principalmente quando você esta protegendo ou roubando os blocos de outro jogador

Com mais de sete milhões de usuários, Minecraft pode ser adquirido no site oficial. Infelizmente, é impossível mostrar toda a diversão que esse jogo proporciona através de imagens, mas não deixe de conferir os videos no site oficial (que explica muito bem a dinâmica do jogo) e no YouTube com as coisas mais loucas que a galera constrói (alguns com imaginação demais pro meu gosto!). Para um jogo totalmente indie criado pelo @notch, esse universo quadriculado, despretensioso e ridiculamente viciante, dá um show em muito game de grandes produtoras, graças sua jogabilidade e simplicidade fantástica.

____________________________________________________________________________________

Leonardo Chacel é formado em Publicidade. Depois de cinco anos como livreiro, chutou o pau da barraca e virou tatuador e gamer porque jogar e desenhar é o que faz de melhor. Além de escrever sobre games para o P&N escreve sobre música (só as boas) em seu blog Overdose Contínua.



É formado em Publicidade. Depois de cinco anos como livreiro, chutou o pau da barraca e virou tatuador e gamer porque jogar e desenhar é o que faz de melhor. Além de escrever sobre games para o PN escreve sobre música (só as boas) em seu blog Overdose Contínua.


38 thoughts on “Para jogar: Minecraft

  1. Andrey Machado

    Eita joguinho desgracçadamente viciante!!

    Descobri aqui essa merda que me faz perder umas 3 horas todo dia!!

    Demaaaaais!

    Reply
  2. Shonda

    OMG Minecraft is awesome, even if it has graphics of 10 years old I'm a minecraft addict now. Best thing is it runs flawless on my mini notebook so I run around in the world of Notch wherever I want. I do have a question and Para jogar: Minecraft | looks like a high quality website so I hope someone has the answer. Does anyone know about new Minecraft monsters planned for the game? Merci beaucoup. kisses Shonda

    Reply
  3. Leo Chacel

    Hey Shonda,

    Thanks for stopping by! Oficially there are no words on new Minecraft monsters. However, you can find loads of recent Youtube videos of people finding weird creatures. That's all I know. We're glad you liked the site!

    Reply
  4. Belle

    Bom… eu jogo esse jogo faz 1 mes! é mesmo viciante mais queria fazer um comentario. como eu falo no minecraft? eu nao consigo! eu to no pirata e ja vi varias pessoas falando. ja mudei o chat pra return(enter) ja mudei como tava antes T. mais nao funciona por favor ajudem-me!

    Reply
    1. IceeCreeam

      Man eu tamben quero aprende so q eu nun consigo kja fiz q nen tu apertei enter apertei t

      PS:Me ajuden a baixar mods e skins por que tipo eu nun tenho a pasta do minecraft entao fudeu tudo

      Reply
  5. Mau Viegas

    não consigo me cadastrar o que faço
    se vc ver esse comentario me adicione no msn mau.viegas@hotmail:disqus .com me chame o mais rapido

    Reply
  6. Coiote

    pra kem ainda naum sabe instalar o minecraft vai ai um video facil e rapido pra instalar e jogar e ainda mudar a skin do personagem.
    CoiotePlay Instalando Minecraft e Mudando a Skin do Personagem <<<<<<eh soh digitar no youtube

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *