Minha Estante #10 – Alexandre Morgado

Olá, leitor!

Não é que a coluna Minha Estante está dando muito certo?!

Dessa vez batemos um papo com o colecionador Alexandre Morgado, que possui um invejável acervo,  guardado com esmero e muita dedicação.

Você irá ficar impressionado com o quarto que ele possui em sua casa, só para os quadrinhos!

Olá, Alexandre. Obrigado pela participação! Para começar gostaria que você se apresentasse aos nossos leitores e contasse um pouco sobre você.

Olá pessoal do Pipoca e Nanquim. Meu nome é Alexandre Morgado, sou natural de São Paulo. Tenho 32 anos, e trabalho no ramo de cartório a mais de 12 anos.

Você se lembra da primeira vez que se viu fascinado por uma HQ? Qual foi a história ou revista?

Foram dois os responsáveis por isso. O primeiro foi sem dúvida o meu pai, ele gostava de comprar livros. E nesse meio tempo ele começou a comprar os formatinhos da Marvel, na época  pela  Editora Abril.  O porquê ele começou a comprar eu não sei. Acredito, que quando comprava   jornal, ele aproveitava e comprava um gibi. O segundo foi John Byrne. Lembro que  a primeira vez que fiquei fascinado por uma HQ , foi com os desenhos  dele!  Acredito que a  revista tenha sido a Superaventuras Marvel, com a saga da Fênix Negra.

Você ainda tem esse exemplar na coleção?

Não o mesmo exemplar. Na época, não era tão cuidadoso e a maioria foram para o lixo. Tenho outra que, acabei comprando mais tarde!

Quando você percebeu que não tinha mais volta, era um colecionador inveterado?

A princípio, eu apenas gostava de ler e não pensava em ser um colecionador de quadrinho. Depois de algum tempo (por volta de 1990) meu primo me deu, o Capitão América n°129 da Editora Abril. Foi como voltar no tempo. Comecei a comprar novamente e desde então, não parei mais.

De lá para cá, quantas HQs consegui guardar ??

Olha… não esperava que fosse crescer tanto. Porque eu queria apenas completar as coleções do Capitão América, Heróis da TV, Hulk, etc. Aí, comecei a colecionar os quadrinhos da DC pela Editora Abril também. Depois comecei a me interessar pela revista da editora Bloch, RGE e Ebal. Nesse meio tempo, descobri revistas como, Chiclete Com Banana, Niquel Náusea, as obras de Will Eisner, Manara, Moebius, Hugo Pratt entre outros.Hoje tenho mais de 14500 exemplares.

Quais são os principais itens da sua coleção, aquelas séries ou volumes que são as meninas dos olhos de sua estante?

Tenho tudo da Marvel e DC pela Editora Abril e Panini.  As coleções completas da Marvel pela Bloch, Ebal e RGE. Os gibis da Marvel lançadas pela Editora GEA e GEP. E muita coisa da DC pela Ebal.

Caramba! Quanta coisa legal, sua estante é espetacular. Parabéns pelo cuidado.

Muito obrigado!

Qual o item mais raro da sua coleção?

Gosto muito da coleção dos X-Men da Editora GEP. Tenho também a edição do Conan que saiu com o nome de Hartan pela editora Graúna. E as coleções do Sandman e Akira da Editora Globo.

E qual foi a maior raridade que já comprou pelo menor preço?

Já cheguei a pagar 1,00 real, em vários gibis formatinhos da Marvel e DC. Acredito que foram esses!

Qual foi a melhor loja de quadrinhos que já conheceu? Ela ainda existe?

Conheci muitos sebos espalhados por São Paulo, principalmente no centro. Um sebo que costumo comprar é o Sebo Torres aqui na capital. Agora loja sem dúvida é a Comix Shop. O atendimento é excelente.

Você também compra HQ importadas?

Depende da HQ. Gosto de pegar coleções interessantes de poucos números. Tenho por exemplo a coleção dos The Eternals e Omac do Jack Kirby, Apha Flight do John Byrne e Crisis on Infinite Earths da DC Comics.

Como você organiza suas revistas e quais técnicas usavam para conservá-las?

Estão organizadas por coleção e editora. Por exemplo, gibis mais novos de um lado, os mais velhos do outro.Costumo separar por editoras. Cada um em seu canto. Agora quanto a conservação,deixo os formatinhos dentro de plásticos.Costumo colocar bastante naftalina, digo pra você que é tiro e queda contra os insetos.

Eu sei que, como colecionador, você tem algumas manias, quais são?

Não gosto de misturar os universos. Por exemplo, não coloco gibis da Marvel junto com os da DC. Nacionais com internacionais etc. Não sei por que mais não gosto de misturar. Incomoda-me um pouco. Gosto de deixar cada um no seu espaço!

Tem alguma história triste na sua vida de colecionador?

Como já disse antes, quando eu  era garoto, não era tão zeloso com as revistas.Todas foram parar no lixo.

E a mais feliz, qual é?

