O Espetacular Homem-Aranha é a melhor adaptação do herói?

 A trilogia dirigida por Sam Raimi não tinha começado respeitando o material original e ao longo dos filmes se distanciava ainda mais. Os produtores da Sony observando isso foram muito corajosos em aplicar um reboot tão cedo, admitiram os erros e procuraram uma nova abordagem para o personagem.
 
Começaram pelo diretor Mac Webb, que sabe extrair ótimas atuações e diálogos e seguiram pela incrível escalação do elenco. Nunca o Peter Parker e a Gwen Stacy foram tão verossímeis e bem interpretados. A história de origem que antes fora ignorada, agora foi vista como prioridade. Quase metade do filme é pensado para o desenvolvimento da origem. E que origem! Vale evidenciar uma drástica e infeliz mudança na essência do personagem. Nos quadrinhos depois de adquiridos os poderes e com a morte do tio, Peter percebe que ‘com grandes poderes vêm grandes responsabilidades’. No filme, querendo uma nova versão, Webb deixa explícito que Peter, mesmo antes desses acontecimentos, já era uma pessoa altruísta, algo que nos quadrinhos só ocorre depois. Os fãs de HQs odiaram, mas o grande público nem notou.
 
A forma com que Peter ganhou os poderes e se tornou o Homem-Aranha ficou incrível! Infelizmente muitos não compreenderam como isso ocorreu, foram acontecimentos sutis e às informações tem que ser pescadas pelo expectador; mas estão todas lá, basta interpretá-las. O filme não fez como Batman Begins dando foco e espaço pra construção do uniforme e heroísmo, mas também não foi caricato e didático como na trilogia do Raimi. As respostas não são superficiais. Por exemplo: Se Peter ganhou poderes após ser picado pelas aranhas então qualquer um ganharia? Não! Peter teve seus sentidos aguçados e ampliados porque a combinação genética das aranhas continham seu DNA. Com o intuito de criar novas curas para o desenvolvimento de membros ou órgãos perdidos, os cientistas Richard Parker (pai do Peter) e Curt Connors criaram as aranhas geneticamente modificadas em laboratório para os experimentos. Mas na criação das aranhas foi utilizada a cadeia genética de Richard Parker, por isso quando Peter tem contato, em vez de ele se deformar como Curt Connors, teve os sentidos aperfeiçoados. Isso só poderia acontecer com ele. Consequentemente o plano do Lagarto é perigoso e as reações negativas infinitas.

url

 

A solução para os cartuchos de teias também é excelente. Com o desenvolvimento das aranhas, a Oscorp percebeu o quanto suas teias eram resistentes, e criou meios de produzi-las e comercializá-las. Conseqüentemente, elas também eram usadas nos aparatos tecnológicos utilizados na manutenção das aranhas no laboratório. Nada mais sábioda parte do Peter de pegar essa novidade e criar o disparador de teias, que por sinal além de fiel, ficou sensacional!

Mas tudo no filme é muito sutil, prova maior disso é a construção do uniforme. Tudo é real e muito funcional, começa com uma improvisação de um capuz vermelho e óculos escuros (que depois as lentes serão tiradas para fazer o olho da máscara) e logo ele já está pesquisando na internet o elastano (filamento sintético conhecido por sua excepcional elasticidade) utilizado pelos ciclistas, em seguida com cortes rápidos o vemos pintando a aranha. O uniforme é simples, mas interessante, nas sapatilhas contem até sucção. O som e pó emitidos pelos disparadores quando são acionados provam o quanto pensaram nos detalhes, nas HQs é de praxe lermos “THWIP!” quando eles são acionados.
 
Mesmo com algumas coincidências e errinhos desnecessários (a Gwen usar saia no laboratório, o operador de grua ser o mesmo que o Aranha salvou o filho) o filme busca uma aproximação dos quadrinhos. O Lagarto está idêntico às primeiras versões, não há o que reclamar, as poses e os movimentos do Aranha são fantásticos. Sem dúvida a melhor seqüência do filme e que mais emula o fascínio pelo herói é a da luta com o Lagarto na escola, e a melhor cena é a que ele encasula o vilão. Faltava exatamente isso nos filmes do Aranha, ‘coisas’ que o aproximasse da narrativa dos quadrinhos, como encasulamentos, armadilhas (linda a que ele constrói no esgoto), e mais ‘diálogo’ com a parte animal do personagem. A transparência dos pequenos detalhes como o envelhecimento do uniforme faz diferença, tornam os problemas reais e um design mais tátil.
 Columbia Pictures releases the first image of Andrew Garfield as Spider-Man.

 

Neste Peter, vemos toda a nerdice e genialidade que estamos habituados a ver nas páginas; há imersão nas interações dos personagens. Os diálogos que Webb extraiu são fascinantes, como a conversa com Gwen no corredor da escola e a discussão na casa dela com o Capitão Stacy. Os diálogos com o tio Ben nem se falam. São personagens carismáticos, interessantes e amados (como não se apaixonar pela Gwen da Stone?), além de um romance muito bem construído como pano de fundo. Um Aranha sacana e visto como um adolescente com poderes, sem glória ou exibicionismo.

Em termos técnicos o filme faz jus ao título de espetacular, os efeitos visuais nos fazem acreditar que o Aranha existe; é um show de dublês. As cenas noturnas ficaram ótimas, muito bem iluminadas e o 3D só melhora tudo. Faltou uma trilha mais icônica, mas por outro lado, a sutileza é o objetivo. Sem contextualizar e com respeito à época que os filmes do Raimi foram feitos, esse novo faz os efeitos da trilogia anterior parecerem videogame. É um filme redondo, estruturado e que dá o devido tempo de tela de cada personagem, apenas com exceção da participação do Dr. Ratha. 
 
O filme carece de cenas diurnas, de mais piadas e descontração, mas se entendermos a proposta, dá pra relevar isso. A ideia era justamente mostrar um início diferente e mais sério, evidentemente provocado pelas perdas do Peter. Nesses aspectos o filme se saiu muito bem, e acima de tudo, deixou tudo muito bem cimentado pra fazer uma continuação digna do legado do herói. A base, a alma, e o amor pelo personagem dentro e fora das telas nunca estiveram tão entusiasmados para construir uma franquia digna! Longe de ser um filme perfeito, ainda mais no caso de um personagem tão popular, depois de tantas lutas no escuro a luz do amanhecer nunca pareceu tão colorida.
 
O futuro do herói está em boas mãos, e apesar de muitas teias, ele trará bastante diversão!

Por Jefferson Madeira
Colaborador aracnídeo

Deixe uma resposta

  1. Valeu pelo texto Jefferson!!

    Pessoalmente eu gostei muito desse filme!… Não gosto dos anteriores principalmente do Terceiro.

    Concordo com você o problema deste filme é a trilha sonora… sem trilha o filme não marca… e esse não marcou….

    Tenho boas expectativas com as sequências!

    • Olá Diego, fico feliz que tenha gostado do texto e do filme.
      Pois é… o filme deu umas tropeçadas mas a intenção de fazer uma boa adaptação é clara, eles estão lúcidos e a continuação deve surpreender! As informações que já saíram são animadoras, o personagem merece o melhor.
      Parabéns pelo seu trabalho aqui no PN, acompanho seus posts e são excelentes!
      Abraço.

    • vc e um retardado pra nao ter gostado dos ANTIGOS sao os melhores perto dessa bosta!!!

      o 3 e o mehor de todos!!

      so retardado noob pra nao gostar!!

      FAZER O QUE TEM GENTE QUE GOSTA DE BOSTA!!

      que nem os filmes do RESIDENT EVIL aquela bosta sim devia começar do ZERO COM NOVOS ATORES E DIRETOR!!!

      • ‘Jesus’, esse tipo de comentário nem merece atenção! Mas vou lhe dizer uma coisa, você deve sim se expressar mas com educação, respeito e comentários com argumentos e informações. Talvez você nem faça ideia de quem seja o cara a quem se refere.
        Passar bem.

      • 各位朋友 – FYI彩色流動寬頻USB 售980元2008年6月21日 星期六 – 經濟日報3香港發售iPhone 3G在即 乘勢以新名字 mobile 3.0 狂谷數據服務 主打產品包括流動寬頻USB數據機3reedom 首次在百佳等發售 新推出的3tv 更可以最低8元月費收看電視 3G服務滲透率雖高 但仍可吸引更多人 入市 3香港營運總裁龍佩英指 去年3G客戶已逾100萬人 當中逾60%有使用數據服務 每月總瀏覽頁次達6,000萬 最低月費$98 攻女客 她提到 是次以七彩廣告谷數據服務 連流動寬頻USB 3reedom也換上西瓜 牛仔褲圖案 又以盒裝 980元 連同68元儲值卡 於百佳以及屈臣氏發售 旨在吸引普羅大眾以及女性客群 用家以數據月費上網 更可以最低98元 簽約24個月 免費獲3reedom 她又指 企業客怕流動寬頻漫遊收費貴 該公司遂推出每日或定額收費計劃 並期望 3reedom每月銷售較兩個月前推出的白色版高3倍 3香港亦推出23條頻道 包括有線新聞 財經 娛樂新聞等同步直播 另有寶寶世界台 8元 TVB消閒生活 18元 aTV移動頻道 8元 等

  2. Lamento por quem curtiu o filme, mas eu detestei e acredito que a grande maioria dos fãs das HQs tbm. Um roteirinho muito do mal feito, a direção inexperiente e duvidosa, a trilha fraca, a xaropada Peter e Gwen, a xaropada Peter e os pais, a xaropada Peter e tia May. A personalidade do Peter no filme é detestável e nada carismática. Esse não era o Peter Parker que conheci nas HQs dos anos 80, 90 e 2000. A única coisa boa no filme é a movimentação do Aranha, o resto é totalmente descartável.
    Essa criticazinha é nada mais que uma baita tiração de leite-de-pedra tentando justificar os podres do filme.

    • Olá Pedro… repeito sua opinião, mas…
      Interessante, aqui no Brasil o filme não foi muito bem recebido mas no resto foi, ele tem 73% de aceitação no Rotten e 7,2 no IMDb. O mais irônico é que alguns fãs ficam criticando os erros desse filme mas se esquecem das dezenas de más adaptação e erros da trilogia do Raimi. Esse filme não é o ideal pro Homem-Aranha, mas os caras tentaram fazer a coisa certa, e isso temos que considerar. Sobre a personalidade do Peter, é só você lembrar do Peter altista e do romance piegas do Raimi que você verá o quanto esse é bem representado, ainda mais se você ler a versão Ultimate.
      Abraço.

