Minha Estante #46 – Tiago da Rocha

Olá, amigos do PN!

Como vamos furar com o videocast de hoje (semana que vem ele volta! Calma.), achamos de bom grado trazer um dos pesos pesados do site para vocês.

É com prazer que apresentamos uma nova entrevista da série Minha Estante.

Dessa vez conversamos com o camarada Tiago da Rocha, lá de Porto Alegre, que além de uma bela coleção de quadrinhos nacionais, tem a mania de colecionar quadrinhos em outros idiomas. Dá só uma olhada na coleção dele.

DSC00875

Olá, Tiago! Valeu por aceitar participar dessa entrevista e mostrar sua coleção. 

Para começar nos conte um pouco sobre você, onde nasceu, mora, o que faz na vida profissional?

Me chamo Tiago da Rocha, tenho 28 anos, nasci no interior do RS, em uma cidade chamada Sapiranga e estou vivendo a três anos em Porto Alegre com minha namorada.

Sou publicitário, trabalho em uma agência, mas aceito freelas se alguém precisar (risos)

Também mantenho o blog Palitos Nerds (bom, tento manter (risos), onde falo sobre nerdices em geral.

Quando você começou a se interessar por quadrinhos?

Bom, os quadrinhos fazem parte da minha vida desde pequeno. Meus pais sempre me davam HQs e meu pai e tios tinham vários quadrinhos da época de infância deles guardados, que eu vivia folheando mesmo antes de saber ler.

Tanto é que meu TCC na faculdade foi sobre e eu já tinha o tema em mente antes mesmo de fazer o vestibular. Me formei com um trabalho sobre quadrinhos e zumbis. Se alguém estiver a fim de dar uma olhada nele aqui vai o link. 

Você se lembra da primeira vez que se viu fascinado por uma HQ? Qual foi a história ou revista?

Cara, não lembro exatamente qual foi a HQ, meus pais me davam várias do Bolinha e da Disney. Mas lembro bastante de uma edição de Mestre do Kung Fu que eu achava muito legal, tanto pela arte quanto por uma história que me marcou muito. A história contava a lenda de um Jiang Shi, os vampiros chineses que sugam as almas de suas vitimas. Como sempre gostei de histórias de terror e monstros, isso abriu minha mente para pesquisar outras culturas e outras histórias.

Outra revista que me lembro muito é a Mickey #485. Neta tinha uma história que eu gostava muito. Não tenho mais esta edição, mas estou procurando. Até encontrei ela em um sebo anos atrás, mas estava com uma qualidade muito ruim, então não peguei.

DSC00683 DSC00682

Quando aconteceu a mudança de leitor ocasional para colecionador inveterado? Conte-nos sobre como começou a sua coleção.

Desde pequeno gostava de colecionar coisas, sempre guardava os quadrinhos que ganhava, mas não lembro exatamente quando comecei a colecionar de verdade, comprando todo mês. Acredito que foi por volta do ano de 1992, por aí, quando conheci um amigo que era fã do Homem-Aranha e tinha várias revistas dele.

Aí eu comecei a comprar também, juntava dinheiro sempre que podia para conseguir alguma edição que eu queria e também lia bastante na casa de outro amigo que tinha a assinatura das revistas de heróis da Abril Jovem na época.

Na época, minha coleção era sustentada pelos meus pais e mesmo tendo sido eles que me levaram a isso, não gostavam que eu comprasse  (ainda não gostam na verdade, mas… (risos)). Colecionava basicamente Homem-Aranha naquele tempo. Depois que consegui meu primeiro emprego foi que comecei a conseguir comprar outras coisas e isso me levou até a coleção que tenho hoje.

Quantas HQs você tem?

No momento, tenho em torno de 3000 revistas, sendo que mais ou menos metade delas está catalogada no Guia dos Quadrinhos. Estou catalogando aos poucos. Minha coleção aumentou bastante quando um amigo saiu do país e me deu toda a coleção dele. Mas isso causou um problema bem comum de colecionadores, a falta de espaço crônica.

