Minha Estante #18 – Alexandre Lopes

Esse é um Minha Estante especial, pois diferente das outras coleções apresentadas aqui, essa é de estatuetas.

Alexandre possui uma coleção belíssima de peças sensacionais, a maior parte delas do universo sci-fi e dos filmes de terror, então acredito que vai agradar em cheio aos leitores do PN.

Preparem-se para sentir um certa inveja e começar a fazer as contas, pois tenho certeza que irão sentir vontade de começar uma coleção como essa. Baita hobby legal!

Olá, Alexandre! Obrigado por topar essa entrevista! Para começar gostaria que você se apresentasse aos nossos leitores.

Sou Alexandre Lopes, tenho 37 anos, colecionador de actions figures há quase dez anos. Faço parte do staff do podcast do site figuras de ação, e membro do site desde 2008.

Sou um grande fã de cinema de terror e sci-fi e um grande admirador do trabalho de vocês.

Você se lembra qual foi seu primeiro action figure?

Foi um Thor série 3 da linha Marvel Legends do fabricante Toy Biz.

Quando você começou efetivamente a colecionar action figures e estatuetas?

Em 2004 com esta mesma figura. Eu havia criado um cantinho nerd em meu quarto e achava que faltava algo pra decorar o ambiente. Passeando por um shopping próximo a minha casa vi a o boneco e senti que estava ali o que faltava. O problema é que, quando se compra um, se quer mais, e aí é começa a febre.

Quais são os principais itens da sua coleção, as meninas dos olhos de sua estante?

Difícil dizer, acho que atualmente a coleção ArtFX Star Wars em escala 1:10 da fabricante japonesa Kotobukya.

Qual o item mais valioso da sua coleção?

Tenho algumas figuras que se tornaram raras, mas acho que o item mais valioso e maior é um AT/AT Walker da Hasbro em escala 1:18.

E o mais raro?

Tenho uma Bethany Bled da McFarlane Toys, item que está bem raro. A figura é uma criação exclusiva do escritor Clive Barker para o fabricante fazendo parte de um série de figuras de horror chamada Infernal Parade. Gosto muito desta peça.

Bethany Bled é aquela garota atrás do Lobisome

Essa paixão por figuras é enraizada nos quadrinhos?!

Em parte sim, embora meu foco tenha mudado nos últimos tempos. Voltei às origens, tenho procurado mais bonecos com foco em sci-fi e terror, principalmente personagens de cinema.

Desenvolvi uma visão mais artística em relação ao que comprar, valorizo mais os bonecos mais estáticos como se fossem imagens tridimensionais da personagem retratado, ou como se fosse um momento do filme congelado em uma figura de ação.

Você lê muitas HQs também?

Já li muito, atualmente procuro mais por versões encadernadas de gibis clássicos, Marvel, DC, quadrinhos europeus e etc. Mas nesse ponto sou muito mais seletivo porque procuro priorizar minha coleção de dvds e bonecos.

Cara, eu sou doido para completar a coleção de estatuetas Batman Black nad White, você tem alguma?

Não tenho, mas sou fascinado por essa série. Gosto muito das versões do Paul Pope e Mike Mignola.

Como você guarda figuras e quais técnicas usavam para conservá-las?

As melhores estão guardadas em um móvel fechado. Dependendo da figura a limpeza é feita de forma muito tranqüila, com água, sabão neutro e uma escovinha de dentes.

Qual foi seu primeiro personagem favorito? Você alguma estatueta dele?

Das HQs o Demolidor, que infelizmente não existe uma boa representação dele para o tipo de escala que coleciono, a não ser em estátuas que são peças caríssimas.

Já tive um boneco dele pela Toy Biz da extinta série Spider-man Classics.

Esse é hobby meio caro não é?! Tem idéia de quanto gasta por mês com isso?

Fica caro se o vício não for controlado (risos), o importante neste tipo de coleção é desenvolver um foco, o meu é em figuras de 7 polegadas e acaba não saindo tão caro por ser uma opção de colecionável mais em conta e por ser produzido em maior escala.

Você prefere comprar aqui no Brasil ou vale mais a pena comprar importadas?

Ainda é melhor importar, embora existam ótimas lojas no Brasil.

É um mercado que ainda precisa ser descoberto, se expandir, por isso sou grande incentivador do hobby, sempre que possível organizamos encontros aqui no sul [N.E Alexandre mora em Porto Alegre] e com o podcast prentendemos atingir um público ainda maior.

