Cinco filmes que vão te deixar tenso

Se você é como eu, que gosta da sensação de tensão proporcionada por bons filmes de suspense ou terror, não vai se arrepender de conferir as indicações dessa lista. Coloquei os filmes em ordem de minha preferência e acrescentei uma menção honrosa. Três, das seis dicas, são produções francesas, não por mera coincidência, o cinema francês de terror despontou nessa última década e nos entregou obras excelentes, que deixam os lançamentos de Hollywood do mesmo gênero no chinelo. Assim que assistir os filmes, volte para deixar sua opinião nos comentários, ok?

1) MÁRTIRES (MARTYRS – 2008)

Se você é uma pessoa muito sensível, esqueça esse filme e vá para o próximo. Sério, eu o considero como o mais chocante que já assisti em toda minha vida, e tenho quase certeza de que você vai achar o mesmo. Não por sua violência explícita, que não chega nem aos pés de produções gore como Albergue, mas por seu tema perturbador, que conseguiu me deixar pensativo nos três dias que se seguiram após ter assistido. É realmente chocante, podem acreditar. Não apenas chocante, é também EXCELENTE, com atuações competentes e excelente roteiro e direção do francês Pascal Laugier.

É sobre uma moça que foi mantida em cativeiro e torturada durante a juventude, mas 15 anos após ter escapado ela está completamente insana e deseja vingança. Não posso dizer mais pra não estragar a experiência impar que é conferir este filme, eu assisti sem saber a sinopse e isso contribuiu muito para que gostasse tanto quanto gostei.

O ritmo é frenético, a ação se desenrola rapidamente sem tempo pra respirar. Já na metade tudo está resolvido, e aí você vai se perguntar: “Caramba, o que mais vai rolar daqui pra frente? Tudo que tinha pra acontecer já aconteceu”. Meu amigo, nesse momento é que começa o filme. Até então você já roeu suas unhas e se impressionou com a frieza do diretor nas cenas, pois Laugier não prepara o espectador para o baque, ele pega desprevenido. Do meio até o final é quando você vai ficar chocado. As coisas terríveis que você ficou imaginando enquanto assistia vão ser jogadas na sua cara desse momento em diante. Aconselho que assista sozinho, nunca se sabe quem aguenta uma história assim.

 

2) A INVASORA (À L’INTÉRIEUR – 2007)

Outra produção da França. Enquanto Mártires pende mais pro lado chocante, esse pende mais pra tensão mesmo. É sobre uma moça grávida que perdeu o marido em um acidente de carro. Abalada, ela vive sozinha aguardando o dia de dar a luz. Quando isso esta prestes a acontecer, uma estranha mulher invade sua casa para tentar tirar o bebê de seu ventre. Tenso do inicio ao fim, impossível não prender a respiração enquanto torce pra protagonista escapar. Dirigido por Alexandre Bustillo e Julien Maury, o filme é bastante sanguinário, praticamente um gore, mas sem violência gratuita, tudo serve ao propósito de manter o clima de tensão. A conclusão é surpreendente e deixa tudo explicado, e aproveito para avisar: a cena de desfecho é bem forte, difícil evitar virar o rosto ou fechar os olhos e manifestar perturbação em voz alta.

3) A ÚLTIMA CASA (THE LAST HOUSE ON THE LEFT – 2009)

Este filme americano, dirigido por Dennis Iliadis, é uma refilmagem que consegue superar seu original, Aniversário Macabro, de 1972. Um casal resolve passar as férias com a filha adolescente em sua casa de campo. Ao se estabelecerem, a menina resolve sair com uma amiga da cidadezinha local e ambas são sequestradas, estupradas e “mortas” por uma gangue de inescrupulosos bandidos. Sim, “mortas” entre aspas, porque a filha do casal sobrevive por um triz, sem que os malfeitores percebam, e tenta voltar para a casa de seus pais. Mas o destino ainda lhe reserva surpresas. Uma forte tempestade pega a todos sem aviso e obriga os bandidos a procurar um refúgio temporário. Adivinha onde esse pessoal vai pedir abrigo? Exatamente, na casa dos pais da vitima, que até então não sabem de nada. Um filmaço! Quando o casal descobre que aqueles que estão abrigando são os desgraçados que estupraram sua filha, começa um tenso esquema de vingança. É muito bom! A Última Casa tem uma das cenas de estupro mais pesadas que já vi, ficando atrás apenas de Irreversível e A Vingança de Jennifer, mas mesmo assim eu consegui assistir com minha família numa boa.

