Minha Estante #52 – João Marcos

Olá, amigos do PN e colecionadores do Brasil!

Preparados para mais uma edição da sua coluna favorita do seu site predileto?
Então conheça agora a coleção do João Marcos.

Estamos esperando os comentários.

X-meneu (1 of 1)

Olá, João! Muito obrigado por topar participar dessa entrevista.
Para começar nos conte um pouco sobre você, onde nasceu, mora, o que faz na vida profissional?

Um salve a todos que acessam o Pipoca e Nanquim!
Me chamo João Marcos, tenho 25 anos e primeiramente gostaria de agradecer pela oportunidade de poder participar e compartilhar com todos o que eu tenho até o momento.
Atualmente divido meu hobby de colecionador entre HQs, vídeo games e jogos antigos, que é uma paixão sem fronteiras! Tem gente que me chama de “guarda tralhas”, devido as coleções que tenho.
Atualmente, moro em Bragança Paulista, minha terra natal, a capital da linguiça (fama estranha, até certo ponto, enfim…).
Sou formado como tecnólogo em gastronomia, porém, atualmente estudo Relações Internacionais e, estou começando uma pós em Direito Internacional e faço alguns trabalhos como fotógrafo. Fotografia é mais hobby do que trabalho, é uma tremenda bagunça. (risos).

Quando você começou a se interessar por quadrinhos? 

Acho que foi quando eu tinha uns 5 anos de idade, na época, meus pais assinavam os gibis da Turma da Mônica. Passava horas lendo as historinhas, e também fui influenciado pela Disney, que tinha seus desenhos na tevê.  Levando em consideração a influência do meu pai e meu avô que colecionavam filmes na época.

Você se lembra da primeira vez que se viu fascinado por uma HQ? Qual foi a história ou revista? 

Teve duas coisas que marcaram, que até hoje não esqueço, uma delas foi uma edição do Manual do Escoteiro Mirim, não me recordo o nome correto, mas foi uma que continha várias informações que não eram do meu conhecimento.

A segunda foram os gibis do Mortal Kombat e Street Fighter, que vieram para o Brasil seguindo a fama dos jogos. Até me lembro do Capitão Ninja, nosso “Deadpool”, que vinha em histórias curtas na revista Gamers.

streetfighter (1 of 1) MK (1 of 1)

Quando aconteceu a mudança de leitor ocasional para colecionador inveterado? 

Foi devido ao canal de tevê Locomotion, e da saudosa revista Herói, que marcou tanto a minha infância como a de muitos brasileiros, era o ápice dos animes na época, ao lado da Rede Manchete e Cavaleiros Do Zodíaco. Mais ou menos no final da década de 90, a Editora Conrad resolveu publicar os mangás de CdZ e do Dragon Ball, algo até então inédito em nosso idioma. Ali foi o início de tudo… Mesmo morando a apenas 80km de São Paulo capital, aqui não chegava nas bancas tudo o que era lançado.

Quantas HQs você tem? 

2760, todas catalogadas e divididas da seguinte maneira:

DC =  1109 , sendo 434 sódo Batman;
Marvel = 658 , sendo 186 dos X-Men;
Outras HQs = 286;
Mangás = 707;

xmenforma (1 of 1) batmantodos (1 of 1) DC2 (1 of 1) DC3 (1 of 1) Mangas-capadura (1 of 1) Marvel1 (1 of 1) Witchlade (1 of 1)

Quais são os principais itens da sua coleção. Séries e minisséries completas, encadernados de luxo, edições raras, etc… 

É algo tão complicado de se escolher… encadernados de luxo tenho poucos, não sou muito fã, prefiro ir atrás das edições antigas, a não ser que venha ser uma novidade, algo inédito, enfim… Tem o Batman Dia das Bruxas, Batman Preto e Branco e tal…

Falando no geral, todas intituladas “Um Conto De Batman”, que são várias histórias, Pokémon em HQ , Street Fighter, Tomb Raider, Darkness e Wichtblade (só os da Globo), Asterix, Cavaleiros do Zodíaco, Dark Angel, Ronin, Reino do Amanhã, W.i.l.d.Cats e X-Men, Morte do Superman e muitas outras…

Qual o item mais raro de todos

Hoje, as edições que eu tenho de Mega Man, algo impossível de se encontrar!