Tem algum item que quer muito ter, mas está impossível de encontrar?

Tem duas peças que procuro atualmente, o Dr. Tongue do filme Dias Dos Mortos do George A. Romero e um playset com a cena do canil do filme Enigma do Outro Mundo.

Alexandre, muito obrigado pela entrevista! Foi um prazer conversar com você. Deixe um recado para os leitores do Pipoca e Nanquim e colecionadores do Brasil.

Aos colecionadores em geral, seja de HQs ou bonecos, vai o meu conselho:

“Tome conta de sua coleção, mas não deixe ela tomar conta de você”

Obrigado ao Pipoca & Nanquim pela oportunidade e os saúdo pelo excelente trabalho que vocês vem realizando, vocês estão de parabéns!

Um forte abraço a todos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. MUITO show a coleção do amigo.
    Eu sou colecionador de itens especiais de filmes em Blu-ray e estou querendo começar minha coleção de action figures. Acho que vou seguir a dica de comprar itens de 7 polegadas pra não estourar meu bolso hahaha.

    O item que mais quero no momento é o Iron Man Movie Mark IV ArtFX Statue (13 polegadas) e os itens de Assassin’s Creed.
    Gostei muito do Pipoca e Nanquim, ganharam um novo leitor o/

  2. podecast de figura de ação não tem graça alguma ja que o bacana seria um videocast, mostrando as figuras. moh chat tentei ouvir.. mas nao deu’..

  3. Caraioooo!!
    Babei nisso ehim!!Este minha estante foi diferente, e mesmo assim foi muito boom!!Esses bonecos mi deixaroo loko, muito dahora mesmo ehim!Parabéns, abraço.

  4. Poderiam só ter pedido um contato do Alexandre Lopes pra que as pessoas fizessem perguntas ou para se informar melhor sobre essa camada da colectosfera.
    Tô tentando tirar uma dúvida e não tenho como falar com ele =

    • Oi Shaka, esse é o site dele http://www.figurasdeacao.com.br/ mas qualque dúvida pode deixar aqui nos comentários mesmo que talvez ele veja. Valeu!

  5. Lindíssima essa coleção! Antes mesmo de colecionar quadrinhos tive um apego por Action Figures, porém é difícil encontrar na região da minha cidade. E os preços são bem mais salgados do que as HQs até hoje lembro do Alien (Parecido com o primeiro da esquerda pra direita na 12ª foto) que vi em um site americano por $1.500. A qualquer momento compro um que caiba no meu bolso e estou pensando até criar uma estatueta de uma personagem qual criei. Aí fica a questão de quem faria esse serviço e com boa qualidade. 

    • Gilberto, tem um amigo nosso aqui em Araraquara que possui uma equipe que trabalha fazendo action-figures, eles são muito, mas muito bons! Veja você mesmo nesse nosso post, pois já falamos do trabalho do cara aqui http://pipocaenanquim.com.br/2011/02/action-figures/

      • Obrigado pelos elogios pessoal! Qualquer dúvida é só entrar no site que o Bruno recomendou acima,

      • Valeu, Bruno! Pelas imagens o teu amigo faz um excelente
        trabalho outra hora faço contato com ele ou com vocês para negociar algum
        Action Figures, porque no momento exagerei um pouco no dinheiro pra minha
        coleção 🙂

    • Nossa, quantos liovrs, isso porque ainda tem mais, ne9. E sua estante te1 super arrumada se comparada com a minha. Conhee7o alguns dos liovrs que vocea mostrou, mas a maioria eu ainda ne3o li.

  6. Caramba que baita coleção!! A figura que eu mais gostei foi do zumbi de O Despertar dos Mortos, aquele cara que é mordido por vários dentro do elevador. Muito legal!

  7. Lindos bonecos. Quem não gosta de bonecos? Desde criança, gostamos. Apenas nos afastamos com o tempo. Infelizmente, o mercado de brinquedos, hoje, é muito caro. Claro, o mercado de bonecos especiais, como esses de filmes e HQs. Se o cara não é rico e gosta de quadrinhos, tem que escolher entre comprar gibis ou brinquedos.

  8. Também coleciono Action Figures… Curto bastante. Foco minha coleção em action’s de personagens de filmes de terror.
    Parabéns pela coleção, meu camarada.