  3. Cara, sinto muito, mas acho Sam Raimi muito mais diretor do que Marc Webb, e Tobey Maguire muito mais ator do que esse Peter Crepúsculo. Tudo é muito fajuto e beirando à cafonice de novela nesse novo filme do Aranha.
    Sam Raimi pode ter tido suas pernas cortadas pelos produtores no Homem Aranha 3, mas fez muito bonito nos primeiros dois filmes!

    • Tudo bom Rahman?
      Com certeza o Raimi é um ótimo diretor, não tenho dúvidas. Mas o Webb também é, quem já viu (500) Dias com Ela sabe disso. O Andrew Garfield é um excelente ator, e fisicamente ficou muito melhor que o Tobey Maguire, é só observar o Peter do Mark Bagley, é idêntico! O Peter do Maguire era abobalhado e não víamos sua genialidade. E esse lance do terceiro filme por a culpa nos produtores é balela, o Raimi era o diretor e não foi obrigado a trabalhar no filme, ele teve sim algumas ideias bloqueadas mas ele tem culpa também. O legal dessa nova versão é que estão tentando fazer os filmes mais pessoais, abordando mais o Peter do que o Aranha.
      Abraço.

      • Olá Jefferson, tudo bem sim.

        Cara, assisti sim ao excelente “500 dias com ela” e mesmo Marc Webb sendo um “novato” na direção conseguiu fazer um ótimo filme pé no chão sobre relacionamento amoroso, amizade e descobertas sem beirar à pieguice, mostrando ser um diretor promissor, mas senti depois de ver ao novo Aranha, que ele se encaixa melhor nesse cinema mais alternativo, onde uma outra linguagem é pedida.

        Como fã das HQs desde os anos 90, não consegui absorver nada que me encantasse nessa nova origem do Aranha, achei o roteiro muito furado, cheio de explicações idiotas, amarrassões desnecessárias, diálogos fracos, óbvios e tediantes, dramalhões forçados e saídas muita bobas. Vale lembrar que o roteiro passou na mão de muita gente virando uma colcha de retalhos e dando a impressão que foi feito às pressas.

        O Peter Parker do Tobey me passa mais verdade e carisma, pois é exatamente esse abobalhado nerd que faz o Aranha ser um personagem tão fantástico, humilde e divertido nos quadrinhos. O Peter do Andrew foge totalmente essa essência, descaracteriza o personagem, chegando a irritar. Comparo o Peter do Andrew ao oq fizeram com Deadpool no horrível Wolverine Origem.

        Me custa acreditar Jefferson, que algum fã dos quadrinhos do Aranha engoliu essa bomba…

        • Entendi seu ponto de vista, pode ser então uma questão de gosto pessoal seu, respeito isso. Concordo que essa nova versão não é perfeita, mas tem mais aspectos positivos do que negativos. Concordo que os filmes do Rami ficaram divertidos, mas de longe não são mais fieis que essa nova versão. Observe a profundidade desse Peter, o do Maguire era totalmente superficial. Enfim, o que mais gostei é que os pontos positivos desse novo filme proporcionarão estabilidade e melhoras nas continuações, provavelmente elas surpreenderão e muito, bom, assim espero. eh eh
          Abraço.

          • Eu espero ver um filme bom do Aranha sim Jefferson, pois se trata de um dos personagens que mais contribuiram pra formação da minha personalidade. Tenho um carinho muito grande pelo Aranha. Gostaria muito que ele fosse mais respeitado em qualquer mídia que ele aparecer.

            Fiquei com o pé atrás da jogada da Sony por não querer deixar a Marvel obter os direitos dos filmes. Espero que acertem mais na próxima.

            Abraços

          • Issaê, a esperança de quem realmente gosta do Aranha nunca deve morrer, independente dos filmes esse personagem é espetacular!

            Aproveitando que estávamos falando do Sam Raimi olha que interessante…
            Ninguém é perfeito mesmo… nem Jack, o Caçador de Gigantes e Oz – Mágico e Poderoso está se saindo bem nas críticas e bilheterias.

            Até então o Bryan Singer e o Sam Raimi eram considerados por muitos grandes cineastas da nova geração, ta na hora de admitir que eles não jogam essa peteca toda!

            Por isso eu acho injusto essa pegação no pé do Marc Webb.

            Abraço.

  4. “Por que O Espetacular Homem-Aranha é a melhor adaptação do herói até agora?”

    Para responder a pergunta, deixe-me citar alguns trechos deste próprio que coincidem com a minha opinião.

    “Nos quadrinhos depois de adquiridos os poderes e com a morte do tio, Peter percebe que ‘com grandes poderes vêm grandes responsabilidades’. No filme, querendo uma nova versão, Webb deixa explícito que Peter mesmo antes desses acontecimentos já era uma pessoa altruísta, nos quadrinhos isso só ocorre depois.”

    “Se Peter ganhou poderes após ser picado pelas aranhas então qualquer um ganharia? Não! Peter teve seus sentidos aguçados e ampliados porque a combinação genética das aranhas continham seu DNA.”

    “A solução para os cartuchos de teias também éexcelente. Com o desenvolvimento das aranhas, a Oscorp percebeu o quanto suas teias eram resistentes, e criou meios de produzi-las e comercializá-las. Conseqüentemente, elas também eram usadas nos aparatos tecnológicos utilizados na manutenção das aranhas no laboratório. Nada mais sábioda parte do Peter de pegar essa novidade e criar o disparador de teias, que por sinal além de fiel, ficou sensacional!”

    “O uniforme é simples, mas interessante, nas sapatilhas contém até sucção.”

    “Um Aranha sacana é visto como um adolescente com poderes, sem glória ou exibicionismo.”

    Acresentaria algo que até foi mencionado no texto, mas sem citar algo que acho essencial ao contexto: óculos escuros a noite.

  5. Essa critica falou muita coisa pra mim quem publicou e disse muito bem a respeito do filme sem falar que eu concordo com isso.

    Essa critica foi espetacularmente boa eu gostei foi muito,muito boa.

    Na hora que eu vi que ia lançar o filme novo eu fiquei muito empolgado na hora que eu assisti. Não foi tão bom como eu esperava por isso que eu gostei dessa critica, mas vai melhorar.

  6. A critica foi ótima gostei acerto nos erros meio bobos que obteve mais fora isso foi show as lutas contra o lagarto e os bandidos da cidade adorei as coisas que aconteceram no cotidiano de peter na escola e na sua casa e também com a Gwen seu romançe e seus dialogos gostei, falo e disse jefferson.

  7. Bons argumentos, realmente esse é o melhor filme do homem aranha.

    Aqui no brasil ele foi mal visto, mundialmente ele foi mais aceito do que os anteriores.

      • Recepção da crítica

        O filme obteve uma média de 74% de aprovação no Rotten Tomatoes, que se baseou em 241 resenhas recolhidas, das quais 178 foram consideradas positivas e 63, negativas. Segundo o agregador, o consenso é que “um elenco bem escolhido e uma direção com boa mão permitem que The Amazing Spider-Man impressione, apesar de revisitar os mesmos pontos de enredo do filme Homem-Aranha de 2002”. Por comparação, o Metacritic calculou uma média de 66% de aprovação, baseado em 42 resenhas.
        Jordan Mintzer do The Hollywood Reporter sentiu que o filme trouxe um resultado satisfatório como reboot de uma das franquias mais bem-sucedidas da Marvel, explicando que Marc Webb dirigiu como um toque emocional e vários pontos de comédia, além de providenciar uma representação mais sombria do super-herói e um romance mais forte do que na série de filmes original. Boyd Van Hoeija, da Variety, descreveu o filme como “na sua maioria suave, interessante e com uma emocional recombinação de elementos novos e conhecidos”. Ele disse que Andrew interpreta um herói que atrai atenção porque “seus problemas envolvem pessoas reais – vidas reais”. No Associated Press, Christy Lemire afirmou que Garfield interpreta um excluído arrogante e incompreendido que age como um rebelde antes de sua transformação, o que dá ao filme “agitação, energia ousada e uma bem-vinda sensação de perigo”. Ela concluiu que Marc Webb é um tipo de diretor diferente de Sam Raimi, dizendo que, enquanto falta ao conjunto de Marc a imaginação do diretor original, ele transmite “verdade emocional” e um “penetrante senso de humanidade”.

        Dados Wikipédia

  8. Po até que fim um comentario inteligente ….Parabens colaborador Jefferson.. muitas verdades ditas…. para mim esse filme foi muito espetacularl!!!!!vleu…

    • Valeu Pedro, e pode acreditar que as continuações serão melhores ainda, os caras estão confiantes e tentando fazer a coisa certa. Estão buscando o Homem-Aranha ideal para o cinema, e creio que já o veremos nessa continuação. Se depender do elenco e do uniforme já podemos comemorar. rs
      Otimista!

  9. Eu entendo as pessoas acharem o Sam Raimi melhor diretor ,mas não me desce as pessoas preferirem o Peter com cara de boco do Tobey Maguire ,com direito a um plus boco/emo/péssimo dançarino do terceiro filme

  10. Só pelos pontos que ressaltei da postagem em meu último comentário já demonstra que, de melhor adapção, O Espetacular Homem Aranha não tem nada. E olha que nem o critiquei enquanto filme! Curioso ignorarem o quanto tais pontos fogem a essência do personagem e sua mitologia.

      • Cara, concordo contigo que o filme tem problemas, mas se os defeitos do Espetacular Homem-Aranha são graves nem pensemos em analisar a trilogia do Raimi, além de inúmeras incoerências é muito mais mal adaptado. Acredito que a continuação será muito boa.
        Otimismo!

        Abraço.

  11. Concordo com muita coisa Jeferson. Sou leitor dos quadrinhos desde o início dos anos 90 e, apesar de gostar dos três( Sim. do 3 também) filmes do Raimi, não dá pra negar que, como você disse, ele foi aos poucos se afastando das HQs. O Personagem que aprendi a gostar e se tornou meu preferido nunca foi um babaca romântico como o da trilogia do Raimi onde “tudo acontece por causa de uma garota”. O primeiro filme,pra mim, é o melhor pois soube balancear isso e é um filme de aventura legal. Os outros dois abraçaram o gênero de comédia romântica.
    Gostei desse espetacular porque, apesar de ter vários defeitos,traz mais da essência do personagem que cresci lendo. E pra quem diz que o Peter está muito “Crepúsculo” é bom ficar sabendo que, em sua criação, o Aranha se destacava exatamente por ser um herói adolescente. O que Espetacular fez foi trazer esse adolescente para os dias de hoje. e isso se chama adaptação. Espetacular não foi a melhor adaptação do personagem porque, pra isso,teriam de fazer um filme de época se passando nos anos 60 ( e mesmo assim ainda ia ter gente choramingando por aí) mas enquanto esse filme não sai, dá pra fazer um misto entre esse Aranha do espetacular com o do primeiro filme do Raimi.