Minha coleção esta quase toda lacrada e espalhada pela casa dos meus pais, dos meus avôs e aqui no apartamento. Sorte que minha namorada aceita (+ ou -) dividir espaço com as revistas. Por isso não tenho bem uma estante com a coleção, como podem ver pelas fotos. (risos)

DSC00636 DSC00635DSCN0457 DSC00642 DSC00645DSCN0472

Quais são os principais itens de sua coleção, séries e minisséries completas, encadernados de luxo, edições raras…

Bá, tem vários.
Watchmen em 12 edições da Abril, Cavaleiro das Trevas, Liga Extraordinária, míni Camelot 3000, o encadernado de A Guerra de Luz e Trevas, Orquídea Negra, Surfista Prateado –  Edição Histórica, as três edições do mangá Preto e Branco, a Saga do Tio Patinhas, as três edições de Marvel Apresenta do Punho de Ferro e as seis edições de Gotham City Contra o Crime (que nomezinho! (risos)), El Eternauta original, Marvels completa, Cavaleiros do Zodíaco completa e por aí vai.

ATTOS Digital Camera ATTOS Digital CameraATTOS Digital CameraDSCN0469a primeira edição esta lacrada em uma das caixasDSC00662 DSC00658DSCN0478

Qual o item mais raro de sua coleção?

Não tenho certeza.

Talvez possa dizer que são as edições 13, 14 e 15 de Zorro Em Cores do ano de 1972 e o Super Almanaque Especial da RGE do mesmo ano. Tem também a Jonah Rex 12 de 1978 e o suplemento comemorativo de 25 anos do Pato Donald de 1975.

Tenho também a edição 39 da Shonen Jump japonesa de 1986 com capítulos de Dragon Ball e Cavaleiros do Zodíaco, não sei se ela é rara, mas vi poucas na minha frente.

DSC00677 DSC00676DSC00694 DSC00665

Que tipo de quadrinho você mais gosta de comprar e ler? Seu gosto permanece o mesmo desde o início ou passou por mudanças ao longo do tempo?

Meus gostos são basicamente os mesmos até hoje, o que mudou é que nos últimos tempos estou procurando coisas fora do eixo Marvel/DC e mangás. Voltei ler Disney e sempre que posso leio alguma coisa europeia ou mais alternativa, assim como fanzines.

Atualmente estou comprando mensalmente Homem-Aranha, que apesar de todas as mudanças que fizeram com ele, continua meu personagem favorito, One Piece e Dark, da DC. Estou pensando em começar com Monster e 20th Century Boys, que são muito boas.

Conte-nos como começou seu interesse em conseguir HQs importadas de diversos países e idiomas.

Cara, sempre gostei de história e colecionismo. Pode não ter nada a ver, mas foi isso que me levou a querer ter pelo menos um edição de cada lugar do mundo. A primeira que lembro foi uma edição de terror alemã, depois dela não parei mais. Geralmente tento encontrar alguma edição natural do país mesmo e não traduzidas. Não é muito fácil, até por que não viajo muito, mas tenho bons contatos e grandes amigos que sempre me trazem as edições.

ATTOS Digital Cameraalgumas importadasargentinasDSC00671DSC00700

Onde você costuma comprar seus quadrinhos? Livrarias, bancas, assinaturas, internet…? 

Em todas as citadas na pergunta, mas ultimamente compro mais em bancas e ainda com meus amigos que me mandam de fora do país. Atualmente só não tenho ninguém na Ásia para me mandar encomendas.

Onde e como você guarda sua coleção de HQs? Utiliza-se de alguma técnica para conservá-los ou não leva isso muito a sério?

Como minha coleção esta divida em três casas, a grande maioria esta guardada em caixas lacradas. Deixo somente as que tenho mais apego e as novas comigo.

O que faço para manter elas longe da umidade e de seres sedentos por roer suas páginas é colocar dentro das caixas e dos armários que elas estão, saquinhos anti-umidade e galhos e folhas de louro secos que espantam traças, aranhas e outros bichos que podem atrapalhar e deixam um cheiro bom na coleção. (risos)

Não tenho o costume de guardar minhas edições em saquinhos, somente aquelas pelas quais tenho mais apego. Mas estou repensando isso ultimamente.

DSC00635DSC00874DSCN0459DSCN0480

Todo colecionador tem manias: cheirar os quadrinhos novos, catalogar os itens novos bem na hora que compra, nunca se desfazer de edições repetidas, etc. Você também tem alguma mania?

Não sei, não sou muito fã de emprestar minhas revistas e livros, já tive experiências bem desagradáveis com isso e hoje em dia evito.

O que normalmente faço também é não abrir as revistas que vem lacradas até eu ler, mesmo estando curioso. Estou com um grande fila de leitura e tem algumas ali que ainda estão lacradas.