Megaman (1 of 1)Witchlade2 (1 of 1) Asterix (1 of 1) batmanformatinhos (1 of 1) capitaoamerica2 (1 of 1) darkangel (1 of 1) Darkness (1 of 1) DC (1 of 1) gen13 (1 of 1) ronin (1 of 1) Tombraider (1 of 1)

E qual foi a maior raridade que já comprou pelo menor preço?

Não sei, creio que foi quando comprei uns 10 ou 15 números, não me recordo ao certo, de Um Conto De Batman, em uma feira. Cada uma custava, em média, 60 a 80 reais, paguei em todos, 200 reais.

Você compra HQs importadas?     

Sim, não são muitas, procuro mais por Gen 13, Grifter (Bandoleiro) e as da DC que acho perdidas por aí…

Onde costuma comprá-las?

No Ebay e, principalmente, no Bazar do Salomão, aqui em Bragança, onde sempre encontro as da DC em inglês.

Como você guarda sua coleção de HQs? E qual técnica usa para conservá-las?

Separo por coleções, cada uma tem seu lugar, fica mais fácil de localizar e guardo-as embaladas, cada HQ em um saco individual, depois  junto entre 4 e 5 e embalo juntas, para facilitar o manuseio, afinal, sofro de falta de espaço como todos colecionadores.

Normalmente, limpo os locais onde as guardo, 1 vez por mês ou quando me sobra tempo, quinzenalmente.

Tentei abri o máximo possível para as fotos aqui, mas … é tão bem embalado que até complica …

Todo colecionador tem manias, seja um ritual para leitura, uma bela cheirada na revista nova ou nunca se desfazer de nada, qual é a sua? 

As antigas, normalmente eu dou uma bela cheirada, e quase morro, as vezes vem com um cheiro infernal de mofo , já que nem todos tem os cuidados necessários com elas.
Outra mania, é de as vezes ler novamente a mesma página de 2 as 3 vezes para pegar cada detalhe do quadro, do desenho, colocar embaixo do abajur e ficar revirando até sugar o máximo da HQ.

Tem algum item que quer muito ter, mas está praticamente impossível de encontrar?

Gibis do Mega Man , que saíram na década de 90! Tinha a coleção completa, porem em uma das inúmeras mudanças de casa, minha mãe vendeu elas entre outras sem me avisar. Atualmente tenho umas 3, que achei depois de garimpar muito. Se alguém tiver, quiser negociar, me mande um email [email protected] , faça esse mero colecionador feliz!

Qual foi sua última leitura e qual está sendo a atual?

Sem levar em consideração as do Batman, que se possível, leio uma por dia, não tenho algo certo para ler, já que são tantas, então faço uma mescla para conseguir ler todas, porque no meio tem meus mangás , mas normalmente, HQs do Lanterna Verde, que é meu preferido depois do Batman , e mangás que estão a anos no mercado !

Já que é um fã inveterado do Batman, quais são as 10 melhores HQs do personagem?

Algumas são minisséries e, com muita dificuldade, levando em consideração não só a história, mas o desenho , enredo, etc, vou escolher 10:

1 – Um Conto De Batman:  De Volta A Sanidade;
2 – Um Conto De Batman: Gothic;
3 – Um Conto De Batman: Shaman;
4 – Vitória Sombria;
5 – Túnel do Tempo;
6 – Terminus Hotel;
7 – Filho Do Demônio;
8 – Messias;
9 – Noites De Gotham;
10 – Colheita Maldita

PS: Cavaleiro Das Trevas não conta ! Haha

PS 2 : Noite Das Corujas no Os Novos 52 , está bem interessante! Nas bancas!

batmanvoltasanidade (1 of 1) batmancolheitamaldita (1 of 1) batmaneu (1 of 1) batmanfillhodemonio (1 of 1) batmanmessias (1 of 1)batmanterminushotel (1 of 1)batmannoitesgotham (1 of 1) batmanhaman (1 of 1)batmangothic (1 of 1)batmanvitoriasombria (1 of 1) batmantuneltempo (1 of 1)

Além de quadrinhos, você também possui outras coleções? 