4) ALTA TENSÃO (HAUTE TENSION – 2003)

O último filme francês da lista, dirigido por Alexandre Aja. Esse é forte hein? Meu Deus do céu, inventei de assistir com minha namorada e quase enfartei a menina, pois a violência é cruel. Duas estudantes vão passar uma temporada na fazenda da família de uma delas, mas logo na primeira noite um psicopata invade a residência e mata todo mundo sem dó nem piedade, exceto as duas garotas. Uma delas consegue escapar e a outra é levada pelo maníaco em um furgão. Cabe àquela que fugiu a arriscada tarefa de resgatar sua amiga. Um apreensivo jogo de gato e rato, o diretor soube criar o clima de suspense no esconde-esconde da personagem. O filme todo se desenrola muito bem, só não gostei do final, achei completamente sem noção. Prestem atenção e percebam se não tem várias cenas que fazem daquele final algo incabível.

5) MEDO PROFUNDO (BLACK WATER – 2007)

Não costumo gostar de filmes sobre feras aquáticas, Tubarão acho que foi a única exceção, mas esse aqui vale a pena. Dirigido pelos australianos David Nerlich e Andrew Traucki, conta a história real de três pessoas que resolveram passear de barco em um rio e acabaram vitimas de um crocodilo. O réptil vira a embarcação e devora o piloto, tempo que os demais aproveitam para subir em uma árvore onde vão permanecer como reféns durante muito tempo, já que ninguém sabe que eles saíram pelo rio. O suspense é garantido, pois o crocodilo se mantém submerso e a espreita o tempo todo, nunca se sabe onde ele pode estar; terror psicológico puro. Sempre que um dos personagens resolve entrar na água a apreensão vem à tona, pode ter certeza de que você vai levar bons sustos. Eu assisti a esse filme deitado em minha cama, quando acabou e me levantei tive a sensação de que minhas pernas seriam abocanhadas pelo crocodilo, parecia que estava adentrando no rio. Estranho não?

Menção Honrosa
HERANÇA MALDITA (BABY BLUES – 2008)

Tenho pelo menos que citar esse filme americano, que não é tão tenso como os demais, mas também é bem legal. Baseado em fatos reais, é sobre um menino forçado a proteger seus irmãos mais novos e a si mesmo de sua própria mãe, que está sofrendo um surto de depressão pós-parto (uma psicose real que aflige várias mulheres que dão a luz) e quer matar seus filhos. Se não gosta de violência contra crianças, passe longe de Herança Maldita. Depois desse filme passei a olhar desconfiado para minha mãe.

É isso aí, aguardo os comentários!

Deixe uma resposta

  1. Bom…eu sou uma pessoa muuuuuuito sensível e só ler esse post já me deixou tensa e pensando no que pode me aguardar em cada filme desse. Acho que é melhor eu não assistir não viu Bruno…Acho melhor eu e a Thaís assistirmos outros filmes mais suaves e menos doentios…rsrs

    • Eu esperava ver “A Serbian film” nesta lista, mas creio que, certamente você ainda não assistiu. Esse é o filme mais tenso e chocante que eu já vi. Te faz ficar dias deprimido, com raiva, triste pelo nível de crueldade e sadicidade que o ser humano é capaz. Enfim, um filme surpreendentemente perturbador, que certamente tem cenas chocantes que fará o expectador mais fraco fechar os olhos, até mesmo desligar, minha esposa não aguentou esse filme, rs.

  2. Eu concordo com você. O cinema francês vem deixando Hollywood no chinelo!

    Dentre esses, eu já assisti o "Martyrs". Ele é chocante, arrepiante, perturbador…. tudo isso mesmo, ele é sensacional.

    Eu também tenho dificuldades para descrever o filme, pois a descrição mal feita estragaria o baque que esse filme causa.

    Recomendo que façam como nós, assista o filme sem saber muito sobre ele, você vai gostar! Mas assista sozinho, a história é forte e outras pessoas atrapalhariam! É sério.

    Ah sim, ouvi dizer que Hollywood vai fazer um remake desse filme. Não sei pra que isso! E pior ainda, parece que um produtor de Crepúsculo fará isso.