      • You know what…I think she looks ugly, cheap and a great icon of “M.K. girl” in Hong Kong! Her dressing & her face are telnilg us.”Hey guys, Come & get me! One night Stand is no problem for me!”BACK HOME LA, Bitch Carole

  12. Finalmente alguem sendo justo com este filme. A unica coisa que eu não concordei foi o 3D, qualquer coisa em 3D é pior que em 2D.

    • Bem colocado Erik, pessoalmente também não curto 3D, acho que tira atenção e não contribui em qualidade para o filme. Mas devemos reconhecer que o 3D desse ficou bom.

      Abraço.

  13. Os fatos acontecidos no filme sao melhores e espetaculares , simplesmente sensasional , os atores novos e melhores as cenas mais interesantes . Falar sobre este filme fika meio dificil por ser melhor que o outro . os diretores dofilme abalaram a estrutura se colocando nos personagens assim dando atraçao no filme . a computaçao grafika melhor e assim o filme fika espetacular . cada vez melhor assim nasce mais superherois.

  14. Concordo com essa crítica. Esse novo homem -aranha ficou maravilhoso , é a melhor adaptação feita do herói até hoje. Comparado com a outra triologia esse filme ficou muito melhor. Eles respeitaram mais os quadrinhos , achei muito legal. O filme não ficou perfeito mais está procurando acertar os erros dos outros filmes. Essa continuação irá surpreender todos os espectadores…Aguardem!!

  15. Segue abaixo o link da canção tema do filme e a tradução da letra.

    Til Kingdom Come (Coldplay)
    http://www.youtube.com/watch?v=mfR0bnpACQE

    (Até o Fim Dos Tempos)

    Um… Dois…
    Roube meu coração… e segure minha língua
    Eu sinto que minha hora… minha hora chegou
    Deixe-me entrar… destranque a porta
    Nunca me senti desse jeito antes

    E as rodas continuam girando
    E os tambores começam a soar
    Não sei que caminho eu estou seguindo
    Não sei por qual caminho eu tenho vindo

    Segure minha cabeça… dentro de suas mãos
    Eu preciso de alguém… que entenda
    Eu preciso de alguém… alguém que escute
    Por você eu esperei todos esses anos

    Por você eu esperaria… até o fim dos tempos
    Até que meu dia… meu dia termine
    E diga que virá… e me libertará
    Apenas diga que você esperará… você esperará por mim

    Em suas lágrimas… e em seu sangue
    Em seu fogo… e em sua inundação
    Eu ouço você rir… eu ouvi você cantar
    E eu não mudaria nada

    E as rodas continuam girando
    Os tambores começam a soar
    Não sei que caminho estou seguindo
    Não sei por qual caminho eu tenho tornado

    Por você eu esperaria… até o fim dos tempos
    Até que os meus dias… meus dias terminem
    E diga que virá… e me libertará
    Apenas diga que você esperará…você esperará por mim

    Apenas diga que você esperará…você esperará por mim
    Apenas diga que você esperará…você esperará por mim

  16. Olha, eu não sou conhecedor o suficiente de quadrinhos ou de cinema pra embasar a minha opinião sobre filmes. Então, eu tiro se um filme é bom ou ruim (pra mim, q fique claro), se o filme em questão me faça querer compra-lo.
    A trilogia do Raimi passará longe da minha estante, agora esse filme, dependendo do resto da trilogia pode vir a figurar nela, rsrs.
    Alias, eu vi tantas criticas negativas desse filme, q quando fui assistir, a expectativa tava la embaixo. Isso pode ter ajudado.

    • Issaê Melke, pode crer que as continuações só melhorarão!
      Tenho acompanhado o que ta rolando na produção do segundo e estou ansioso e otimista!
      Fizeram uma base sustentável nesse primeiro e o que virá agora só tende a agradar. Aguardemos.
      Abraço.

  17. Esse texto deve ter sido escrito pelo mesmo cara que disse que TDKR era um filme ruim.

    O texto está cheio de coisas que não são comentadas no filme, vc deve ter sonhado com o que preenchia as lacunas que o filme deixa.

    Qualquer filme da Trilogia do Sam Raimi (incluindo o terceiro filme, peter emo e duende verdão power ranger)
    >>>>>>>>>>>>>>>∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞∞>>>>>>>>>>>>>>
    Espetacular Homem Aranha.

    • Blz Cleyton? Talvez seja essa a questão, acostumados com o didatismo da trilogia do Raimi muitos foram ver esse novo filme sem prestar atenção, eu não inventei essas soluções, é só rever e analisar o filme. Respeito que você gosta da trilogia do Raimi, só que esse novo filme não é ruim como muitos dizem, eu também reconheço que ele tem inúmeros problemas, mas a tentativa de fazer a coisa certa é clara. Estou ansioso pela continuação, provavelmente ela irá concertar os erros e nos dar o Aranha dos quadrinhos que tanto gostamos.
      Abraço.

  18. Cara, tá resolvido o mistério! O pomposo que escreveu essa critica sem pé nem cabeça é o mesmo que fez a critica mequetrefe falando mal do último filme do Batman do Nolan.

    TINHA QUE SER UM MARVETE MESMO PRA DEFENDER COM ARGUMENTOS FAJUTOS UM FILME TÃO DETESTÁVEL COM ROTEIRO FRACO DIGNO DE UMA NOVELA DA GLOBO QUE NÃO ESTABELECE NADA QUE O JEFFERSON MARVETE TÁ TENTANDO EMPURRAR GOELA ABAIXO.

    Dizer que os diálogos são fascinantes desse lixo??
    São tediantes, xaropetas e forçados! E com direito a muitas frasesinhas brega de “impacto”.

    A forma como ele ganhou os poderes foi incrível??
    Pensei que tava vendo um episódio de Malhação de tão ruim que foi a solução que deram.

    Que os cartuchos de teia foram bem colocado??
    Antes fosse a teia orgânico, pois nos polparia de uma explicação tão idiota e tosca.

    Os personagens são carismáticos??
    São irritantes!! O único personagem de carisma é Tio Ben de Martin Sheen.

    O filme tem errinhos??
    Muitas coincidências desnecessárias são empurradas nesse filme. O Filme só tem erros, exceto as cenas do Aranha se balançando pela cidade.

    Genial como o Lagarto descobriu a identidade do Aranha, não????
    Nessa hora eu quis pular da cadeira e ir embora do cinema de tão absurda e idiota que foi a cena!!

    Empurrar argumentos que nem o roteiro estabelece é muito bom, assim qualquer filme ruim vira um espetáculo, segundo o raciocínio do Jefferson Marvete.

    Abraços !

  19. Nunca fui de comentar mas esse filme é horrivel se você gostou deve ter crescido lendo um Homem Aranha diferente dos que eu lia esse Peter quando esta vestido de Homem Aranha pratica Bulling contra os criminosos o Homem Aranha que eu costumava ler tirava sarro dos criminossos se você notar com atenção vai perceber a diferença esse Homem Aranha se vangloria de seus poderes e sem mais delongas vou só comentar uma cena do filme cara o jeito que ele revela para a Gwen ser o Homem Aranha Meu! o que foi aquilo? desculpa mas dizer que esse filme seria talves a melhor adaptação dos quadrinhos para o cinema é o mesmo que dizer que a saga do clone foi um dos melhores arcos do Homem Aranha mas dado ao seus comentarios talves você nem saiba do que eu esteja falando!

    • Como vai Roberto? Respeito você não ter gostado do filme, mas não devemos subestimar quem gostou porque eles também tem seus argumentos positivos. Em nível de erros e acertos esse tem muito mais pontos positivos do que a trilogia anterior. Compreendo que você gosta da versão clássica do Aranha, eu também gosto pra caramba, mas devemos intender que depois da trilogia do Raimi eles quiseram mostrar uma nova versão do herói, uma abordagem jovem dos dias de hoje. Tal adaptação é com base na versão Ultimate do Aranha, e quem já leu a saga Marvel Millenium: Homem-Aranha sabe o quanto é boa, o Brian Michael Bendis e o Mark Bagley mandaram muito bem! Também não estou definindo que o filme é excelente e é a obra definitiva do Aranha, longe disso, mas devemos ser otimistas porque estamos caminhando pra adaptação ideal do personagem. Estou muito confiante na continuação, e creio que esses problemas do primeiro serão resolvidos.
      Abraço.

  20. 08/03/2013

    Em uma entrevista Sam Raimi disse o que achou do Espetacular Homem-Aranha.

    “Foi muito difícil para mim ver o novo filme do Homem-Aranha. Eu me sentia tão ligado [ao personagem], não podia ver o Homem-Aranha com outro diretor; é como seu fosse meu amor, e eu não queria dar de cara com meu amor com outra pessoa. Então superei no último final de semana e disse, ‘apenas assista a maldita coisa’. E assisti e amei. Eu realmente me senti livre. Pensei, ‘Por que estou carregando essa carga?’. É claro que uma nova história do Homem-Aranha deve ser contada e [Webb] fez um ótimo trabalho ao contá-la. Adorei o filme e aguardo ansioso como fã pelo próximo. Amo os quadrinhos e agora não sinto como se fosse uma obrigação e estou feliz por outra pessoa ter feito uma nova versão”.

