Minha Estante #42 – Marcio Martins

E o Pipoca e Nanquim tem o orgulho de trazer mais uma entrevista com um colecionador de quadrinhos, pra esta que já é a coluna mais legal sobre HQs de toda a internet (estamos errados?).

Dessa vez vocês vão conhecer Marcio Marcio, um paranaense que tem uma coleção repleta de HQs, livros e DVDs! Veja porque ele não curte guardar suas edições em plásticos, quais os 10 melhores títulos que ele já leu, como costuma comprar e muito mais!

Em breve voltamos com mais coleções!

Olá, Marcio! Valeu por aceitar participar dessa entrevista e mostrar sua coleção. 

Para começar nos conte um pouco sobre você, onde nasceu, mora, o que faz na vida profissional?

Olá, eu sou Marcio Miguel Martins, mais conhecido na internet como Sasquash Cavalera. Nasci e moro em Curitiba e sou pedagogo.

 

Quando você começou a se interessar por quadrinhos?

Ainda muito guri minha mãe me incentivava a ler, e meu pai sempre me trazia quadrinhos usados de um sebo que ele frequentava perto do trabalho. Todo sábado era agraciado com um fardo de quadrinhos.

 

Você se lembra da primeira vez que se viu fascinado por uma HQ? Qual foi a história ou revista? 

Quando eu tinha por volta de 4 anos, o personagem Fantasma era um dos mais famosos nas bancas e ele me fascinou com aquelas historias na selva. Ainda nesse mesmo período comecei a gostar de Homem-Aranha, que se tornou meu personagem favorito.

 

Quando aconteceu a mudança de leitor ocasional para colecionador inveterado? Conte-nos sobre como começou a sua coleção.

Ainda na infância, com a coleção aumentando, eu me peguei fisgado pelo hábito de acompanhar as aventuras nos quadrinhos. Os desenhos animados também auxiliaram a divulgar os heróis e a turma toda comprava gibis, e trocando acabei começando a colecionar de verdade.

 

Quantas HQs você tem? 

Por volta de 2.000. Já cheguei a ter quase 5.000, mas comecei a ser mais seletivo. Por mais que eu goste de Homem-Aranha, Demolidor, etc, tem quadrinhos que não merecem figurar na coleção. Desfiz-me de muita coisa nas mudanças da vida e mantenho em meu apartamento somente o essencial. Cerca de 80% da minha coleção esta guardada na casa de meu pai, grande parte se dividindo entre formatinhos e edições dos anos 1970 a 1990.

Quais são os principais itens de sua coleção, séries e minisséries completas, encadernados de luxo, edições raras, etc. 

Meus itens favoritos na verdade são muito recentes, gosto muito do tratamento que a Panini vem mostrando ultimamente. Encadernados de Watchmen, Cavaleiro das Trevas, Supremos, V de Vingança… Recentemente estou caçando formatinhos em sebos e tenho encontrado coisas bacanas.

 

Qual o item mais raro de sua coleção? Ele é também o mais querido?

O mais raro é uma edição de Homem-Aranha #31 da Bloch, que tem na capa uma pintura emulando o Aranha da série de TV dos anos 1970. Como da pra ver na foto, encontrei ela no sebo por apenas R$ 1,00.

O mais querido é o Homem-Aranha #37 da Abril. Foi o primeiro gibi que eu comprei com meu dinheiro, ainda guri. Um primo meu foi na ComiCon anos atrás e conseguiu que Stan Lee autografasse. Segundo ele, Stan pegou o exemplar na mão e ficou folheando estranhando o formato e o papel…

Edição mais rara da minha coleção, paguei apenas um real!

Edição Homem-Aranha #37 autografada por Stan Lee!

Que tipo de quadrinho você mais gosta de comprar e ler? Seu gosto permanece o mesmo desde o início ou passou por mudanças ao longo do tempo?

Eu tenho ainda minha preferência pelo gênero super-heróis, principalmente da Marvel, mas a qualidade das histórias atuais anda bem capenga… Compro mais coisas antigas em sebos do que novas.

Eu sou de fases de heróis, pego pra ler Hulk e fico dias só lendo coisas dele, depois passo pra Capitão América, Super Homem…. Mas, basicamente, heróis.

 

Onde você costuma comprar seus quadrinhos? Livrarias, bancas, assinaturas, internet…?    

Com o advento dos encadernados tenho comprado muito online e em livrarias. Raramente compro algo em banca, prefiro sebos.

Onde e como você guarda sua coleção de HQs? Utiliza-se de alguma técnica para conservá-los ou não leva isso muito a sério?

Talvez isso possa soar meio polemico, mas eu não tenho essas manias de colecionador, porque antes de tudo sou leitor. Eu não vou me dar o trabalho de ensacar tudo para ter de desembalar quando tiver que ler… Mantenho longe da umidade, da luz direta e tiro o pó periodicamente. Acho que é o limite plausível.