  3. Opa. Assisti o Martyrs nessa quinta. O filme é realmente foda. Não fiquei tããão tenso, mas fiquei: porra, que que é isso. Mt bom.

  4. Assisti ontem o Haute Tension, eu diria que é um filme nota 7 até chegar na parte final do filme. A partir dai o filme cai pra nota 4!

    Que merda fizeram com o final do filme,eh?

    ATENÇÃO SPOILER!!!

    Eu acho que o diretor do filme tentou fazer algo parecido com o Clube da Luta, mas fez uma tremenda cagada injustificável e incabível! Como você já disse, várias cenas contrariam o final do filme.

    Ah sim, eu não achei o filme tão forte assim, a sua namorada é bem fraquinha pra filmes eh! rs

    Enfim, mais tarde eu vou assistir o 'The Last House On The Left', depois eu comento ele aqui também.

  5. Assisti o 'The Last House On The Left' ontem. Que filmaço eh!

    Sem querer eu baixei ele com o idioma em francês! Não faz mal, a língua é muito bonita, deixa o filme melhor ainda!

    A cena de estrupo foi bem forte mesmo…

    Só corrigindo uma coisa, somente uma delas foi estrupada!

  6. Faaala Chaves Papel, legal que esteja assistindo os filmes que ainda não tinha visto.
    Viu que merda de final deram pro Alta Tensão? É extamente o que você disse, tentaram fazer um Clube da Luta e fuderam tudo, só aquela cena no mercado já faz desse final algo impossível. Mas meu, o loco, tem uns lances bem fortes lá, quando ele mata a familia da moça, é muito cruel! Tah certo que existem filmes mais crueis, mas pra minha namorada aquilo é mais que o suportavel hauhauhaua.
    Last House On The Left é mesmo um filmaço viu, muito bom! E putz, verdade, escrevi que estupram as duas, e é mesmo uma só.
    Qual falta você ver?

  7. Só pra acrescentar uma coisa quanto ao Alta Tensão, aquela cena grotesca do sexo oral elimina completamente o final do filme! rs

    Falta o 'A Invasora (À l’intérieur)'. Hoje eu vejo ele, duvido que eu vá virar o rosto ou fechar os olhos e manifestar perturbação em voz alta, mas tudo bem! rsrs

  8. Hahahaha…pô Bruno! O que tem demais naquela cena?!

    Pelo jeito você é mais fraco que a sua namorada eh! rsrsrs

    No geral o filme é bom, bem tenso mesmo. Mas os efeitos especiais não são lá essas coisas. Algumas cenas beiram a filmes trashs.

    Contudo, vale a pena assistir!

  9. SPOILERS NO COMENTÁRIO:
    Cara, você não se impressionou com a cena da mulher cortando a barriga dela a sangue frio com a tesoura? Rasgando a pele e tirando tudo as tripas e o bebê pra fora? Putz, eu mal conseguia olhar aquilo XD… Huahauhaua ou eu sou muito fraquinho ou você que tem sangue frio demais… Mas o filme é bem legal!

  10. Não….eu tinha que voltar aqui.

    Me lembrei de uma coisa absurda nesse filme!

    Porque o cara atacou a grávida lá no fim do filme? Nais uma coisa, ele tinha virado um zumbie?

    Responda pra mim! hahahaha

  11. Verdade Chaves, essa cena é completamente sem noção, também fiquei sem entender e achei ele parecido com um zumbi hauhauhauhau.
    Acho que a explicação mais aceitável é que o guarda, estando cego e desorientado, ao perceber a presença de alguém ao seu lado reagiu pensando que fosse sua agressora, sem saber que estava acertando na verdade a mocinha grávida, entende? Foi isso que eu racionalizei…

  12. Acabei de assistir Mártires e… estou me sentindo meio psicopata pois não me impressionei com nada nele. Sou louco? Só a trama é melhor que em outros filmes do mesmo tipo. A produção é muito boa mesmo, efeitos convincentes mas que não ficaram marcados na minha memória.

    O desafio agora é assistir denovo enquanto almoço um bife mal passado bem suculento!

  13. De todos assisti só 2, o Martyrs que achei muito bom, o mais chocante que já vi e o Herança Maldita, mas não gostei, não gosto de filmes que usam crianças, e quando fui ver estava grávida, então parei de ver bem antes do filme terminar!