    • Parece que ele está sendo político. Na boa, curti bastante os filmes de Raimi, foi o cara que deu a iginição nos filmes de super-heróis no começo dos anos 2000 com Spider 1, antes dele essa indústria de cinema com super-heróis não existia. Realmente achei um tiro no pé esse Reboot, espero no fundo da alma que eles (Sony) retornem a antiga franquia (sonhar não custa, né American Pie??)..com Maguery e Raimi. Com relação a sua afirmação “A trilogia dirigida porSam Raimi não tinha começado respeitando o material original e ao longo dos filmes se distanciava ainda mais”, faço minhas as palavras de Alexandre Callari “cabe lembrar que HQs diferem das demais mídias por terem qualidades intrínsecas ao gênero, as quais não podem ser reproduzidas em nenhum outro lugar. Assim, sempre que uma adaptação é bem sucedida, ela promove as alterações necessárias para que o personagem funcione fora dos quadrinhos. Muitas vezes, essas alterações são berrantes, como o corte de uniformes dos X-Men nos longas de Singer ou os lançadores de teia orgânicos do Aranha na trilogia de Raimi; noutras, são mais sutis como as liberdades que Chris Nolan tomou na origem de Batman. é importante lembrar que existe ritmo em todas as linguagens artísticas – e esse ritmo é diferente para cada uma.”

      • Blz Sen? Os Aranhas do Raimi ajudaram a popularizar as adaptações sim, mas antes deles tivemos Blade, X-Men e as franquias mais antigas de Batman e Superman. O Raimi é um bom diretor mas não é essa bola toda não, lembremos do terceiro Aranha e de Oz – Mágico e Poderoso que não se saiu bem. Concordo com você que algumas alterações quando se vai adaptar uma mídia são necessárias, o problema é que muita coisa tem como fazer igual nos quadrinhos mas eles fazem questão de mudar. Lembremos das teias orgânicas dos filmes do Raimi, do Peter altista que fica babando que nem zumbi atrás da Mary Jane, do Duende Verde esquisitão, das inúmeras falhas do terceiro, etc. Estranho aqui no Brasil o filme ter sido tão mal recebido, a critica e o público americano gostou, arrecadou muita grana e agora até o Raimi admitiu que o filme é legal. Concordo que o filme teve erros, mas os pontos positivos são maiores. Enfim, temos que ser otimistas pelas continuações e espero que tudo melhore pro cabeça de teia.
        Abraço.

      • Particularmente, acho a idéia de teias organicas bem mais plausível edentro de contexto, a bem da verdade é uma idéia reaproveitada do finado universo 2099. Com relação a importancia do Raimi..na minha humilde opinião criou uma nova forma de retratar SUper-heróis no cinema, industria essa que estava moribunda, desde Joel Schumacher e seus mamilos de borralha em Batman & Robin. Depois de Spider1 as coisas começaram a acontecer…ainda na minha opinião…se não fosse Spider 1, não teriamos Vingadores do jeito como é..Voce gosta de dados. Olha esses aqui, tiradas da mãe Wikikipédia:

        (Spider-Man1 – 2002)
        Spider-Man received mostly positive reviews from film critics. Review aggregator website Rotten Tomatoes calculated an 89% overall approval based on 216 reviews.The casting, mainly Tobey Maguire, is often cited as one of the film’s high points.

        (The Amazing Spider-Man – 2012)
        The Amazing Spider-Man received mostly positive reviews by critics upon release. The review aggregator film site Rotten Tomatoes reported a 73% approval rating, based on 275 reviews, with an average rating of 6.7/10.

        Acho que esses dados falam muita coisa, não?? Falta muito feijão ainda pra franquia de 2012 .

  21. Minha nossa! Tomei um susto quando li o título, e vim preparado pra ler algo que fizesse mudar meus conceitos á cerca do novo filme do aranha (que me decepcionou MUITO) mas…caramba, Jefferson, a maneira que você escreve nem parece um artigo, parece o comentário de um fã em algum site, poxa, e a falta de argumentos críveis ou uso de argumentos fracos para justificar furos na história soa totalmente pessoal. Ae prejudica a qualidade do material publicado.
    Vamos lá, vou tentar mostrar como você está enganado nesse seu artigo:
    “A trilogia dirigida porSam Raimi não tinha começado respeitando o material original e ao longo dos filmes se distanciava ainda mais. Os produtores da Sony observando isso foram muito corajosos em aplicar um reboot tão cedo, admitiram os erros e procuraram uma nova abordagem para o personagem.”

    Primeiro erro: a trilogia do Raimi foi considerada na época de seu lançamento, como uma das melhores adaptações de quadrinhos de todos os tempos (mesmo com as teias genéticas), e você errou em não dizer que material original é esse. Você se refere á Amazing Fantasy 15 onde mostra a origem verdadeira do Aranha, do Aranha clássico, ou se refere á origem do Aranha Ultimate? Pois se estiver se referindo ao Aranha clássico, e dizer que o novo aranha é fiel, acho que você não assistiu o primeiro filme do Raimi, vou até descrever a primeiríssima história do Aranha e você vai achar que estou descrevendo a primeira metade do filme do Raimi: Peter criado pelos tios idosos, vive num lar feliz, com seu tio Ben e tia May, chega na escola, um nerd bobalhão, sofrendo bullying, sendo zoado por Flash Tompson, que é popular e se dá bem com as garotas, garotas estas que passam longe do Peter por achar ele estranho e bobão, Peter este que vai numa exibição de ciências em um laboratório, enquanto assiste a palestra, uma aranha pula em sua mão e o pica,Peter descobre que tem poderes extraordinários, veste uma máscara para ocultar sua identidade e para testar suas habilidades, começa á lutar no vale tudo pra ganhar dinheiro. Um ladrão passa por Peter e ele não faz nada para prende-lo, este mesmo ladrão, quadras depois assassina tio Ben. Peter descobre, persegue o lagão até um galpão abandonado, cercados pela polícia, se enfrentam, Peter reconhece o ladrão e desiste de fazer algo com ele. A história se encerra com um Peter choroso, sofrendo, e a frase de efeito “Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”. Vai dizer que isso não é praticamente idêntico ao que foi retratado no primeiro filme do Raimi? Cara, até a sequência de golpes na luta de vale tudo é incrivelmente IDÊNTICA á sequência em quadrinhos. Claro que há suas diferenças, afinal, estamos falando de um filme, mas nada que desestabilize o eixo principal.
    Sério mesmo que você não achou o primeiro filme do Raimi fiel? Pelo menos fiel ao material ORIGINAL clássico? Muito sem sentido isso…
    Agora vamos falar do TASM. Cara……enfiar os pais no meio da história do Aranha, criar toda uma conspiração para mostrar que o Peter foi pré-destinado pra ser o Aranha, explicações fáceis e preguiçosíssimas para praticamente tudo que tem de legal e criativo no personagem, como isso pode ser bom? Como o Peter ter todo o destino e sua vida ligada ao Aranha pode ser algo positivo? Voce realmente é fã do Aranha? Sabe o porque do personagem ter feito tanto sucesso na sua época de lançamento?
    Ele fez sucesso porque os leitores se IDENTIFICAVAM com o personagem. O Aranha poderia ter sido QUALQUER UM. Se vivêssemos nos quadrinhos, poderia ter sido eu, ter sido você, ter sido qualquer um ali sendo picado pela aranha. Mas qualquer um teria feito o que ele fez? SIM! O Peter usa de seus poderes para ganhar dinheiro e impressionar as garotas e os amigos. Como qualquer adolescente normal faria, mas somente a morte do tio Ben fez com que ele se desse conta do peso que ele ganhou ao ganhar os poderes. Em TASM, a morte emblemática é praticamente disvrtuada. Da luz da redenção que fez um jovem comum se tornar o herói amigo da vizinhança, se tornou um prato cheio para VINGANÇA. Nos primeiros dias JÁ como aranha, o Peter nesse novo filme só se preocupa em caçar o cara que matou seu tio, e só percebe que pode ser um herói quando salva uma criança. Tem como destruir ainda mais um fato tão importante para os quadrinhos? Foi a morte do tio Ben que chocou Peter, mudou o que ele pensava. Ele não nasceu para ser o Aranha. Foi uma dádiva, e uma maldição que poderia acontecer com qualquer jovem nerd com espinhas, que sofre zoação na escola, jovem este que tem em cada esquina, em todo canto no mundo. Esse era o poder do Aranha, os leitores liam e se identificavam, queriam ser o herói. Esse novo Aranha irresponsável, sem um único pingo de carisma, dramático até demais, despreocupado com a vida e com a própria identidade secreta (identidade esta que ele revela á cada 10 segundos de película sem a menor razão ou cuidado), nascido e criado com algo dentro de si pré-programado pra ser o Aranha, com toda sua vida envolta em coincidencias que beiram ao absurdo, não tem como o espectador se identificar ! Perde muito da essência do personagem. Essência esta que já foi tanto falada e me parece que você nunca percebeu, ou nunca leu nada sobre o personagem.
    Só pra demonstrar o quanto o roteiro de TASM é preguiçoso:

    Peter foi pré-destinado pra ser o Aranha porque seus pais trabalharam na Oscorp, em um projeto que envolvia cruzamento de espécies, projeto este que deu Origem ao Lagarto, projeto este que acabou pondo em risco a vida dos Parkers, projeto este que fez com que o vilão Rhyno fosse concebido (tem no jogo oficial), Oscorp esta que o amor de Peter trabalha como estagiária com apenas incríveis 17 anos, e com acesso á locais exclusivos, perigosos e de segurança máxima que provavelmente pouqíssimos empregados deveriam ter acesso, Oscorp esta que produz o fluido de teia (tirando aqui, todo o mérito do Peter que só fez o disparador, coisa esta nada impressionante, fazendo-me pensar, pra quê diabos ter cartucho de teias, se não foi o Peter que fez? Sem demonstração de genialidade aqui), Oscorp esta onde o Dr Connors trabalha em seu projeto de regeneração celular e cruzamento de espécies, Dr Connros este que coincidentemente era amigo dos Parkers e trabalhava no mesmo projeto que eles e que só consegue finalizar a fórmula com a ajuda de PASMEM: Peter Parker,Dr Connors este, que trabalha ao lado de Gwen, o amor de Peter, Gwen esta que COINCIDENTEMENTE trabalhava exatamente no mesmo projeto que deu origem ao Aranha e ao Lagarto, etc etc…..
    Sinceramente, muito, mas MUITO forçado e LONGE de ser fiel.
    Duas coisas boas nesse filme:
    Martin Sheen – um Tio Ben decente, mesmo que mal aproveitado
    Emma Stone – Gwen Stacy personificada, carne e osso, e maravilhosamente perfeita
    SÓ isso.
    Claro que aqui é só minha opinião pessoal assim como você expôs a sua. E perdão pelo longo post. Sou verborrágico.