Cheirar os quadrinhos novos não é uma das coisas que faria, até por que tenho rinite, só de pensar nisso meu nariz coça aqui.

No momento, qual seu maior sonho de consumo, título(s) que você deseja muito adquirir e que está demorando a conseguir?

No momento tenho vários sonhos de consumo nerd.

Quero completar minha coleção de Sandman da Conrad, me arrependo de não ter colecionado Y – O Último Homem e de não ter continuado a coleção de Os Morto-Vivos. Quero ter a coleção completa de Holy Avenger também e a coleção completa do mangá Yu Yu Hakusho. Bone completo e Usagi Yojimbo também, têm uns volumes importados destas séries que estão me chamando.

Mas meu maior sonho de consumo nerd no momento e que está bem difícil de conseguir é ter a coleção completa do Akira. Se alguém aí tiver ela por um precinho camarada ou quiser fazer uma doação pode entrar em contato.

E ainda tenho a meta de ter tudo que saiu do universo do Hellboy no Brasil, uma meta que infelizmente esta esbarrando nos preços dos álbuns por aqui. Mas pelo menos tenho toda a primeira fase do personagem por aqui.

DSCN0486ATTOS Digital CameraDSCN0508

Se tivesse que levar 10 HQs para uma ilha deserta, os únicos quadrinhos que poderia continuar lendo pelo resto da vida, quais seriam? 

Só dez é sacanagem!
Mas vou tentar levar as que mais reli até hoje.

Maus;
Preto e Branco;
A Saga do Tio Patinhas;
Liga Extraordinária (Qualquer edição);
Surpreendentes X-men;
A Última Caçada de Kraven;
Punhos de Ferro, do Ed Brubaker & Matt Fraction;
Reino do Amanhã;
Liga da Justiça e Vingadores;
Batman – Cavaleiro das Trevas (com o 2 talvez dê pra fazer fogo).

Se eu puder escolher mais alguma seriam: Marvels, Hellboy (qualquer uma), Gotham City Contra o Crime e A Era Metalzóica.

Além de quadrinhos, gosta de manter mais alguma coleção?

Também coleciono livros relacionados a quadrinhos e de ficção e fantasia em geral. Sou um grande fã do Stephen King, especialmente dos seus contos. Foi lendo os contos dele que comecei a criar alguns também.

Tenho também uma pequena coleção de bonecos (action figure é o caramba!) e miniaturas de RPG, assim como dados de RPG e cards de Magic e outros. Antigamente eu jogava Magic, mas hoje em dia eu só coleciono os cards, especialmente os dragões. Se alguém aí leu até aqui e quiser me dar ou vender algum card de dragão, me avise.

DSC00636DSC00663DSCN0462DSCN0463DSCN0548darth maul vader loganDSC00646DSCN0570DSC00641alguns dvdssó falta o camaleão, se alguém tiver ele e quiser doar eu fico bem feliz hehehe

sei que não é quadrinhos, mas é massa e ainda funciona hehe

Não é quadrinhos, mas é muito legal e ainda funciona! (risos)

Muito obrigado pelo papo, Tiago! Para finalizar, deixe um recado para os leitores do Pipoca e Nanquim e colecionadores do Brasil.

Bom, não consegui mostrar tudo que queria, mas fica para uma próxima.
E que não se preocupem se alguém esta enchendo o saco por você manter uma coleção de quadrinhos, se isso ainda esta dando prazer e não esta atrapalhando ninguém, continue firme.
Seja você mesmo e seja feliz. (risos)
E se por um acaso, um dia quiser se livrar da coleção, pode falar comigo.
Valeu pelo convite e espero que tenham gostado. Até mais.

várias ATTOS Digital Camera ATTOS Digital Camera ATTOS Digital Camera dragon ballzinho DSC00632 DSC00658 DSC00686 DSC00695 DSC00696 DSC00698 ATTOS Digital Camera ATTOS Digital CameraDSCN0546 DSCN0561 DSCN0568 DSC00672 DSCN0493 DSCN0498 DSCN0519 DSCN0517DSC00801 DSC00803 DSCN0471 DSCN0477 DSCN0488 DSCN0525 DSCN0532 DSCN0572 duas sagas disney eu e o eduardo risso ligaex nacionais presentes no aniversário deste ano se alguém tiver a edição 4 pra vender eu fico feliz hehe

 

Agora, alguns autógrafos!

autografo da Lu Cafaggi autografo do eduardo medeiros autografo do Ivan Reis autografo e scketch do marcelo braga autografo Eddy Barrows autografo Eduardo Risso autografo Vitor Cafaggi carlos ruas erica awano no meu a arte de holy avenger gustavo duarte eduardo damasceno no ótimo achados e perdidossckeths rafael albuquerque

 

yc_065Minha Estante é um espaço pra você, colecionador de HQs, mostrar sua coleção, falar sobre prazeres e vicissitudes desse hobby, conhecer outros aficcionados e proporcionar aquela inveja boa.