  14. Pingback: Oito filmes de terror para assistir no Halloween! | Pipoca e Nanquim

  15. Obrigado pelas dicas, vc ajudou-me a lembrar do nome do excelente ‘A ultima casa da Rua”

  16. Francamente, não sei como alguém bate a boca pra falar que ”Martyrs” é um bom filme! Nossa, é uma bosta, me arrependi completamente de ter visto essa porcaria, fora que o final é totalmente sem noção. Como uma pessoa sofre tanto daquele jeito e não se vinga de forma alguma? Odiei, simplesmente isso. Invasora também é outra bosta com um final merda. O único que eu curti mesmo foi a Ultima casa, que também deixou um pouco a desejar.. Minha opinião é essa.

  17. Eu assiste a ultima casa a esquerda e tb MEDO PROFUNDO. O 1° parece as cenas bem reais,já tinha assistido cenas de estupros em outros filmes,mais esse foi bem radical e a forma como eles tratam as garotas é de dar medo em qualquer um,dá muita aflição e RAIVA ,o FINAL FOI BEM MERECIDO PARA OS bandidos. E no 2° filme ,esse eu tenho muito o que FALAR,tipo ainda mais sabendo que foi baseado em fatos REAIS. Caraca cara é dificil eu assistir filmes de TERROR que me fazem sentir MEDO fora do normal,mais esse ai me surpreendeu ,meu coração ficava acelerado o tempo todo,e o travesseiro eu agarrava cada vez que os personagens entravam na água,eu pensava comigo ,mas pq eles ainda cogitam ENTRAR na água,mesmo sabendo que tem uma FERA DAQUELAS ..??..é loucura,,,é puro SUICIDIO. Tipo se fosse comigo eu MORRERIA GRUDADA NAQUELA ÁRVORE,mais não descia nem a pau..!! Pra falar a verdade nunca gostei de RIOS E NEM DE MAR,acho que é porque sei que existem predadores e pq eu NÃO SEI NADAR..!!!

    • é isso ai minha amiga, moro no Pará e aqui tem muitos predadores nos rios.
      tem puraqué que pode matar uma pessoa com sua forte descarga elétrica, tem também arraias, pirararas e a temida sucuri…… aqui no Pará o bicho pega literalmente.

  18. Martyrs é um filme que ficou preso na minha cabeça por uns 3 anos.

    Acho interessante como o filme parece dividido em 2 partes: a primeira tem aquele clima de suspense dos filmes de terror tradicionais, com uma boa dose de ação.
    Já a segunda parte até o final é onde vc sente o quanto o filme faz justiça ao titulo: Martirio puro!

    Destaque para as atuações e efeitos realistas, que fazem vc sentir a dor das personagens psicologicamente. De longe, o filme mais chocante que ja assisti.

  19. Já assisti alguns da lista e gostei muito, sou fã de a última casa e agora vou assistir Mártires.
    Gostei bastante de “a última casa da rua” que não está na lista.

    Parabéns pelo trabalho!

  20. quem sabe o nome do filme em que a mae tenta matar a filha com a tesoura e depois a filha fika vendo alucinaçoes..

  21. Eu esperava ver “A Serbian film” nesta lista, mas creio que, certamente você ainda não assistiu. Esse é o filme mais tenso e chocante que eu já vi. Te faz ficar dias deprimido, com raiva, triste pelo nível de crueldade e sadicidade que o ser humano é capaz. Enfim, um filme surpreendentemente perturbador, que certamente tem cenas chocantes que fará o expectador mais fraco fechar os olhos, até mesmo desligar, minha esposa não aguentou esse filme, rs.

  22. Estes são exatamente o meu tipo de filme favorito (depois apenas de filmes baseados em fatos reais), vi todos, com exceção de Alta tenção, filme super difícil de achar, uma vez vi uns 20 minutos e só.

  23. sobre Mirtyrs, uma bosta, sem nem pé e nem cabeça, perdi meu tempo!

    Sobre A Invasora, nada menos do que o de cima, outra bosta, contexto nenhum!

    Sobre A ultima casa, quando já assistindo, percebi que já havia visto, mas por ser bom, assisti novamente, recomento!

    Os demais, ainda verei, depois venho deixar a resenha!