      • Como vai Erickson? Intendo que você gosta mais dos filmes do Raimi, sua opinião deve ser respeitada. Se pegarmos pra analisar e apontar os erros dos filmes do Raimi escreveremos um longo texto, o que as pessoas não reconhecem e não contextualizam é que na época que foram lançados as adaptação ainda caminhavam e não exigiam tanta fidelidade quanto hoje! O Espetacular está longe de ser um excelente filme, mas nessa altura é o mais digno. Pra mim, a questão é que é visível que estão tentando fazer a coisa certa, por mais que não tenha dado certo nesse primeiro filme. Tudo nos Aranhas do Raimi é superficial e caricato, preocupavam mais com a diversão do que com a profundidade. São filmes estilo montanha russa só pra levar uma cena de ação à outra. No Espetacular vemos mais o Peter do que o Aranha. A continuação promete… devemos torcer pra que os erros sejam corrigidos e o filme melhorado.
        Abraço.

  22. Jefferson, acho q Marc Webb deveria seguir a linha mais alternativa e continuar fazendo filmes nesse seguimento, pois ele pode acabar se queimando pegando outro roteiro ruim pra uma adaptação de HQ.
    Achei muito precipitado darem na mão de um diretor novo, que talvez nem conheça a mitologia do Aranha, um filme com um orçamento incrivelmente milionário. É mais sensato da parte dele fazer o seu nome com filmes da qualidade e do nível de “500 dias com ela” e assim poder se consagrar antes de embarcar em projetos grandes como esse do Aranha.

    • Intendo… mas o cara conhece o Aranha e sabe filmar, o mair problema do Espetacular é os erros do roteiro, a parte técnica é impecável! Então não é justo por a culpa nele. O Raimi era novo antes de fazer o primeiro Aranha, o segundo filme do Snyder foi 300, os Vingadores foi o segundo filme do Joss Whedon, o Favreau era novato no primeiro Homem de Ferro, etc.
      Enfim… torçamos pra que a continuação faça jus ao amigão da vizinhança.

      • Na qualidade de Diretor, ele pode e deve fazer: Omições, Acrescimos e até mudanças no roteiro, para que este não prejudique a visão artística do DIretor..alunos de primeiro semestre do curso de cinema sabem disso. Então não dá pra isentar o Webber pelas falhas do filme.

        • Sen, então se levarmos seus argumentos em consideração o Raimi é um grande fanfarrão pelo Homem-Aranha 3. O Webb teve culpa sim, mas os pontos positivos podem concertar os erros.

          • sim, com rerlação ao teceiro tens razão…Mas com relação aos dois primeiros não ha comparação.

          • Outro texto legal.

            “Andrew Garfield convence mais do que Tobey Maguire no fato (e na pele) de Spider-Man, assim como Emma Stone perfaz um interesse amoroso bem mais carismático e interessante do que a Mary Jane de Kirsten Dunst. E o Lizard de Rhys Ifans é o vilão mais bem conseguido até ao momento, dando água pela barba ao herói e exalando uma aura de ameaça que nem Venom conseguiu atingir em “Spider-Man 3”.”

            http://portalcinema.blogspot.com.br/2012/07/critica-amazing-spider-man-2012.html

  23. Sinto os que gostaram dessa versão, mas a sensação que eu tive ao ver essa versão foi um filme estilo Ben10, ou Power rangers, ou Bob Esponja. Não estou dizendo que ficou horrível, mas tenho criança em casa e foi essa a sensação, não é um filme de super herói, essa versão é para geração de até 13 anos, Deveria ser menino aranha. Não gostei do último filme do Raimi também, mas esse foi infantil e bobo. Não tem nada de espetacular.

    • Como vai Félix? Concordo que o filme não faz jus ao título (com exceção à parte técnica), mas dizer que ele é ruim é exagero. Adaptações ruins são: Elektra, Demolidor, Motoqueiro Fantasma, X Men Origens: Wolverine, Conan (o novo), Batman & Robin, Mulher-Gato, etc. O Espetacular Homem-Aranha de longe é muito melhor do que todos eles.
      Espero que as continuações melhore.
      Abraço.

  24. O Jefferson postou um comentário no Omelete e faço as palavras dele as minhas.

    “Pra quem não gostou do Espetacular Homem-Aranha eu tenho péssimas noticias…

    1° – A crítica e o público americano gostou!

    2° – O filme fez muita grana!

    3° – A continuação será lançada já ano que vem!

    4° – O Sam Raimi gostou do filme!

    5° – Eu e o Zé Cove também gostamos!

    Passar bem cabeça de teia.”

    Acrescento uma coisa, a continuação será épica!

      • ah ah… Alisson, você não devia ter postado esse comentário aqui, o debate lá do post era diferente. Mas blz, são fatos. rs

    • Blz Marcos?

      Sem comentários fanboy, argumentos?
      O texto é só a minha visão, todos tem o direito de se expressar e serem respeitados. Todos nós queremos o melhor pro Cabeça de Teia, não deve haver fanatismo entre os fãs.

      Abraço.

  25. Rapaz… você só pode estar sendo irônico…
    Não consigo acreditar que alguém que escreva uma crítica dessas seja um leitor do homem aranha clássico.
    Aqui no site mesmo tem a crítica se não me engano do Bruno Zago, que mostra o quão escroto foi esse filme.
    Queria saber, de onde você tirou que as aranhas foram alteradas com o DNA do pai do Peter? Já faz tempo que eu vi o filme mas não me lembro de nada disso.
    Eu não sei nem por onde começar, definiram muito bem esse crítica aqui nos comentários, pura tiração de leite de pedra.
    Fica aí minha dica, leia a crítica do Bruno, ele não tenta inventar coisas mirabolantes pra contornar os erros do filme fazendo com que eles pareçam na verdade genialidades do Marc Webb mas que só o autor consegue identificar, todos os outros reles mortais que acharam esse filme o estúpido que ele é, na verdade são desatentos.
    Achei esse filme horrível, e fiquei impressionado de como conseguiram descer ainda mais o nível de um filme do homem aranha após o terceiro filme da trilogia anterior.

    • Tudo ok Oswald? Concordo que o filme deixou à desejar, mas eu acho que adaptações ruins são: Elektra, Demolidor, Motoqueiro Fantasma, X Men Origens: Wolverine, Conan (o novo), Batman & Robin, Mulher-Gato, etc. Eu não inventei a explicação, é só ver o filme com atenção que as informações estão lá, o público brasileiro está acostumado com didatismo e talvez por isso muitos não gostaram ou não intenderam a trama. Aqui no Brasil o filme foi negativado, mas e nos estados unidos que sua aceitação é uma média de 80%? Eles estão todos errados? Seria horrível um filme que tem 73% de aprovação no Rotten e uma nota de 7,2 no IMDb? Acho justo alguns falarem que o filme deixou a desejar, ele é imperfeito sim, mas até então é o melhor que temos do Aranha. E espero que as continuações surpreendam, e as informações que já saíram são animadoras. O Aranha merece um longa digno do seu legado.
      Abraço.

      • Cara, eu continuo achando que você está querendo forçar dando esse tipo de explicação e ainda querendo justificar no didatismo. Sinceramente, eu não lembro de absolutamente nada, nada,que me incline a acreditar nessa do DNA, e acho que você fez muito isso na sua crítica, essa é minha crítica sobre sua crítica haha. Então acredito que meu penúltimo parágrafo continua valendo. Particularmente, acho que é muito diferente você perceber detalhes sutis, porem existentes, de filmes como, sei lá, laranja mecânica, pois são exatamente o que são, detalhes, não tem como inferir que o DNA usado tenha sido o do pai, e por isso só o Peter ganhou poderes, isso não é detalhe, é um raciocínio muito complexo pra ser um detalhe, muito longe de ter ligações reais com o enredo, entende?
        E eu achei Demolidor ainda melhor do que esse.
        E tome cuidado com esse tipo de argumento, maioria fazer/ser/estar X ou Y não é argumento, está muito mais próximo de uma falácia. Lembrando também que a grande maioria da população do planeta, não são críticos ou possuem conhecimento pra julgar um filme em toda sua complexidade, se o fossem, os filmes mais bem sucedidos seriam os mais intelectualizados, os mais artísticos e mais profundos, e sabemos que não é verdade. Então, sim acho que eles estão todos errados, dependendo do ponto de vista. Se é pra ver um filme, achar legalzinho, ter uma diversão mediana por uma noite, então podem estar certos, mas não é assim que eu, Oswald, acho que filmes devam ser tratados, são obras de arte que merecem um mínimo esforço mental.
        Mas concordo com você, frente ao fato de que foi um filme “bem sucedido”, financeiramente e unicamente assim e vão ter continuações, eu só posso torcer para serem boas, pois é um personagem que realmente merece um filme a sua altura.

        • Mais uma coisa, queria acrescentar um comentário feito por um cara que um dia, desafiou o senso comum e criticou o incriticável pela mídia, e que cabe muito bem agora, diante do seu comentário sobre as maiorias terem achado o filme bom:
          “Infelizmente, muitos atribuem críticas negativas ao pessimismo dos críticos ou à falta de relação com o tema, mas deveríamos estar atentos à bajulação de filmes duvidosos e medianos. Afinal, todos nós queremos que os filmes evoluam ao invés de regredir. Acima de tudo, queremos que os filmes provem seu valor na competência da arte e não nas expectativas inferidas pela mídia! ”
          Familiar? Heheheh
          O mundo realmente dá voltas……

          • Pois é, a diferença é que defendo esse filme como o melhor já feito, e não um excelente filme ou uma excelente adaptação do Aranha, há muita diferença nisso. O filme tem muitos problemas sim, a diferença é que as qualidades são maiores e elas propiciarão continuações ótimas. O lance do DNA está no filme e só não vê quem não quer, não entrarei em detalhes porque a crítica está clara, e se duvidar é só rever o filme. Acho que um dos maiores fatores que fazem muitos gostarem da trilogia do Raimi é o fato dos filmes dele serem muito divertidos, eles foram pensados pra levar uma cena de ação à outra e não são muito fies e partem pro carisma e estilo ‘filme pipoca’. Nessa nova versão aprofundaram em todos os sentidos (personagens e aparência) mas parece que o público está acostumado com filmes divertidos, sem profundidade. É só observarmos o quanto esse Peter é profundo e bem interpretado pra notarmos a diferença. Enfim, admito que o filme não é perfeito mas estou esperançoso pela continuação, todos nós deveríamos estar.
            Abraço.