Convidamos a todos que possuem belas coleções de quadrinhos a mostrarem elas aqui!

É só mandar um e-mail para pipoca[email protected] dizendo alguns detalhes (números de revistas, itens raros e particularidades) que em seguida combinamos a entrevista.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Bela coleção.
    Se um dia eu doar minha coleção completa do Akira você está na lista, o pessoal do pipoca e nanquim também está nela he he.

  2. Grande colecção!
    Mas tens muitas revistas, eu compilei numa gráfica quase todas as que tinhas em livros de capa dura. Comecei a “desatinar” com elas… Os formatinhos tenho todos juntos num caixote… um dia destes dou-os todos!
    LOL
    O espaço faz dimensiona as coisas!

    Gostei de ver aquele “Amazing Fantasy #15”, é mesmo ele? O original? Queres vender?

    Esta semana vou mandar-te o Velho Logan finalmente…
    😀

    • Oi, Nuno!

      Dias desses vi as fotos de sua estante que postou lá no seu site (Lindíssima!). Não toparia uma entrevista aqui pro PN?
      Seria uma honra!

      Abraço!

      • Olá Daniel Lopes
        Desculpa o teu comentário me ter passado despercebido, só hoje topei nele…
        🙁

        Terei todo o gosto sim, em fazer essa tal entrevista com uma fotos!
        🙂

        Abraço

    • Valeu Nuno, se quiser me mandar teus formatinhos um dia a gente racha o frete hehe
      Aquela Amazing é importada mas não é a original mesmo hehe Um amigo meu morava lá e me conseguiu ela quando saia em uma coleção especial em um jornal, se não me engano.

      E nem te preocupa com a Velho Logan, manda quando der hehe

      E faz uma entrevista aqui sobre tua coleção também cara, ela é muito legal. 😀

      ABraço.

  3. Bah temos um gosto bem parecido, Homem-Aranha, Stephen King, zumbis… comecei nos quadrinhos lendo Tio Patinhas e Pato Donald, curtia pacas!!!
    Minha coleção baseia-se praticamente nas edições do Aranha e algumas mini-séries que me chamaram atenção, o caso da Saga do Infinito da Marvel, que estou lendo ainda, também me arrependo de não ter comprando a série Y e mais ainda A Torre Negra em quadrinhos, pois os livros já li e é a minha saga favorita dos livros e a menina dos olhos da minha coleção hehe
    Curti a matéria, parabéns pela bela coleção e pelo bom gosto hehehe

    • Massa cara 😀
      Valeu heheh
      E como te disse lá no face, sinta-se convidado a fazer umas postagens por Palitos sobre A Torre Negra 😀
      Abraço

  4. Salve amigo Tiago!!!
    Bela coleção bem diversificada, eu sou um fã assumido de quadrinhos Disney mas também leio outros tipos de quadrinhos e você tem uma bela coleção. Já coloquei um link lá no Universo Disney 1&2 no face chamando pra sua entrevista aqui no ótimo Pipoca e Nanquim!!! Abração e mais uma vez parabéns pela coleção bacana!!!

  5. Acho que estou no lugar errado para perguntar isso mas vamos lá.. eu sou um leitor de Mangás.. gosto muito muito mesmo de mangás.. então para não ficar apenas em mangás decidi comprar um Comics do Homem Aranha,Um do Lanterna Verde e outro dos Novos titãs acho.. e fui ler.. quase dormi.. achei chato tedioso não entendi nada.. Ai que vem minha pergunta.
    Que Quadrinho um fã de Mangás poderia ler e gostar?(Que não fosse mangá)
    Muitos amigos meus que colecionam mangá gostam de Sandland e não quero ler apenas mangás quero ler mais xD quem puder me ajudar por favor fale xD