 Fora as HQs , coleciono mangás, LP’s , CD’s , Dvd’s , álbuns de figurinha, videogames e seus respectivos jogos, que é uma paixão sem limites…

Obrigado pelo papo, João! Para finalizar, deixe um recado para os leitores do Pipoca e Nanquim e colecionadores do Brasil.

Gostaria de agradecer a oportunidade novamente, e aos amigos colecionadores e futuros colecionadores, procure bem antes de comprar o primeiro que encontrar, a não ser que seja algo raro, use muito o Guia dos Quadrinhos, afinal, sem ele, a coleção seria uma grande balburdia. E mais, aceito doações, com o maior prazer do mundo. (risos)

E colecione o que tu tens vontade, indiferente da opinião alheia!!

Lembrando que, não é porque 90% das pessoas acham uma HQ, uma minissérie excelente, que ela é rara. As mais raras são as que você mais gosta! E nunca julgue uma HQ pela capa!

deadpool (1 of 1)gaviao-reinoamanha (1 of 1) xmenfabulosos (1 of 1)xmengrahpicnovel (1 of 1)pokemon (1 of 1) superman (1 of 1) Xmen2099 (1 of 1) xmenawildcats (1 of 1)

martha-holmes-actress-buff-cobb-reading-comic-books-at-homeMinha Estante é um espaço pra você, colecionador de HQs, mostrar sua coleção, falar sobre prazeres e vicissitudes desse hobby, conhecer outros fãs e proporcionar aquela inveja boa.

Convidamos a todos que possuem belas coleções de quadrinhos a mostrarem elas aqui!

É só mandar um e-mail para [email protected] dizendo alguns detalhes (números de revistas, itens raros e particularidades) que em seguida combinamos a entrevista.

Até a próxima!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Cara que coleção legal, parabéns!!! Eu tinha um monte dessas HQs do Street Fighter, mas acabei me desfazendo rsrs
    Tenho algumas edições do mangá do Pokemon, elas são muito boas =)

  2. Legal, muita coisa eu já tive, so não anime a ir atrás de formatinhos antigos por causa das mutilações da abril. O João é diferente da maioria, gosta de manter as edições antigas do que pegar as novas com capa dura. João, você que curte mangás, se não estiver lendo, tenta ler Bakuman, é excelente.

    • Obrigado pela dica! Vou dar uma olhada ! E realmente, ler os formatinhos desanima devida a bagunça que a Abril fez haha

  3. Legal! Também gosto muito das HQs antigas. Na verdade, hoje em dia eu só leio histórias atuais da Disney e da turma da Mônica, ou seja, as infantis. Quando quero ler HQs de heróis, procuro as antigas. Parabéns pela coleção. Valeu!

  4. Olá amigo parabens pelka coleção. Veja as minhas revistas e os meus games na edição 49 da minha estante. De repente podemos negociar coisas repetidas.

    • Porque eu tinha um limite de fotos e preferir focar somente nas HQ’s que é o motivo da participação no minha estante …

  5. Pow, falar uma parada na moral, isso ae não é o Jão q eu conheço nem aqui nem la na China ta muito educadinho.
    Coleção foeda bagarai, já tracei uns 15 alvos pra saque só nessas fotos.
    Agora não entendo pq não tem foto daquela Turma da Mônica Jovem que vc deixa até em pedestal, mancada isso ai ein =/

  6. Tenho um amigo que certamente teria um infarto ao ver sua coleção!
    Gostei da organização e do zelo com as revistas, mas você realmente tá precisando de mais espaço. xD Já pensou em colocar aquelas prateleiras suspensas na parede, para aproveitar cada cantinho do seu quarto? (se é que já não tem dessas prateleiras, mas pelas fotos não dá pra saber).
    E como assim sua mãe vendeu alguns de seus exemplares de HQs sem te comunicar? Eu iria atrás dos compradores, certeza! =X