      • Cara, entenda que esse filme sempre será comparado com os do Raimi. E nessa comparação esse filme de 2012 sempre sai perdendo…

  26. Nunca pensei que leria um texto elogiando essa bomba. Não é somente uma adaptação desastrosa, é ruim enquanto cinema. Dá pra contar em uma mão os pontos positivos. A trilha sonora danoninho nem de longe é o pior defeito. O filme tem tantos furos, tanta barra forçada, que não entendo como alguém pode gostar disso. O primeiro do Raimi tinha lá seus problemas, mas enquanto filme é um milhão de vezes melhor do que essa porcaria…

    • Blz Ramon? Verdade que o filme tem muitos defeitos, mas acredito que as qualidades são maiores e elas tornarão a sequência muito boa, já os erros são fáceis de concertar já que a maioria são detalhes no roteiro. A profundidade e técnicamente é muito superior aos do Raimi. Estou muito otimista pelo próximo.
      Abraço.

      • essa qualidade tecnica que vc fala, só pode ser de efeitos especias e fotografia… EM comentários anteriores vc falou “mas o cara conhece o Aranha e sabe filmar, o mair problema do Espetacular é os erros do roteiro, a parte técnica é impecável! Então não é justo por a culpa nele.”…EU DIGO QUE É SIM…Na qualidade de Diretor, ele pode e deve fazer: Omições, Acrescimos e até mudanças no roteiro, para que este não prejudique a visão artística do DIretor..alunos de primeiro semestre do curso de cinema sabem disso…. Então não dá pra isentar o Webb pelas falhas do filme.

      • O filme tem a profundidade de um pires, Jefferson, me desculpe por discordar de você, mas o que você chama de profundidade é somente dramalhão e tentativas tolas de criar uma história de conspiração com os pais do Peter. Coisa que já fizeram nos quadrinhos e que deu errado, muito errado. Ao lançar luz sobre essa ideia idiota a única coisa que conseguiram foi diminuir a importância dos tios dele. A Tia May virou uma chata esperando os ovos, o Tio Ben passou o pouco tempo de filme mais por fora do que rego de gordo. Um saco. A relação mais humana e profunda do Peter transformada em um apêndice da história. Tecnicamente o filme só é superior pela qualidade tecnológica de hoje. Ouve uma mudança drástica nos últimos 5 anos em tudo que envolve técnica cinematográfica, mas não é tão fodão assim nesse quesito não. Não tem nada de inovador ou super criativo, por exemplo. Nada que te faz falar: caramba, que coisa foda. Quando eu vi o balançar do Aranha no filme do Raimi eu falei isso. Como nesse filme o Webb só tinha a obrigação de melhorar o que já era possível nem me impressionou tanto. Achei o filme péssimo, de verdade. Se não fosse pela Emma Stone teria saído na metade. Ponto.

        • Entendo seus argumentos Ramon, a questão que quero que entenda é que realmente o filme não é mil maravilharas, mas comparado com as adaptações do Aranha já existentes é o melhor tecnicamente e em profundidade. Essa profundidade a que me refiro nem é do roteiro, mas da representação dos personagens. Você olha nesse Peter e enxerga toda uma história e uma vida no ator, isso eu acho que fez muita diferença em relação aos outros. Mas concordo que muita coisa tem que ser melhorada no próximo filme.

    • Blz Raphael? Então… a ideia é dar um novo foco e aproveitar mesmo que o universo Ultimate está em alta, mas se souberem utilizar de agora em diante provavelmente irá ficar bom, a maioria das adaptações da Marvel estão buscando essa pegada mais nova, como aconteceu com os Vingadores. O interessante é quando mesclam detalhes novos com clássicos, fica ótimo. A continuação tem tudo pra ser muito boa.
      Abraço.

  27. Eu só acho complicado (e até suspeito) vc detonar a trilogia do Raimi, detonar Dark Ngth Rises, e botar panos quentes nesse novo Homem-Aranha…Voce cria argumentos “técnicos” mirabolantes para provar pontos que não existem, e cria mais argumentos para invalidar DADOS que vc mesmo usa. Veja, eu também gosto de coisas ruins, gosto de Superman Returns, Batman Feira da Fruta, Tunac tunac ..mas não “crio” argumentos para defende-los..São ruins mas eu gosto…não há motivo…simplesmente gosto…Agora vc querer provar que 2+2 = 5 (em um sistema numerico Arábico decimal) aee complica amigão.

    • uffs, Sen é um fanboy xiita, desencana e vai trollar outro post, problema seu se não gostou do filme. Não venha tentar convencer quem gostou, a maioria gostou;

      • Hauhauahua..fanboy Xiita foi engraçado…pior que não cara…só to esperando alguém vir com bons argumentos de porque esse filme é melhor que os Raimi..só isso…mas eu quero bons argumentos e embasados…e outra…Me mostra essa maioria.. :)…

        • Sen, ninguém precisa provar nada pra ninguém, basta a pessoa se informar que terá uma noção do que acontece. Vamos parar com esse comportamento infantil! No seu caso que não gostou blz, é o seu ponto de vista, mas dizer que o filme é ruim chega a ser ignorância, basta analisar essas várias críticas que postei os links acima. A média de avaliação dos críticos no mundo todo e até no Brasil foram entre 70 e 80% de aprovação, e estamos falando de um reboot feito tão cedo em meio à tantas boas adaptações que estamos vivenciando. Creio que a continuação empolgará assim como outras vindouras grandes produções como Homem de Ferro 2, Superman, Kick-Ass 2, Sin City 2, Thor 2, Capitão 2, Guardiões da Galáxia, X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido, etc. Vamos ser positivos, todos nós queremos adaptações dignas dos quadrinhos!
          Fica na paz.

          • Amigo…preste mais atenção…Não disse que o filme é ruim….disse que em comparação com os filmes acima citados…infelizmente não rola…e uso os mesmo dados que vc utiliza…E tem gente que se dói com fatos….comprovados…quem é o infantil??

          • “você acha que o que aconteceu com você, Peter, foi um acidente? Você tem alguma ideia do que realmente é?”, sugerindo que o personagem seria uma cobaia do pai, com uma predisposição genética para a transformação – à la Hulk de Ang Lee – e o verdadeiro componente “00”.

            omelete/oespetacularhomemaranha/critica

  28. O Jeff, demorei a ler mas ficou bom o texto. O filme é bom mesmo, verossímil. E a existência dos disparadores já o torna o melhor dos filmes do homem aranha.

    • Valeu véi, pois é, os disparados fazem uma diferença absurda. Era estranhíssimo na trilogia do Raimi as teias saírem dos pulsos (como?), mais engraçado ainda foi no segundo quando por falta de auto-estima ele para de produzir as teias, ha! E o tom realista que você citou vai de encontro com os fatos verossímeis que o Stan Lee buscava nas aventuras do aracnídeo. Essa nova versão ao invés de ser uma aventura divertida e abobalhada como os outros vai por um caminho mais ousado e profundo, agregando camadas de profundidade no Peter e fazendo uma aventura divertida mas ao mesmo tempo real e inteligente. Inteligência essa que não está especificamente no roteiro, mas nas atitudes tomadas quanto à adaptação e decisões tomadas nos detalhes.
      Paz.

  29. Marc Webb numa entrevista para o Los Angeles Times

    Quando você sair do cinema, eu quero que o mundo que você vê lembre o que você viu na tela. Parte da graça do cinema é que você faz o impossível parecer real. Eu queria que o filme fosse mais calcado na realidade e que isso afetasse a emoção das cenas, a ação física e as roupas. É menos baseado no mundo de Steve Ditko e provavelmente mais próximo visualmente e mais influenciado pelo universo Ultimate, mas também é bastante um mundo de nossa própria criação.”

    Andrew Garfield

    Eu tentei conceber como o Peter lida com a sensação de ser um excluído, com a confusão e com a insegurança. Isso, eu espero, trouxe uma certa empatia e sensibilidade para o personagem, que explica como isso o ajudou a se tornar o herói que ele eventualmente acaba sendo.

  30. Eu gostei da parte que o homem aranha esta andando de skate na rampas ele pula e se espendura.
    Legal também foi a luta dele na escola com o lagarto. E é legal a hora que ele faz um tanto de teia no esgoto. E quase no final que a torre quase cai em cima dele. E na hora que os caras da escola zoam com ele que ele apela com eles. E a hora que ele defende o homem aranha do capitão.

    • Issaê… Esses momentos são marcantes mesmo. Pra mim uma das melhores sequências do filme e que talvez resuma os pontos fortes desse filme está nesse nesse vídeo abaixo, espetacular! eh eh

  31. .

    #############################################################################################

    Ressalvas, erros e más adaptações da trilogia do Sam Raimi.