 

Todo colecionador tem manias: cheirar os quadrinhos novos, catalogar os itens novos bem na hora que se compra, nunca se desfazer de edições repetidas, etc. Você também tem alguma mania? Qual?

Números repetidos é uma mania que eu não consigo parar. Tenho 4 versões diferentes de A Ultima Caçada de Kraven, e se lançarem um encadernado de luxo eu compro. Já tentei catalogar, mas não consigo… O máximo é ter uma lista da numeração de itens que eu ainda não tenho para poder caçar nos sebos.

 

Você considera esse nosso hábito de colecionar quadrinhos como um vício prejudicial? 

De maneira alguma, eu creio que ler quadrinhos é uma boa alternativa. As crianças de hoje tem lido menos por causa de internet e jogos, tem outras maneiras de se entreterem. O público de quadrinhos está diminuindo e envelhecendo, talvez por isso os encadernados de luxo têm feito tanto sucesso. Eu incentivo a leitura de quadrinhos sempre.

No momento, qual seu maior sonho de consumo, título(s) que você deseja muito adquirir e que está demorando a conseguir?

Eu estou na caça de números do Homem-Aranha de 1985 para baixo. Quero números da Bloch, Ebal e RGE. Estou comprando muito Fantasma dos anos 1970 por pura nostalgia.

 

Quais são seus roteiristas e desenhistas favoritos?

Gosto muito de Frank Miller, Alan Moore, Chris Claremont, Mark Gruenwald, Stan Lee, David Mazzucchelli, Mark Millar;

Desenhistas: John Byrne, John Romita Sr., Arthur Adams, Steve McNiven, Steve Rude, J. Scott Campbell, Ron Garney, Rodney Buchemi, Paul Smith, Terry Dodson, Todd McFarlane, Greg Capullo, Mike Wieringo;

 

Se tivesse que levar 10 HQs para uma ilha deserta, os únicos quadrinhos que poderia continuar lendo pelo resto da vida, quais seriam?

  1. Marvels
  2. Watchmen
  3. Cavaleiro das Trevas
  4. Reino do Amanhã
  5. League of Extraordinary Gentleman
  6. A queda de Murdock
  7. A Última caçada de Kraven
  8. Os Supremos
  9. Guerra Civil
  10. V de Vingança

Além de quadrinhos, gosta de manter mais alguma coleção? Se sim, qual seria?

Tenho coleção de DVDs, desde clássicos até meus queridos filmes adaptados de quadrinhos. Estou começando de verdade agora com os action figures, a coleção tende a crescer mais. Além dos meus livros, romances, biografias e livros sobre quadrinhos e música.

Muito obrigado pelo papo! Para finalizar mande uma mensagem para os colecionadores do Pipoca e Nanquim.

Obrigado a vocês do Pipoca e Nanquim pela entrevista. Mandar um abraço para os colecionadores de HQ do Brasil e para minha esposa Maria Clara, que aguenta todas essas minhas nerdices. Valeu!

Minha Estante é um espaço pra você, colecionador de HQs, mostrar sua coleção, falar sobre prazeres e vicissitudes desse hobby, conhecer outros aficcionados e proporcionar aquela inveja boa.

Convidamos a todos que possuem belas coleções de quadrinhos a mostrarem elas aqui!

É só mandar um e-mail para [email protected] dizendo alguns detalhes (números de revistas, itens raros e particularidades) que em seguida combinamos a entrevista.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Coleção bacana e fotos com enquadramentos bem variados. Ficou tudo bem colorido.

    Tô quase me sujeitando a participar desta seção mesmo com pouco mais de 300hqs na coleção, só pra divulgar que tô atrás do Grandes Clássicos DC vol 6 (Lanterna e Arqueiro Verde vol1). Não acho nem na estantevirtual, nem no site da comix, e aqui em Palmas/TO não tem sebo.
    Enfim, se quem ler este comentário puder me ajudar, meu email é [email protected]

  2. Parabéns pela coleção Sasquash! Engraçado que meu começo nas comics começou justamente com O Fantasma também! E até hoje é um dos meus heróis favoritos de todos os tempos com certeza!
    Muito legal saber que mais pessoas também curtem Fantasma!
    Grande abraço

  3. Excelente coleção,vi até um boneco do ciclope que eu tinha quando eu era moleque!!!!

    Parabéns ao Pipoca e Nanquim!!!!!

    • Coleção, por acepção da palavra, condiz o quanto de certo material que juntamos com uma finalidade. Minha coleção tem muito de lembranças, de tempos e lugares, e isso pra mim é o que realmente importa. Não tenho a pretensão de ter itens raros, e sim o que me agrada. Até mesmo pq, o que quem vai ler sou eu.
      Abrass;