Nada é mais satisfatório, do que completar uma coleção, ou adquirir aquela raridade que é difícil de encontrar. É um momento muito emocionante.

Tem algum item que quer muito ter, mas está praticamente impossível de encontrar?

Ainda procuro o número 02 do Luke Cage da Gorrion, os dois números do Dr. Mistério da Minani & Cunha e o número um e dois do Conan da Editora Roval .

Quais foram as melhores HQs lançadas por aqui, que leu recentemente?

Dos últimos que li, foram os dois especiais do Mauricio de Souza 50 artistas (MSP50 e MSP+50), Fábulas da Panini e o Black Kiss da Devir. E na ansiedade pelo desfecho do Preacher pela Panini.

O que significa ser um colecionador de quadrinhos?

Ser colecionador não só de histórias em quadrinhos, mas de qualquer outro segmento, não é um negócio muito fácil. É difícil você ter tudo o que você quer, ou encontrar aquela raridade que ainda não tem. O fato de você encontrar aquela revista rara ou de completar uma coleção é uma sensação que só quem é colecionador sabe como é. Mas posso dizer que adoro ser um colecionador de HQs!

Alexandre, muito obrigado pela entrevista! Deixe um recado para os leitores do Pipoca e Nanquim e colecionadores do Brasil.

Eu que agradeço a oportunidade de poder participar e dividir um pouco da minha coleção. Historia em quadrinhos com certeza faz parte da cultura mundial. Parabéns ao site Pipoca e Nanquim pelo espaço e pela divulgação da HQs em geral. Grande abraço a todos.

__________________________________________________________________________________

Minha Estante é um espaço pra você, colecionador de HQs, mostrar para todo mundo sua coleção, falar sobre prazeres e vicissitudes desse hobby, conhecer outros aficcionados e sentir aquela inveja boa.

Então convidamos a todos que possuem belas coleções de quadrinhos a mostrarem elas aqui!

É só mandar um email para [email protected] dizendo alguns detalhes (números de revistas, itens raros e particularidades) que em seguida combinamos a entrevista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Caramba, tudo isso que você tem ai é com certeza uma verdadeira reliquia, parabens Morgado aqui no Cartório estamos torcendo para que se reconheça por autenticidade essa verdadeira coleção…

    Um grande abraço ROCK sou seu fam.

  2. Simplesmente fabuloso, se eu tivesse uma coleção dessas passaria fins de semanas inteiros enfiado nesse quartinho só re-lendo as antigas paixões.

    Eu tenho um teco de revistas aqui, e já estou pensando seriamente em vender todas as minhas mensais (menos os formatinhos porque são nostalgicos, hehehe) e ficar só com os encadernados, eu faço questão de fica só com a nata, acho que nunca vou ter um quarto cheio de gibis.

  3. Simplesmente maravilhoso..tenho muito orgulho do meu noivo..e o apoio com sua coleção.
    Irá fazer parte da decoração da nossa casa..rsrsrs
    beijos meu amor…

  4. SENSACIONAL é pouco. Além de enorme, muito bem organizada e disposta de uma forma que nos faz admirar as capas de muitos deles. Aliás, como foi que você conseguiu deixar os gibis de pé? Sempre que eu tento cai tudo ou os gatos derrubam. Parabéns!

  5. Q estante Lindaaa cara!

    quem mi dera ter 1 terço dessa coleção…Naum, só a coleção do Conan a do akira e aqueles Sandmans q tanto desejo, já estaria muito Feliz!

    Prabéns pela coleção!

  6. Olá Rodrigo.
    não deixo as revistas nas mesmas posições.
    deixo uma de ponta cabeça e a outra não, e assim por diante.
    abraços.

  7. Morgado,

    que dedicação e cuidado impressionante hein!! Você tem uma coleção invejável de HQ´s e agora faz parte delas. As histórias e ensinamentos contidos nesses livros não se apagarão nunca pois você é o diferencial desta cultura, parabéns Alexandre Morgado!

  8. Parabéns!!!
    Espetacular sua coleção, impressionante o modo como elas são
    colocadas em sua estante muito bem organizadas.
    valeu pela demonstração…

  9. Caraca Pretinho!!
    Sua coleção tá cada vez mais linda!
    E com o carinho e dedicação que vc tem, ela vai aumentar cada vez mais. Parabéns Queridão…
    Bjo

  10. Parabéns muito bem montada e estruturada, quando conseguir arrumar a minha “nunca”, mandao umas imagens pra vcs, A imasgem deve ir antes de eu arrumar rsrssr.

  11. Uma Belíssima coleção! Tenho uma razoável coleção, mas bem menor que essa. Parabéns!

  12. Alexandre Morgado também sou um fanático por quadrinhos antigos principalmente de terror venho tentando comprar a coleção completa de mestres do terror,por acaso voce faz reprodução em fax smille?

  13. Muito bom ! colecionar não é apenas comprar e guarda HQ´s é sim e uma arte e dedicação , parabéns Alexandre coleção de primeira !!!