    * Atores velhos em personagens novos.
    * A Mary Jane da Kirsten Dunst não é linda como nas HQs, é insossa e blasé.
    * Apesar de carismático, Tobey Maguire nada lembra Peter Parker.
    * Maguire fisicamente é um cara normal, mas quando vemos o Homem-Aranha de uniforme ele está com o corpo todo forte e definido, não reflete a aparência do ator.
    * Todos que fossem picados por aquela aranha se transformariam?
    * Teias do pulso? De onde? Como? Por quê?
    * De onde ele tirou esse uniforme ou como construiu?
    * Apesar do Dafoe ser um bom ator o Norman não pira e fica louco, ele se torna uma má pessoa mas é inteligentíssimo, quase um Lex Luthor.
    * Que uniforme é esse do Duende Verde?
    * Peter vê o tio Ben morrendo e sai correndo atrás do criminoso?
    * No Clarim o Duende solta um gás no Aranha, mas cadê o sentido de aranha? É tão fácil assim pegar o Aranha? Por que ele não fez isso no final?
    * A forma como o Aranha constrói as teias na luta final com o Duende é hilária, as teias tem direcionamento próprio?
    * No Homem-Aranha 2 ele perde os poderes por falta de alto-estima? Como?
    * O Octópus do Molina ficou muito bom, mas como na primeira experiência as agulhas e o mecanismo das garras funcionam tão bem? É possível suportar tantas agulhas na coluna e em segundos não sentir mais dor e estar andando?
    * Como o Octópus entrou com aqueles tentáculos no banco?
    * A porta do cofre do bando fica do lado de fora junto com os clientes?
    * Que motocicleta é essa que o Peter anda?
    * Tia May pendurada num guarda-chuva?
    * No uniforme pregado na parede do J.J. não está o par de botas?
    * Na lanchonete Peter é jogado contra a parede e cai no chão, na seqüência vemos ele se levantando debaixo de escombros.
    * Na seqüência de lutas no trem eles estão lutando entre prédios, depois o Aranha cai no chão e vemos casas, ruas e carros ao seu lado, quando ele volta pra cima só tem os prédios.
    * No final, depois te todas as batalhas vemos o uniforme novinho.
    * O Homem-Aranha 3 tem tanto problemas que citarei só alguns.
    * Simbionte vindo de um meteorito e caindo do lado da motocicleta do Peter?
    * O que é isso que o Harry Osborn se transformou? O sentido de aranha não tilintou quando ele se aproximou?
    * Tiros de teia?
    * Visualmente ficou legal a transformação do Homem-Areia, mas aconteceu tão rápido e fácil assim? Tudo desintegrou menos o colar?
    * Que triangulo amoroso tedioso e idiota é esse?
    * Que negócio é esse de chave da cidade? Só porque salvou a filha do capitão Stacy?
    * Que bagunça! Quem mesmo que matou o tio Ben?
    * Homem-Areia voando pela cidade?
    * Que Gwen Stacy é essa?
    * E esse Eddie Brock magricelo?
    * Aranha negro bizarro! Nem da pra saber o que é uniforme e o que é simbionte.
    * Peter emo?
    * Como o Aranha e o Brock foram na mesma igreja? Como o Brock reconheceu Peter lá de baixo?
    * Se superaram com o Venon. Tosco! Tosco!
    * Às vezes nem tem prédios em volta e ele nem olha pra soltar as teias.
    * As teias não agüentam segurar o táxi, mas do lado vemos um caminhão dependurado.
    * O final tem de tudo, vilão gigante, mortes, e vários corações arrependidos.
    * É de lei em todos três filmes os vilões morrerem no final? Eles não podem se refugiar ou irem presos?
    * A granada de abóbora apenas deformou a cara do Harry, então como no final ela desintegrou o simbionte e o Brock?
    * Ao longo de três filmes o romance foi o mesmo e continua o mesmo.
    * Hora nenhuma vemos a evolução do uniforme, hora ele está rasgado hora não.
    * Na trilogia o Aranha é retratado com exibicionismo e de forma superficial, longe das pegadas realista do Stan Lee que trabalhava muito bem o Peter quanto o Aranha. Aqui o que vale é o visual, visando focar o Aranha levando-o de ação a ação em prol de um filme divertido.
    * Em todos mesmo depois que ganha os poderes Peter é abobalhado, quase um autista. Quase nunca vemos a genialidade mostrada nas HQs. O personagem não tem profundidade e às vezes é visível a expressão risível do Maguire, muitas cenas ele atua no automático e nem se esforça.
    * Os efeitos visuais são bonitos, mas seus movimentos são robóticos e visivelmente criados por computadores.
    * Ressaltei os maiores erros que lembro de cabeça, provavelmente esqueci muitos e outros eu ignorei, como coincidências (que são muitas!), figuração mal encenada e erros de continuidade.

    * Cada um deve tirar a conclusão se O Espetacular Homem-Aranha é ou não é melhor do que todos esses filmes. Pra mim não resta dúvidas!

    #############################################################################################

    .

    • HUAHUAH..mano…aprenda uma coisinha simples….e nem vou mais comentar aqui pra não ser chamado de xiita de novo…Licensa poética, strench e squash. A essecia de tuas críticas estão todas em maior grau no filme novo, o que não é, só serviu pra dar dinamicidade no filme…

      * Atores velhos em personagens novos.
      R = no cinema atual os atores não necessariamente devem possuir a mesma idade de seus personagens, Vide Micheal J.Fox com seu Marty MacFly, Ral´h Maccio com seu Daniel Larusso, Tara Reid em Amrican Pie.

      * A Mary Jane da Kirsten Dunst não é linda como nas HQs, é insossa e blasé.
      R=Neste ponto concordo contigo..o mesmo acontece com a Rogue de X-men

      * Apesar de carismático, Tobey Maguire nada lembra Peter Parker.
      R=Assim como o Wolverine de Hugh Jackman não é o mesmo dos quadrinhos…E similar ao coringa de Heath Ledger.

      Perceba que algumas nuances são diferentes mas o diamante dos personagens é o mesmo…Se não souber o que é Diamante de

      personagem, procure sobre tecnicas de criação e construção de personagem.

      * Maguire fisicamente é um cara normal, mas quando vemos o Homem-Aranha de uniforme ele está com o corpo todo forte e

      definido, não reflete a aparência do ator.
      R=Veja o primeiro filme no meio do segundo arco, quando ele se olha no espelho pause o filme e sobreponha com a

      roupa do spider..né?

      * Todos que fossem picados por aquela aranha se transformariam?
      R=E porque não? A graça dde Spider_man é justamente o fato que ele poderia ser qualquer um de nós…

      * Teias do pulso? De onde? Como? Por quê?
      R= Sim, idéia reaproveitada de Homem Aranha 2099, vista com bons olhos pelo público. Usada para dar dinanmicidade a

      narrativa e não se prender a pequenos detalhes.

      * De onde ele tirou esse uniforme ou como construiu?
      R= Detalhe não relevante para a mensagem do filme…é o mesmo que perguntar o porque Diabos Tony Stark tem um

      reserva gigantesca de ouro em sua casa..para imprimir a Mark3

      * Apesar do Dafoe ser um bom ator o Norman não pira e fica louco, ele se torna uma má pessoa mas é inteligentíssimo, quase

      um Lex Luthor.
      R= Como Duende Verde ele fica meio pertubado SIM, similar a JOker com risada maníaca
      * Que uniforme é esse do Duende Verde?
      R=Da mesma forma que Hulk cinematográfico não usa calças roxas, e Batma dos quadrinhos usa roupas de tecido

      * Peter vê o tio Ben morrendo e sai correndo atrás do criminoso?
      R=Vc viu o filme???
      * No Clarim o Duende solta um gás no Aranha, mas cadê o sentido de aranha? É tão fácil assim pegar o Aranha? Por que ele

      não fez isso no final?
      R=Não lembro disso por isso não comentarei.
      * A forma como o Aranha constrói as teias na luta final com o Duende é hilária, as teias tem direcionamento próprio?
      R=Não lembro disso por isso não comentarei.
      * No Homem-Aranha 2 ele perde os poderes por falta de alto-estima? Como?
      R=POsso te dar muitas respostas…A nível narrativo serve para mostrar que Peter de fato escolhe ser o homem-

      aranha, efaz isso por ser um herói internamente antes de ser um super-herói, a nível biológico existe uma coisa chamada

      bloqueio, onde uma pessoa pode ter uma disfunção seja mental ou física devido algum estresse ou trauma…Exemplo.

      disfunções sexuais, motoras..bloqueo de memórias..somatizações e etc..

      * O Octópus do Molina ficou muito bom, mas como na primeira experiência as agulhas e o mecanismo das garras funcionam tão

      bem? É possível suportar tantas agulhas na coluna e em segundos não sentir mais dor e estar andando?
      R= Da mesma forma que um super-heroi tem DNA alterado e não vira uma bolha de cancer, da mesma forma que as calças

      do hulk nunca se rasgam, da mesma forma que um cientista militar cria um reator arc feito de carcaça de mísseis e sobrevive

      com estilhaços na corrente sanguínea.

      * Como o Octópus entrou com aqueles tentáculos no banco?
      R= Não sei…mas acho que não prejudica a qualidade do filme

      * A porta do cofre do bando fica do lado de fora junto com os clientes?
      R= Licença Poética, uma referencia a era-de-ouro dos quadrinhos, lembra?? Quando Superman virou um gorila??

      * Que motocicleta é essa que o Peter anda?
      R= E porque não??

      * Tia May pendurada num guarda-chuva?
      R=E porque não, eu já fiquei pendurando por um guarda-chuva com um gancho na playground quando moleque.

      * No uniforme pregado na parede do J.J. não está o par de botas?
      R=E???…Não vejo problema nisso;;
      * Na lanchonete Peter é jogado contra a parede e cai no chão, na seqüência vemos ele se levantando debaixo de escombros.

      R=Até os filmes mais aclamados possuem erros de continuidade… Não é Senhor dos ANéis: O retorno do rei com seus 13

      OSCARS..

      * Na seqüência de lutas no trem eles estão lutando entre prédios, depois o Aranha cai no chão e vemos casas, ruas e carros

      ao seu lado, quando ele volta pra cima só tem os prédios.
      R=Né Senhor dos ANéis??

      * No final, depois te todas as batalhas vemos o uniforme novinho.
      R=Né Senhor dos ANéis??
      * O Homem-Aranha 3 tem tanto problemas que citarei só alguns.
      R=ok..só lembrando que não curti muito esse filme…mas veremos o que procede.

      * Simbionte vindo de um meteorito e caindo do lado da motocicleta do Peter?
      R=E???
      * O que é isso que o Harry Osborn se transformou? O sentido de aranha não tilintou quando ele se aproximou?
      R= Não lembro…

      * Tiros de teia?
      R= Está na mitologia do Herói, inclusive nos seus jogos

      * Visualmente ficou legal a transformação do Homem-Areia, mas aconteceu tão rápido e fácil assim? Tudo desintegrou menos o

      colar?
      R= ok, posso concordar contigo…mas se considerarmos que o Fator “Consciencia” é um conjuto de neuronios e

      sinapses…porque raios ela se mantem…resposta…base-narrativa.

      * Que triangulo amoroso tedioso e idiota é esse?
      R=Opnião pessoal detected.. a propósito..gosto de limão puro.

      * Que negócio é esse de chave da cidade? Só porque salvou a filha do capitão Stacy?
      R=idiossincrasia americana

      * Que bagunça! Quem mesmo que matou o tio Ben?
      R=COncordo, ficou forçado mesmo

      * Homem-Areia voando pela cidade?
      R=sim, ficou forçado

      * Que Gwen Stacy é essa?
      R=DIamante de personagem…

      * E esse Eddie Brock magricelo?
      R=Putzz…Christopher Reeves não era musculoso igual ao Supermam dos quadrinhos.

      * Aranha negro bizarro! Nem da pra saber o que é uniforme e o que é simbionte.
      R=Veja o filme com mais atenção

      * Peter emo?
      R=Ficou escroto mesmo

      * Como o Aranha e o Brock foram na mesma igreja? Como o Brock reconheceu Peter lá de baixo?
      R=SImbiote carrega as memórias do hospedeiro…

      * Se superaram com o Venon. Tosco! Tosco!
      R=Very Indeed

      * Às vezes nem tem prédios em volta e ele nem olha pra soltar as teias.
      R=Sentido Aranha?? Para detalhes jogue Spider-Man Ultimate.

      * As teias não agüentam segurar o táxi, mas do lado vemos um caminhão dependurado.
      R=COnstructos inrregulares, imagine uma complexo onde é estrutura é formada por fios randomicos, em alguns pontos

      ela mais forte que outros.

      * O final tem de tudo, vilão gigante, mortes, e vários corações arrependidos.
      R. COncordo

      * É de lei em todos três filmes os vilões morrerem no final? Eles não podem se refugiar ou irem presos?
      R=Não, horas. O Homem-Areia não morreu oras.

      * A granada de abóbora apenas deformou a cara do Harry, então como no final ela desintegrou o simbionte e o Brock?

      R=Existiam vários abolboras com efeitos diferentes

      * Ao longo de três filmes o romance foi o mesmo e continua o mesmo.
      R=Sério, no primeiro filme eles meio que namoraram mas não rolou, no segundo resolvem ficar juntos de fato, no

      terceiro não lembro..

      * Hora nenhuma vemos a evolução do uniforme, hora ele está rasgado hora não.
      R=Hei Senhor dos anéis…ainda tá aee? Ou vc queria ver ele costurando a roupa???

      * Na trilogia o Aranha é retratado com exibicionismo e de forma superficial, longe das pegadas realista do Stan Lee que

      trabalhava muito bem o Peter quanto o Aranha. Aqui o que vale é o visual, visando focar o Aranha levando-o de ação a ação

      em prol de um filme divertido.
      R=Opnião Pessoal detected again

      * Em todos mesmo depois que ganha os poderes Peter é abobalhado, quase um autista. Quase nunca vemos a genialidade mostrada

      nas HQs. O personagem não tem profundidade e às vezes é visível a expressão risível do Maguire, muitas cenas ele atua no

      automático e nem se esforça.
      R=A crítica gostou…^^

      * Os efeitos visuais são bonitos, mas seus movimentos são robóticos e visivelmente criados por computadores.
      R=2002 filhinho

      * Ressaltei os maiores erros que lembro de cabeça, provavelmente esqueci muitos e outros eu ignorei, como coincidências

      (que são muitas!), figuração mal encenada e erros de continuidade.

      * Cada um deve tirar a conclusão se O Espetacular Homem-Aranha é ou não é melhor do que todos esses filmes. Pra mim não

      resta dúvidas!
      R= Nem pra mim..^^

          • Tem muita difererença entre os filmes mesmo e esse novo é muito melhor. Os outros tem muito mais falhas que o novo.

        • O que mais me encanta no Aranha-Homem e9 que, ao headrr os poderes de um homem (somados aos seus de aranha), ele herdou provavelmente os poderes de um homem muito questione1vel. Sensacional, esta e9 de longe tua melhor se9rie (e olha que sou fe3 de todas).Grande abrae7o. 8)

  32. Gostei muito desse filme no sentido, Peter reformular as ideias em sua mente, nos transmitindo algumas lições.
    E elevando nossa imaginação, flexão pessoal e critica a um alto patamar de estase.

    A cena de ação principal no trem foi uma cena muito legal, que demonstra a incrível entrega do super herói para salvar as pessoas do trem e sua surpreendente força.

    Nery

  33. Cara essa semana assisti ao filme e logo em seguida li sua critica do mesmo, pessoalmente achei esse filme tão fraco quanto os demais do Raimi, o fato de faltar a celebre frase ” com grandes poderes vêm grandes responsabilidades ” no meu ver já deixa o filme fraco e muito longe do aranha, o ator que realiza o papel do aracnídeo fraco me lembrou como li nos comentários o ator de crepúsculo ( infelizmente), não vi um Peter tão nerd como imaginava quando criança lendo o espetacular homem aranha e teia da aranha. A personagem da Gwen muito ruim achei ela uma copia mal feita da Mary Jane do Raimi e o modo que ela ficou sabendo da identidade do aranha que aquilo mais uma vez vi a saga crepúsculo no filme, a Tia May parecia filha do Tio Ben (uma das melhores adaptações que vi no filme só perde para o Lagarto). Mais um ponto que não gostei o que aconteceu com o bandido que mata o tio Ben? Cara espero logo ver as continuações para poder comparar com a trilogia do Raimi. Valeu fio abraço!

    • Blz Flavio? Pois é, esse não é um filme digno que represente o personagem mas ainda assim o acho a melhor adaptação do herói. Faltou a frase mesmo, mas acho que não inseriram ela pra não ficar repetitivo, além do mais as lições do tio Ben são claras sobre responsabilidade, principalmente quando eles discutem sobre o pai dele. Achei os atores e as interpretações às melhores coisas do filme! O romance da trilogia do Raimi é muito infantil e isso sim merece comparação com Crepúsculo, nesse vemos ambos personagens com diálogos e interações inteligentes. Tem alguns pontos que mostra a nerdice dele, como a construção do disparador e a conclusão da teoria do Dr. Connors. Nesse aspecto a trilogia do Raimi é lastimável, o Peter é bem atrasado e não faz nada. Realmente o assassino do tio bem merecia uma conclusão, mas o caminho tomado pode ser pra evitar semelhanças com o do Raimi. Talvez a ideia seja que a culpa não é necessariamente daquele bandido, colocando-o num contexto maior em que a culpa seja de todos indivíduos maus, fazendo uma virada e evolução no personagem, mostrando o caminho que ele tem que tomar. O filme tem problemas, mas estão próximos de acertar, essa nova visão é interessante e se lapidarem o roteiro a continuação pode ser o que nós esperamos de um filme do Aranha. Dos quatro qual você acha o melhor?
      Abraço.

  34. A trilogia do Sam Raimi marcou as melhores gerações.Adolescentes dos anos 80 em 2002,crianças pré adolescentes dos anos 90 em 2002.Tobey Maguire eterno Homem Aranha.Andrew Garfield será lembrado como ´´um carinha qualquer que interpretou o Homem Aranha“.

  35. Adorei o sua critica .
    agora vamos la, para mim os maiores erros do filme foi forçar de mais ganchos para continuações ( que espero que tenha ).
    a historia ficou muito fiel em parte as HQs. mostra o romance do aranha com a Gwen Stacy , e crucial o ponto mais forte do filme junto com os lançadores de teia . mais pecaram muito no roteiro , diferenças com as HQs são muitas :

    Desde de quando o Peter Parker e ” descolado ” ele anda de skate , não e tímido diante as garotas,ele enfrenta os valentões no colego.
    cade a relação paterna com o Tio Ben ? cade a frase mais famosa do HQs ??
    (com grande poderes , vem grandes responsabilidades ).
    cade a parte que ele tenta ganhar dinheiro com os poderes ?
    da onde ele tirou aquele lança teias ? e as teias ? no filme não explica nada .
    são tantos erros com Peter que não vou mencionar.
    oque eu mais gostei e dou parabéns e que o Peter nao e mais aquele retardado da primeira trilogia.

    agora sobre o vilão ficou ridículo cade a família dele, o motivo fundamental para suas motivações . se era para ficar mais fieis ao HQs tinha que ser o Duende Verde ele foi o primeiro vilão do aranha.

    Já a Gwen Stacy ficou ótima , a primeira namorada do aranha ficou muito fiel as HQs a historia de amor mais intensa do aranha,pena que ela vai morrer no segundo filme, se tiver e claro , morta pelo próprio aranha,com a ajuda do Duende verde.
    morte muito importante na Historia, devido isso o Peter tem medo de envolver a Mary Jane.

    agora voltando ao filme eu gostei do filme porque foi mais fiel do que a primeira trilogia em parte para falar a verdade a unica coisa que gostei e que o Peter não e retardado , Gwen Stacy e o primeiro amor do Peter .

    agora cade o Harry Osborn ? o Norman Osborn ? para que ele quer tanto saber sobre os seus pais ? cade o Doutor Ratha aquele cade que some do filme depois da cena da ponte ? kkkk que furo !!!

    eu sempre achei o maior erro da trilogia original foi descartar da vida do Peter a Gwen Stacy , mais quando vi o Espetacular homem aranha, me espantei com os erros de um filme que prometia corrigir os originais.
    para que gosta de efeitos especiais o filme e muito bom supera os originais facil. mais se quer fidelidade a primeira trilogia bate de 10 a 0 . tirando os pontos que disse acima.

    e um bom filme mais …. esse Peter e menos ainda parecido com o das HQs, o dos primeiros menos ainda .

  36. Me desculpem os fãns da triolgia anterior, mas, esse filme do espetacular homem aranha é muito melhor que os anteriores ( que começou bem mas foi minha maior decepção com filmes de heroi, principalmente com o RIDÍCULO E DETESTÁVEL, homem aranha 3.). MINHA OPINIÃO. O elenco é muito velho para o papel… Tobey Maguire fazendo papel de um adolescente de 15 pra 16 anos ? Ele tem cara de 30! História nada fiel; desde quando Mary Jane é o grande amor da vida de Peter ? Onde entra Gwen Stacy ? Numa passagem ligeira, superficial e mal interpreta no 3º filme ? af… As tais teias orgânicas… Desde sempre vejo o Aranha construindo o próprio compartimento de suas teias… onde isso entra na triologia do Sam Raimi ? E depois fanboys ainda afirmam que os filmes anteriores são mais fiéis que esse… E to citando só alguns erros, por que se eu fosse citar todos… Simbiote caindo do céu… Meu Deus… ! Quanto ao novo filme, achei muito bom, mas não ainda no nível “espetacular” ( mas pra mim, tá quase lá, quase mesmo), mas com certeza, superando em praticamento todos os aspectos, a triologia anterior ! Espero que o 2 seja tão bom quanto o primeiro, e que se encerre no quarto filme de maneira épica, assim como deve ser uma adaptação pro cinema, do maior super-herói da Marvel. Parabéns pelo texto chara Jefferson! Abraços !

  37. Eu não gostei desse filme eu prefiro como começou o primeiro com Tobey Maguire, horrível esse filme não gostei!!!!

  38. Concordo plenamente com você, pena que tem muita gente infantil que se recusa a julgar o filme pelo que ele é e fica fazendo argumentos sem nenhum peso.

  39. a verdade é qe este é uma desilusão de todo o tamanho, em vez de parecer um filme de um herói parece um filme de crianças.
    o antigo é 1000 vezes melhor qe essa merda qe fizeram… nem dá gosto ver…